Gerais Por motonline 10/11/2006 16:34 (há 19 anos).

O Di rio Oficial da UniÆo (DOU) publicou hoje (11/10) a resolu‡Æo n§ 36 confirmando a decisÆo do governo federal de aumentar de 20% para 23%, a partir do pr¢ximo dia 20, o percentual obrigat¢rio de mistura de  lcool anidro na gasolina.

A resolu‡Æo ‚ assinada pelos ministros que compäem o Conselho Interministerial do A‡£car e µlcool (Cima): Lu¡s Carlos Guedes Pinto, da Agricultura, Pecu ria e Abastecimento, Guido Mantega, da Fazenda, Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Ind£stria e Com‚rcio Exterior, e Silas Rondeau, de Minas e Energia.

A decisÆo, tomada no £ltimo dia 31 de outubro, atende ao pleito do setor sucro-alcooleiro que solicitava o aumento da mistura devido ao incremento da safra de cana, hoje estimada em 425 milhäes de toneladas (para a‡£car e  lcool). O objetivo do governo ‚ aproveitar a existˆncia de elevados estoques de  lcool, formados pela boa safra de cana-de-a‡£car que o pa¡s est  colhendo na RegiÆo Centro-Sul, e com isso reduzir o consumo de gasolina.

Desde o dia primeiro de mar‡o, a mistura na gasolina era de 20%, ocasiÆo em que houve uma redu‡Æo de 5% na adi‡Æo para que o consumo se ajustasse aos estoques dispon¡veis para o per¡odo de entressafra. De acordo com o diretor do Departamento da Cana-de-a‡£car e de Agroenergia do Minist‚rio da Agricultura, Angelo Bressan Filho, a perspectiva para o abastecimento na pr¢xima entressafra ‚ muito tranqila, conforme avalia‡Æo dos t‚cnicos do Cima e a decisÆo “tamb‚m pode provocar uma pequena redu‡Æo no pre‡o final da gasolina”.

O aumento da adi‡Æo de 20% para 23% vai incrementar o consumo em 306,9 milhäes de litros. Para primeiro de maio do pr¢ximo ano, que marca o in¡cio da safra 2007/2008, o estoque dever  ser de 614,3 milhäes de litros. Antes da medida, o estoque para a data estava previsto em 921,2 milhäes de litros. Para este ano, a exporta‡Æo de  lcool ser  em torno de 700 milhäes de litros superior ao volume exportado no ano passado, com uma produ‡Æo de 1,7 bilhÆo de litros a mais que 2005. Em 1§ de outubro, os estoques nas usinas somavam aproximadamente 5,1 bilhäes de litros de  lcool.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos