Publicidade

MARC COMA fatura mais uma etapa e amplia vantagem

Após nove dias, espanhol continua na liderança em busca do quarto título na competição

Faltam apenas xx etapas para o final do Dakar 2014 - imagem de divulgação Dakar

Faltam apenas quatro etapas para o final do Dakar 2014 - imagem de divulgação Dakar

Depois de um terceiro lugar na etapa passada, o espanhol Marc Coma (KTM) venceu nesta terça-feira (14) a nona etapa do Dakar 2014, na categoria motos. No trajeto cronometrado de 422 quilômetros, entre Calama e Iquique, no Chile, o tricampeão completou o percurso em 4h49min05s, além de ampliar a vantagem na classificação geral para o vice-líder, o compatriota Joan Barreda (Honda), que terminou o dia na segunda posição, com 1min41s de diferença, e agora segue com 40 minutos atrás de Coma na corrida pelo título da competição.

Publicidade

O terceiro lugar ficou com o francês Cyril Despres (Yamaha), que venceu a etapa anterior e fechou com 5min28s atrás do vencedor, seguido do também espanhol Juan Pedrero Garcia (Sherco). A quinta colocação ficou com o eslovaco Stefan Svitko (KTM). Na geral da categoria, mesmo com o sexto lugar nesta terça-feira, outro representante da Espanha, Jordi Viladoms (KTM), manteve a terceira posição. O francês Alain Duclos, que venceu a sexta etapa e ocupava a quarta colocação na classificação teve problemas com a moto e não completou a especial.

Anunciada como uma das etapas decisivas desta 36 ª edição , a 9 ª etapa, com uma distância de 422 km entre Calama e Iquique, a figura de Marc Coma é ainda mais inatingível para os demais pilotos, dado o sinal claro de dominação exercido no desenrolar da sua carreira . No final, Coma ganhou sua segunda etapa de 2014. O atual campeão Cyril Despres, agora 5m28s atrás do líder, foi forçado a diminuir o ritmo e controlar o consumo de gasolina no final da especial, com medo de ficar sem combustível nas dunas. O dia foi marcado por novos problemas de Alain Duclos , desta vez traído por problemas mecânicos na sua Sherco e forçado a chegar ao final da etapa rebocado pelo seu companheiro de equipe Francisco Errazuriz .

No contexto do seu retorno na classificação Cyril Despres sobe um degrau neste dia e se destaca como 8º. Por fim, uma menção especial para Laia Sanz, primeira colocada na geral feminina, que obteve um fantástico 9º lugar na etapa.

Marc Coma vence e amplia sua vantagem para o segundo colocado, Joan Barreda - foto de divulgação Dakar

Marc Coma vence e amplia sua vantagem para o segundo colocado, Joan Barreda - foto de divulgação Dakar

Publicidade

O Dakar 2014 entra nesta quarta-feira (15) no décimo dia de competições e parte de Iquique até Antofagasta, no Chile. Será uma especial única, de 631 quilômetros, para todas as categorias, com descida em direção à costa do Pacífico e passagem pelas trilhas das minas da região.

Resumo da 9ª etapa (14/1)
Percurso: Calama (CHI) a Iquique (CHI)
Deslocamento: 29 km
Especial: 422 km
Total: 451 km

Mapa da nona etapa do Dakar 2014

Mapa da nona etapa do Dakar 2014

Resultado da 9ª etapa – Motos
1º Marc Coma #2 (KTM) 4h49min05s
2º Joan Barreda #3 (Honda) +1min41s
3º Cyril Despres #1 (Yamaha) +5min28s
4º Juan Pedrero Garcia #23 (Sherco) +8min43s
5º Stefan Svitko #19 (KTM) +9min42s

Publicidade

Resultados acumulado após nove etapas – Motos
1º Marc Coma #2 (KTM) 36h55min24s
2º Joan Barreda #3 (Honda) +40min19s
3º Jordi Viladoms #4 (KTM) +1h38min45s
4º Jeremias Israel Esquerre #38 (Speedbrain) +2h07min06s
5º Olivier Pain #6 (Yamaha) +2h16min10s

Programação do Rally Dakar 2014

Programação do Rally Dakar 2014

Como será a décima etapa
A  especial, dividida em dois trechos com características muito distintas, começará com a descida em direção à costa do Pacífico. O progresso obtido na etapa do dia anterior pode ser aumentado na areia durante os primeiros duzentos quilômetros. Ainda mais habilidade será necessária para encarar esses trechos de fesh-fesh na segunda parte da etapa. Uma vez que esta difícil área tiver ficado para trás, eles estarão extremamente felizes em correr pelas trilhas das minas da região e, em especial, por serem recebidos pelo majestoso arco La Portuda, a um arremesso de pedra do acampamento em Antofagasta.

Resumo da 10ª etapa (14/1)
Percurso: Iquique (CHI) a Antofagasta (CHI)
Deslocamento: 58 km
Especial: 631 km
Total: 689 km

Roteiro do Rally Dakar 2014

Roteiro do Rally Dakar 2014