Publicidade

Smara, Marrocos Nesta ter‡a-feira, dia 4 de dezembro, os brasileiros da Equipe Petrobras Lubrax tiveram 100% de aproveitamento no Rally Paris-Dakar 2005.

Andr‚ Azevedo, na categoria caminhäes, andou forte e conquistou a vice-lideran‡a na etapa de hoje, apenas 1 minuto e 46 segundos atr s do l¡der, o russo Vladimir Tchaguine. Com este resultado, ele subiu do s‚timo para o terceiro lugar na classifica‡Æo geral dos caminhäes. Andr‚ tem como navegador o primo Luiz Azevedo e o tcheco Mira Martinec. Nas motos, Jean, irmÆo de Andr‚, terminou a etapa na 12¦ posi‡Æo enquanto a dupla Klever Kolberg/Lourival Roldan, nos carros, chegou no 18§ lugar.
Nas motos, Jean Azevedo come‡ou a ganhar posi‡äes no Dakar. O piloto brasileiro foi o 12§ colocado na etapa de hoje e j  ocupa a 13¦ posi‡Æo na classifica‡Æo geral, a 17 minutos e 30 segundos do l¡der. At‚ a etapa de ontem, Jean era o 24§. As not¡cias poderiam ser ainda melhores se o piloto nÆo tivesse enfrentado problemas com o sistema de navega‡Æo de sua KTM 700. No meio da especial, disputada entre Agadir e Smara, no Marrocos, o hod“metro deixou de funcionar e a planilha eletr“nica ficou desregulada. “Al‚m de ter perdido tempo com isso, o risco aumenta porque fica dif¡cil saber onde estÆo os perigos”, disse o piloto que em 2003 foi o quinto colocado na prova.
Geraldo Lima, mecƒnico trazido do Brasil especialmente para cuidar da moto de Jean, explicou que o piso de pedra provoca muita vibra‡Æo e prejudicou o funcionamento dos equipamentos eletr“nicos da motocicleta. “Mas vamos arrumar isto sem problemas”, completou Lima. O piso duro e cheio de pedras tamb‚m cansou o piloto. “Nos carros e caminhäes, estas pancadas sÆo absorvidas pelos ve¡culos. Nas motos, o piloto sofre mais”, afirmou.
Mesmo com o problema na navega‡Æo, Jean seguiu o caminho certo, ao contr rio do ex-l¡der da prova David Fr‚tign‚.
Geral acumulado : Motos
1§ Marc Coma (KTM) – tempo: 4h13min13s;
2§ Andy Caldeccot (KTM) – tempo: 4h13min56s;
3§ Cyril Despres (KTM) – tempo: 4hh15min58s
13§ Jean Azevedo (KTM) – tempo: 4h30min43s

Carros
1§ Colin McRae / Tina Thorner (Nissan) – tempo: 5h07min24s
2§ Giniel De Villiers / Jean-Marie Lurquin (Nissan) – tempo: 5h12min52s
3§ Luc Alphand / Gilles Picard (Mitsubishi) – tempo: 5h13min25s
21§ Klever Kolberg/Lourival Roldan (Mitsubishi) – tempo: 5h45min03s

Caminhäes
1§ Vladimir Tchaguine/Semen Yakubov/Serguey Savostine-tempo:6h 19min05s
2§ Firdaus Kabirov/Aydar Belyaev / Andrey Mokkev – tempo: 6h 25min 23s
3§ Andr‚ Azevedo/Luiz Azevedo/Mira Martinec – tempo: 6h 26min 39s

Publicidade