Publicidade

Seguindo os passos da recém-lançada nova CB750 Hornet, a Honda deve apresentar a versão trail da naked reavivada. Será outro retorno de um nome famoso dentro da marca, a XL750 Transalp. Confira mais sobre o que já sabemos!

Transalp 750 baseada na Hornet

Um novo pedido de patente, realizado pela Honda, revelou mais detalhes da nova máquina trail da marca japonesa. E, embora este tipo de registro geralmente apresente desenhos genéricos, tudo indica que estamos diante do projeto da nova Transalp.

desenho da nova transalp 2023

Pedido de patente realizado pela Honda revelou detalhes da Transalp

A nova motocicleta aventureira terá emprestando o motor e o chassi da nova Hornet. Enquanto isso, envolve um estilo híbrido entre a CB 500X e a Africa Twin. E como já sabemos o desempenho, equipamentos e preços da naked, não é difícil imaginar o conjunto da versão trail.

Publicidade

Ambas as motos terão o mesmo motor 755cc Unicam, 2 cilindros em linha e 8 válvulas. Na Hornet esse propulsor entrega potência máxima de 91,9 cv a 9.500 e 7,5 kgf.m de torque a 7.000 rpm. A Transalp deve ter números um pouco mais baixos, em virtude da proposta mais aventureira e menos esportiva.

Nova Hornet foi lançada recentemente e ‘empresta’ muitos componentes à Transalp, incluindo motor, chassi, câmbio, painel e sistema de conectividade

O que muda na Transalp?

O desenho da patente da Honda combina perfeitamente com as fotos da Transalp flagrada recentemente. Além disso, a patente também confirma que a nova trail usa um chassi derivado do quadro da Hornet, mas com garfos mais longos e rodas maiores.

A aventureira também terá um braço oscilante estendido, para aumentar a distância entre eixos, relaxar a inclinação e aumentar a altura da moto. As rodas são de 21 polegadas na frente e 18 polegadas na traseira – permitindo o uso de pneus off-road adequados.

Publicidade

Transalp e Hornet de fato vão compartilhar conjunto

Mas o compartilhamento de peças não para por aí… A Transalp também deve pegar emprestado o silenciador da nova Hornet. Embora a peça seja montada em uma seção frontal de escape diferente, deixando o ângulo um pouco mais alto.

Muito provavelmente, a eletrônica também seja transportada da naked para a trail. Isso inclui o novíssimo painel TFT de 5 polegadas, que trabalha junto do sistema de conectividade Honda Smartphone Voice Control (HSVCs).

Veja também:

Publicidade

Nova Transalp foi flagrada recentemente em testes

Vai sair na frente da concorrência 

Se a nova Honda Transalp confirmar seus 90 cavalos, ficará na frente de rivais como a Ténéré 700, de 72 cv, da Yamaha. Outro destaque também deve ficar por conta do preço…

Isso porque, em locais como o Reino Unido, a nova Hornet foi lançada com preço público de £ 6.999 – cerca de R$ 40 mil em conversão direta. A menos potente Yamaha MT-07 custa cerca de £ 7.200 (mais de R$ 41 mil). Ou seja, a Hornet chegou prometendo mais por menos.

Com isso, há uma boa chance de que a nova Transalp 750 faça o mesmo com a Ténéré 700, que começa em £ 9.900 (R$ 57.400). O que nos resta agora é aguardar a novidade, que deve chegar no Salão de Milão EICMA, em novembro.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]