Publicidade

Existem muitos motivos que podem levar você a cogitar a possibilidade de vender sua moto usada. Talvez as contas tenham apertado e você precise capitalizar uma grana, ou você tenha mudado de estilo e queira partir para uma trail em lugar da street, ou ainda, sempre no melhor dos casos, seja o momento de fazer um upgrade. Independente do motivo, na hora de pensar em vender uma moto é preciso estar atento a vários critérios para aumentar as possibilidades de se fazer um bom negócio.

dicas para vender sua moto usada

dicas para vender sua moto usada

1 – Deixe sua moto um “brinco”

O primeiro passo é deixar a sua moto usada nos “trinques”. Leve em uma oficina de sua confiança para fazer uma revisão geral dos fluidos, vazamentos, freios, etc. Com essa revisão você irá saber se a moto usada tem algum item com problemas e poderá repará-los para que ela tenha um maior valor de revenda e também para atrair o futuro proprietário. Outra dica também valiosa é deixar a moto limpa, brilhando, pois dará uma sensação de que o atual proprietário (você, no caso) é cuidadoso e zeloso. Motos ou carros sujos passam a impressão de serem mal cuidados, e isso não é nada positivo.

2- Preço compatível com o mercado

Se você estabelecer um preço muito longe do que está sendo pedido por motos similares a sua, poderá perder interessados. Um valor muito superior do que a moto usada vale, faz com o que o potencial comprador procure outras opções mais baratas. Da mesma forma, se o preço for muito inferior pode gerar desconfianças, passar a imagem de que a moto foi roubada, por exemplo. Ou, em termos gerais, o comprador pode pensar que é uma “bomba”, principalmente se tratando de um modelo esportivo.

Publicidade

Acha difícil estabelecer um preço para a sua antiga companheira? Para ter uma média de quanto a moto usada vale, basta fazer uma pesquisa na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), afinal é ela que norteia os valores de veículos comercializados no Brasil. Para saber quanto sua moto usada vale, basta clicar aqui e fazer uma busca pela marca, modelo e ano. A partir daí já é possível ter um parâmetro para estabelecer o preço, agora você só precisará avaliar as condições da moto e o que já investiu para saber o quanto pedirá acima ou abaixo do valor de tabela. Há algum tempo, o Motonline abordou o assunto na reportagem “Como conseguir um bom preço em sua moto usada” aqui no portal.

3 – Escolha uma estratégia de venda

Para vender a moto usada, você pode utilizar diversas formas. Os sites de compra e venda são uma ótima estratégia, pois as pessoas estão utilizando muito hoje em dia para buscar ofertas e também para comparar preços que encontraram. O Motonline, além do maior portal de motociclismo com notícias, avaliações e lançamentos, também é a plataforma mais adequada para vender sua moto usada. Anunciando a sua moto usada aqui, você mostra a sua oferta para mais de 500 mil potenciais compradores por mês – e de uma forma muito fácil.classificados

Além disso, lembre que suas redes de contatos não servem apenas para compartilhar emojis e mensagens de bom dia. Divulgue seu anúncio em suas redes sociais, indique a amigos e peça que façam o mesmo. Isso trará ainda mais visibilidade à sua moto, amplificando as chances de atrair potenciais interessados. Se você é da turma old school, anunciar em jornais de grande circulação em sua região de interesse (provavelmente nas localidades próximas da qual você mora) também é válido. Há, ainda, a possibilidade de deixar sua moto exposta em uma revenda.

4 – Atenção às fotos e informações

Se optou por anunciar na internet é bom ter cuidado com o anúncio que irá criar, porque o potencial comprador da sua moto precisa ver algo que lhe desperte interesse. Para isso, faça boas imagens! Mas, como? Mesmo com uma câmera de celular você pode obter o resultado desejado. Escolha um ambiente com bastante luz, como uma sala iluminada por lâmpadas e janelas. Tire fotos diversificadas, tanto closes (fotos de detalhes, acessórios, banco, pneu, painel, motor, itens exclusivos, destacando o que sua moto possui de diferencial) com imagens amplas, que peguem toda uma perspectiva da moto e ainda deixe espaço ‘em branco’ nas laterais, para que as pessoas que visualizarem o anúncio tenham uma imagem real e geral do porte da motocicleta, do seu estado de conservação e também seu contraste com os espaços. Lembra daquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, capriche. Ah! E esqueça fotos com flash. A forte luz branca do dispositivo salientará qualquer imperfeição. Um resquício de poeira quase invisível a olho nu poderá parecer uma camada de geada amarela sobre o motor.

Publicidade
Faça fotos de detalhes, mostrando o motor, pneus, painel, e também as imperfeições da moto. Jogue limpo

Faça fotos de detalhes, mostrando o motor, pneus, painel, e também as imperfeições da moto. Jogue limpo

No texto, busque dar informações relevantes, que realmente interessem a quem busca por aquele tipo de moto. Pense o seguinte: o que você gostaria de ver se estivesse procurando esse tipo de moto? Fuja de generalizações e textos vagos, como “moto em bom estado”. Destaque pontos positivos, como as últimas revisões que fez, últimos itens trocados, estado dos pneus, acessórios, estado de conservação, quilometragem. Quanto mais informações tiver, mais atraente será o anúncio. Além disso, jogue limpo (vide item 5) e seja claro quanto sobre as condições de negociação (vide item 6). Se não estiver interessado em fazer trocas, por exemplo, cite isto.

5 – Honestidade faz diferença

Sim, está cheio de gente desonesta por aí anunciando produtos com informações falsas, mas você não precisa cair nessa, né? Lembre-se que uma hora a verdade aparece, e ao ocultar informações, se o comprador descobrir antes de fechar a venda com você, ele vai desistir, pois pode pensar que você estará escondendo algo mais. Então, um detalhe pequeno que você mentir e ele descobrir, pode fazê-lo desistir da compra. Além disso, ele poderá lhe “queimar” na praça, no grupo e também na internet, falando abertamente que você está querendo passar a perna em alguém ao ‘se livrar’ da sua moto.

Se você falar a verdade, ele terá a liberdade de escolher se quer comprar a moto naquela condição e você ainda ganha uns pontinhos por não ter escondido. É comum motos usadas apresentarem alguns pequenos problemas, como um vazamento de óleo ou peça quebrada, e não há problema em falar isso. Também é interessante manter o fair play no anúncio. Se a moto caiu e há algum item danificado mostre isso com uma foto. O mesmo também é válido para qualquer outro problema. Assim você estará sendo sincero com o comprador, o que lhe economizará tempo, evitando curiosos (gostei da moto, ops, mas não vi que isto estava quebrado. Não quero mais), e dinheiro, afinal é provável que alguns tentarão se aproveitar da situação, desvalorizando seu produto pelo ‘problema maquiado’ (ah, você não disse que isto estava assim. Tiro R$ 500,00 da minha oferta).

Publicidade

6 – Saiba até onde ir na negociação

O mercado de usados é um mar a ser descoberto, e saiba até qual continente e como você quer navegar. Em uma negociação aberta, direta com o comprador, é comum surgirem ofertas envolvendo trocas por outras motos (ou carros, casas, terrenos, eletrodomésticos, vídeogames), pagamentos parcelados, uso de cartão de crédito ou consórcios. Saiba quais destas opções lhe agradam e esteja preparado para trabalhá-las. Além disso, tenha em mente um desconto máximo caso alguém chegue até você com o bolso cheio de dinheiro para comprar a sua moto à vista. O famoso “tá, mas aqui e a agora, no dinheiro, faz por quanto? Te pago tanto, fechado?”.

7 – Vender algo junto com a moto

Muita gente quando vende a moto usada também quer se desfazer de outros acessórios, como jaquetas e capacetes. Alguns porque não irão mais precisar deles, pois não vão mais utilizar a moto, outros porque estarão buscando outro modelo de moto e querer um novo capacete para comprar é absolutamente normal. E por último, tenha paciência! Encontrar um comprador interessado e disposto a pagar o que a sua moto realmente vale pode ser uma tarefa difícil e bem demorada, mas vale a pena a espera. Então vá com calma, sempre atento aos potenciais compradores que entrarem em contato através do seu anúncio, email, rede social, telefone.

E se eu sou comprador?

Se você está do outro lado do balcão e agora é um potencial comprador, leve em consideração estas dicas, que lhe ajudarão a encontrar uma boa moto usada antes de bater o martelo e efetuar a compra.

1 – Documentação

Encontrou uma moto do seu agrado? Então saiba que tudo deve começar pelos documentos. Pegue os dados do Renavam e da placa e faça uma pesquisa no site do Detran loca. Ela apontará possíveis irregularidades, como se o veículo está financiado (alienado), com o IPVA em atraso ou com multas pendentes. Também fique atento ao número do chassi (que fica no quadro, próximo a coluna de direção), para ver se ele não está raspado, e ao lacre da placa, que não deve conter violações.

Atenção quanto aos documentos. Procure informações junto ao Detran antes de efetuar a compra

Atenção quanto aos documentos. Procure junto ao Detran informações antes de efetuar a compra

2 – A idade traz rugas

Nenhuma moto com bastante quilometragem na bagagem e anos de estrada terá aparência de zero. Por isso esteja atento a alguns itens para ter a certeza de que não está comprando uma moto ‘maquiada para a venda’. É desejável que as pedaleiras e o banco tenham sinais de desgaste – afinal é sobre eles que o condutor larga seu peso – condizentes com a quilometragem da moto. Pequenas marcas ou arranhões são sinais de uso normal e mostram que as peças estão ali há um bom tempo – e que não foram trocadas às pressas antes da venda para esconder uma possível queda, por exemplo. Por falar em motos que já beijaram o chão, sinais também podem aparecer nas manoplas e manetes. Caso eles estejam muito arranhados ou tortos, desconfie.

Atenção com as manoplas, manetes, bancos e pedaleiras. Sinais de uso podem afastar possibilidade de "maquiagem"

Atenção com as manoplas, manetes, bancos e pedaleiras. Sinais de uso podem afastar possibilidade de “maquiagem”

Por outro lado, quedas de motos são normais e podem não ter assim tanta importância caso a motocicleta tenha passado por um bom trabalho de restauração. Porém, se este for o caso o vendedor irá deixar o assunto bem claro e não tentar escondê-lo. Fique atento também à pintura, entre outros itens. Quando tudo estiver ‘bom demais para ser verdade’, como a moto linda e em estado de nova, talvez não seja mesmo. Caso ela tenha cara de que foi reformada há pouco tempo, se interesse em saber os motivos e, também, os motivos da venda. Afinal, se a moto foi completamente reformada porque estão vendendo? Busque respostas convictas e fique sempre atento aos espertinhos.

3 – Um bom mecânico

Essa dica vale tanto para o momento da compra quanto para depois dele. Antes de fechar negócio, tente submeter a motocicleta a uma inspeção de um mecânico de sua confiança, para que ele avalie sinais vitais da moto e possíveis violações à sua configuração original. Tenha em mente, principalmente se você estiver comprando a sua primeira moto, que ter um bom mecânico à sua disposição é tão importante ao motociclista quanto o playback é para programas de TV. Praticamente todo o amante de duas rodas tem uma história traumatizante para contar sobre mecânicos ruins, que acabaram prejudicando a moto por incompetência ou por mexer em algo sobre o qual não possuíam domínio. Você precisará fazer revisões periódicas e também confiar naquele quando for a hora de trocar uma peça ou fazer um conserto.

4 – Relação ano/modelo

No mercado de motos, assim como no de carros, é importante estar sempre com os olhos no futuro. Antes de se efetuar a compra é recomendado ter conhecimento de como este modelo é aceito no mercado de usados, afinal mais cedo ou mais tarde você estará novamente vendendo sua moto (ou carro). Por isso é importante estar atento ao ano de fabricação da moto e seu modelo. Comprar uma moto de uma versão ultrapassada pode ser sinônimo de dor de cabeça na hora de vendê-la, aplicando ao vendedor uma missão tão difícil quanto a de passar adiante um carro sem ar condicionado numa cidade cuja temperatura média é 40ºC. Este é o primeiro ano da segunda geração da moto ou o último ano da primeira geração? Prefira a primeira hipótese.

5 – Conte até dez

Por fim, tenha paciência. Se deixar levar pela emoção do momento de fechar um negócio pode acabar levando ao arrependimento. Compare motos e ofertas, procure descontos, veja quais as opções do mercado melhores se encaixam na sua situação de compra (compra à vista, moto usada na troca, valor disponível para entrada, etc) e também queira saber mais sobre a moto específico que lhe agradou, seu estado de conservação, custos de manutenção, aceitação no mercado. Enfim, seus prós e contras. Em dúvida entre um ou mais modelos? Acompanhe os lançamentos publicados aqui no Motonline, e também nosso Guia de motos, onde os próprios usuários avaliam as motos, e o Fórum, onde há uma infinita troca de informações entre motociclistas. Informe-se, conte até dez, respire fundo e bons negócios!

Separador_motos

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza