Publicidade

O Dakar 2020 chegou a sua décima etapa nesta quarta-feira, 15, enfrentando a rota montada da cidade de Haradh até Shubaytah. A Honda venceu o estágio com Joan Barreda, liderando sobre Ricky Brabec – ponteiro na classificação geral. O dia teve o percurso de 534 km encurtado devido às condições climáticas, completando somente 345 km.

Joan Barreda levou a Honda a mais uma vitória nos estágios - Foto: Dakar Media

Joan Barreda levou a Honda a mais uma vitória nos estágios – Foto: Dakar Media

Com apenas mais duas etapas restantes do Dakar, Barreda tornou-se o sétimo vencedor diferente entre as motos até o momento. Com a vitória do espanhol já são quatro pilotos da Honda no topo dos estágios e, de carona, a marca japonesa ficou ainda mais próxima do título geral – que, caso ocorra, dará fim ao monopólio da KTM, campeã das 18 últimas edições.

Como foi a nona etapa nas motos

Pablo Quintanilla, depois de vencer a etapa anterior, abriu a estrada com a Husqvarna. Entretanto, o chileno perdeu tempo e chegou em nono, ficando ainda mais atrás de Ricky Brabec na classificação geral. O americano da Honda ficou em segundo e conseguiu acrescentar mais cinco minutos à sua liderança no ranking cronometrado. Joan Barreda ficou em terceiro com a Honda e Toby Price da KTM, atual campeão, em quarto. Luciano Benavides a bordo da KTM fechou o top5.

Publicidade
Depois de quase duas décadas da KTM, Honda volta a chamar atenção no Dakar - Foto: Dakar Media

Depois de quase duas décadas da KTM, Honda volta a chamar atenção no Dakar – Foto: Dakar Media

Classificação geral entre as motos depois de 10 etapas de 12:

1° Ricky Brabec (Honda) 34h12m18s
2° Pablo Quintanilla (Husqvarna) + 25m44s
3° Joan Barreda (Honda) + 27m09s
4° Toby Price (KTM) + 28m33s
5° Jose Ignacio Cornejo (Honda) + 41m31s

* Saiba como foram os dias anteriores *
Saiba tudo sobre o Dakar 2020
Dia1: KTM vence abertura
Dia2: Branch tem vitória surpreendente
Dia3: Honda tem as três motos mais rápidas da etapa
Dia4: Sunderland punido perde vitória para Cornejo
Dia5: Price vence, Sunderland cai e abandona
Dia6: Honda conclui metade do Dakar na liderança
Dia7: Paulo Gonçalves morre em acidente, oitava etapa é cancelada
Dia9: Quintanilla leva Husqvarna à vitória

Brasileiros no Dakar 

Motos – Lincoln Berrocal completou o dia na 48ª posição com sua KTM Replica 450, seu melhor resultado até aqui. O paranaense subiu algumas posições e está na 71ª colocação geral na disputa. O piloto de 61 anos se aproxima de seu objetivo de completar todos os desafios do Dakar 2020.

Publicidade

UTV – O piloto Reinaldo Varela e o navegador Gustavo Gugelmin terminam em sexto. Com o resultado, a dupla de competidores brasileiros figuram em nono lugar geral da categoria. Os campeões de 2018 estão a mais de 4h do líder Casey Currie e se recuperam de um início marcado por problemas mecânicos.

Brasileiros seguem em nono na classificação geral - Foto: Dakar Media

Brasileiros seguem em nono na classificação geral – Foto: Dakar Media

Décima etapa do Dakar

O Dakar chega nesta quinta-feira à sua penúltima etapa, passando da cidade de Shubayatah à Haradh. Serão 379 km de especiais em um total de 744 km de trecho percorrido. Este percurso vai contar com muita areia e terá 35% de dunas nas trilhas. O desafio vai decidir os competidores que disputarão o estágio final e também quem chegará como favorito em cada categoria.

vinheta-instagram_8

Publicidade
Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza