A primeira pergunta que o comprador de uma Harley faz ao vendedor é “quais acessórios eu devo colocar?”. Nada mais natural frente ao imenso número de opções existentes no catálogo original Harley e nos inúmeros catálogos “aftermarket” disponibilizados por terceiros. Parte do prazer de ter uma Harley é fazer customizações, afinal motos “custom” são isso mesmo: uma plataforma básica para cada um ajustar ao seu gosto pessoal.
A lista de acessórios varia de modelo para modelo e em certos casos de ano para ano, mas de uma forma geral os acessórios para Harley são muito mais adaptáveis a vários modelos do que nas motos japonesas, que de um ano para outro mudam radicalmente de formas ou estrutura. Uma lanterna traseira, por exemplo, pode servir em Sportsters, Softail e Touring desde o ano de 1999 até os dias de hoje. Não é difícil encontrar essas “coincidências”.
O catálogo online original Harley Davidson pode ser encontrado no site americano do fabricante e fornece dicas de quais peças servem em quais modelos, basta selecionar o ano e modelo ou a família da moto antes de buscar seus acessórios. Para quem quer fazer alterações mais profundas no motor, cambio, embreagem, etc, utilizando peças de “performance”, o catálogo Screaming Eagle da Harley tem quase tudo, é só fazer o download dos arquivos PDFs. Para quem quer se aventurar no vasto mundo dos “aftermarket” ou mercado paralelo de peças, recomendo o catálogo do JPCycles, e o FAT BOOK da Drag Specialities. Ambos podem ser importados sem impostos para o Brasil (no Guia de compras de peças no exterior, pela Internet! que publiquei em agosto de 2006 eu explico que catálogos impressos não são tributados), mas podem também ser consultados online.
No meu caso particular, após intensas pesquisas, encontrei um bom equilíbrio de custos, funcionalidades e beleza nos acessórios da minha Electra Glide. Boa parte desses acessórios são comuns para a linha Touring, e outros são praticamente iguais aos oferecidos nas linhas Sportster e Softail, porém com Part Numbers diferentes. Para evitar um texto chato e longo, não vou informar os códigos dos componentes nem seus preços exatos, mas apenas uma ordem de grandeza. Sugiro aos que pretendem importar acessórios que consultem a Zanotti Motors que entrega no Brasil sem problemas e tem em média um preço 20% mais baixo do que a tabela oficial Harley Davidson. Todas as peças citadas aqui foram compradas no exterior, seja em viagens internacionais ou seja por compra online enviada pelos correios.
Esses “mufflers” e mais o acabamento da ponteira vieram da Zanotti pelos correios e paguei os impostos normalmente, e mesmo assim ficou pela metade do preço do Screaming Eagle vendido nas concessionárias brasileiras. Os mais atentos vão perceber uma outra pequena mudança na traseira, mas não vou comentar para evitar problemas…
Esse eu trouxe dos EUA em uma viagem e custo apenas 30% do preço vendido aqui no Brasil. Pela tabela custa em média 200 dólares, mas vocês encontram por 150 dólares ou menos, o preço varia conforme o modelo do assento original da moto (que vai determinar a compatibilidade) e há versões com regulagens, que são mais caros. Na verdade todos são reguláveis na instalação para conseguir o melhor conforto e ficam fixos a partir daí, mas alguns têm um cabo que permitem outras regulagens depois de montado.
Ainda nessa foto vemos duas “firulas decorativas” que dei de presente para minha Electra: uma capa cromada para a plataforma do passageiro e uma tampa lateral no primário com o relevo Harley Davidson (a original é lisa e sem graça). Conforme prometido, na foto abaixo o outro lado do “protetor de coxas”.
Por fim, há o defletor frontal que fica logo abaixo dos espelhos. Na foto abaixo é possível ver com mais clareza.
Deixei a melhor parte para o final, porque a maioria dos “acessórios” não é visível nessa foto. Mas olhe com atenção: esse motor, originalmente 1450cc, foi modificado para 1550cc recebendo novos cilindros, pistões, um filtro de ar de maior vazão, um comando de válvulas mais “brabo” (o SE204) e um mapa de injeção completamente novo. Tudo isso já foi mostrado nas colunas Modificando o motor TC88 para TC95 e Ajustando a EFI da Harley Davidson com o SERT e é o que eu mais gosto na moto. O motor tem, segundo estimativas de modelos similares nos EUA, cerca de 92 cavalos (contra 60 da versão original) e ficou muito gostoso de dirigir, mantendo a média de consumo bastante boa (entre 18 e 20km/l na estrada, cerca de 16km/l na cidade).
Uma das modificações mais recentes foi a inclusão do Easy Boy, uma pequena alavanca que fica dentro do conjunto de embreagem e que facilita o seu acionamento. A embreagem original da 2006 não é dura, mas com a modificação do motor precisei trocar o colar da embreagem por um de maior pressão, para lidar com o maior torque e maior potência, e com isso a embreagem ficou um pouco dura. O Easy Boy funciona como uma alavanca de multiplicação de força, ou seja, não faz mágica. Apenas torna o curso da embreagem mais longo e por conseqüência fica mais macia, requerendo menos esforço. Só que a diferença da maciez é imensa, e deu outro prazer na pilotagem. Na prática a gente nem nota o curso mais longo.
Espero que gostem dessas dicas e que sirvam de inspiração para suas motos Custom, mesmo elas não sendo Harley Davidson. Já tive uma Drag Star, retratada na coluna Aventuras e desventuras com uma Drag Star, e acho importante nas motos custom acrescentar acessórios que aumentem o conforto, a utilização de bagagens, a proteção contra o vento e, porque não, dar um visual mais arrojado pra moto. A vocação principal dessas motos é dar prazer, e pelo menos pra mim, pesquisar, escolher, comprar e instalar esses acessórios foi um tremendo prazer.