Publicidade

Este é um daqueles temas que nunca saem de moda, afinal, segurança é sempre um assunto relevante. E quando a missão é reduzir acidentes de motos é essencial saber como evitar os pontos cegos dos carros, a fim de não ‘surpreender’ o motorista em uma eventual manobra.

Veja também:

Saiba evitar os pontos cegos dos carros ao seu redor em prol da segurança no trânsito – Foto: Agência Brasil

Intervenção eletrônica

É válido lembrar que o risco de não ser visto por um motorista de automóvel tem diminuído gradualmente graças à tecnologia. Atualmente, um número cada vez maior de carros conta com ajuda eletrônica para mapear os veículos que estão a sua volta, através de sensores, evitando que o condutor provoque acidentes.

Publicidade
O Side View Assist - assistente que usa sensores para monitorar o perigo nos dois lados da moto

O Side View Assist, da Bosch, é um assistente que usa sensores para monitorar o perigo nos lados da moto

Num ritmo muito mais lento as motos seguem o mesmo caminho. A Honda, por exemplo, parece estar prestes a instalar sensores na nova geração da Africa Twin que, além de garantirem o funcionamento de seu cruise control ativo (que mantém a mesma distância do carro da frente, independente das suas alterações de velocidade), também podem mapear pontos cegos da motocicleta.

Honda está trabalhando em novos sensores para a Africa Twin. Além de possibilitarem o uso de um cruise control ativo, eles podem ajudar a identificar pontos cegos

Apesar doos avanços da tecnologia, quando as consequências por falhas são sentidas na nossa pele cuidado nunca é demais. Por isso, é essencial que o motociclista conheça e se mantenha atento aos pontos cegos do veículos ao rodar em qualquer situação, seja em alta velocidade em rodovia ou nos entraves do trânsito urbano.

Publicidade

Como evitar os pontos cegos dos carros

Os melhores aliados do motorista para ver o que está acontecendo ao redor do seu veículo são os retrovisores, desde que estejam regulados corretamente. Caso contrário – espelhos desregulados -, eles podem diminuir consideravelmente a visibilidade e aumentar as chances de acidentes, especialmente em mudanças de faixa.

Tenha sempre em mente esta imagem, evitando rodar nas áreas pintadas em vermelho – onde estão os pontos cegos da maioria dos veículos

Nas motocicletas também existem regulagens corretas aos retrovisores. Inverter sua posição não é uma alternativa inteligente. Muitas vezes os motociclistas colocam os espelhos na vertical para diminuir a largura da moto, o que em tese facilita a passagem nos corredores no trânsito. Porém, na ‘adaptação’ o condutor perde 39% da visão do lado esquerdo e 27% do lado direito.

Regular os próprios espelhos também é essencial

Publicidade

Mesmo regulando corretamente os retrovisores da moto, temos que ter em mente que nem todos os motoristas ajustam devidamente os retrovisores dos seus veículos. Por isso cabe a nós motociclistas conhecer a realidade e evitar os pontos cegos para o motoristas.

Garantir poder ser visto pelos motoristas dos carros que trafegam ao seu redor é uma forma ativa de reduzir as chances de ser “fechado” por um carro cujo motorista não havia percebido a sua presença em posição vulnerável. Faça a sua parte no trânsito, com isso você só terá benefícios à sua segurança e à de quem vai na sua garupa.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza