Cartas Por motonline 11/06/2006 20:29 (há 19 anos).

Tite, vc conhece a moto NX 650? Ela existe no Brasil?. Ser  que a Honda vai ter muitos problemas pra por IE nas TornTwist?  so adaptar, ou tem que redesenhar o motor delas pra eliminar o carburador?
Lima – Fortaleza, Ce
A Honda NX 650 Dominator foi vendida no Brasil entre 1992 e 94, mas vieram poucas unidades. Mas nesta foto ela foi modificada para supermotard. Certamente o motor novo que receber inje‡Æo ir  passar por muitas mudan‡as.

Arena
Este fim de semana eu estava assistindo uma prova do arena cross na TV e notei que os pilotos mais experientes sempre quando saltam jogam a traseira da moto para o lado. Isto ‚ para dar melhor equil¡brio na aterrissagem ou ‚ apenas “style”? Qual o motivo de trocar a rela‡ao das motos do motocross para o arena cross?  a pista “artificial”?
Luciano – Sorocaba-SP
As pistas do Arena cross sÆo artificiais, com dimensÆo intermedi ria entre o motocross e o supercross. Os pilotos controlam a moto no ar para que aterrisse de forma a acelerar o mais cedo poss¡vel, nessas entortadas eles aproveitam para dar um stylezinho.

Vela
dificuldade em encontrar vela cr9e ngk (pre‡o) para yamaha xj 600, posso preparar o cabe‡ote para receber outro tipo de vela (rosca).
IZALTINO – GOIANIA – GO
Refazer a rosca do cabe‡ote ‚ uma medida radical demais. Use nossa se‡Æo de lojas & oficinas para dar uma busca. Mas vc nos enviou endere‡o de e-mail errado, pois a minha mensagem voltou.

TW
Bem rapido. Twister ou Fazer? Vale apena esperar ate o ano q vem pra ser se a twister vem para ver se haver  mudan‡as na twister?
KILDER – BELO HORIZONTE / MG
Bem r pido: nÆo sei! Mas acho que a Twister 2007 chega antes de outubro.

Cruz
Caro Tite, com rela‡Æo a tudo o que se comentou sobre a CG150/Cruz/Pacto, fico muito aliviado em perceber a idiotice e miopia do “cramulhÆo”; imagine vc. que ele, com toda a “sapiˆncia” que lhe dizem ser particular, poderia ter seduzido um engenheiro da Boeing, Airbus (rs). De qualquer forma, ainda nÆo tive a sorte de colocar a mÆo em ao menos uma daquelas cruzes, pois seria ¢timo coloc -la no jato presidencial, nÆo obstante a chance real de nÆo cair o “p ssaro de a‡o”, uma vez que para uma administra‡Æo que se encontra de pernas pro ar, a “cruz” possa estar perfeitamente posicionada.
Jos‚ – Cascavel – PR
Z‚, sabe que vc tem razÆo?  mesmo, seria muita burrice o “coisa ruim” resolver colocar uma cruz invertida em um produto que ‚ fabricado na razÆo de uma unidade a cada 20 segundos! Olha s¢ o trabalho que isso deu! Seria muito melhor esconder na fia‡Æo dos Boeings, Fokkers etc, que sÆo bem mais f ceis de esconder e tˆm capacidade de arrebentar muito mais gente de uma vez s¢! Que diabo de diabo mais burro!

Torque
Ea¡ Tite meu Gur£ mentor intelectual. Queria saber qual a diferen‡a entre torque e CV?
Fernando – S. J. do Rio Preto – SP
Oi meu goro, ‚ f cil, leia a mat‚ria t‚cnica que est  na p gina de abertura do site. O t¡tulo ‚ Cilindrada nÆo ‚ potˆncia.

Sahara
Sou motociclista a 24 anos e possui varias motos, mas sempre mantenho em minha garagem uma Sahara ano 92 (reliquia com 7.000 KM), porem de vez em quando ela faz um barulho de oleo fervendo e joga oleo por um suspiro debaixo do banco e de baixo do motor, dizem que ‚ um problema da Sahara, nÆo quero abrir o motor pois nÆo tem marca de chave em nenhum dos parafusos e o barulho do motor impressiona todos os mecƒnicos da Honda, o que devo fazer? Fiz uma viagem pela Estrada Real e tirei varias fotos, tem algum lugar pra expor? Quero comprar uma Transalp, tem algum teste ou dicas sobre esta moto?
Marcos – Santa Rita do Sapucai
Desconhe‡o esse problema da Sahara, mas se est  jogando ¢leo pelo respiro pode ser ou excesso de ¢leo no c rter ou problemas com a bomba de ¢leo. Se for a bomba, infelizmente vc ter  de abrir o motor. Pilotei a Transalp mais de 10 anos atr s, era uma boa moto, mas nÆo ser  f cil achar no Brasil. Ainda estamos estudando uma se‡Æo pra expor as fotos de viagens dos leitores, guarde as suas por enquanto.

Daelim
ola amigo o site ‚ dez parab‚ns pelas dicas sÆo muito boas.Eu tenho uma Daelim advance 125cc so que ja peguei ela com a caixa de for‡a de xr 200. Isto influencia no aumento de potencia, consumo, vibra‡Æo? Se poss¡vel me de um parƒmetro de com ta minha moto.
Calixto – eunapolis-ba
Calixto, uma vez vi uma coisa bizarra na sua cidade: o carro funer rio feito a partir de um Fiat 147!!! Hum, vc poderia nos explicar o que vem a ser uma “caixa de for‡a de XR 200”?

CardÆ
J  frequento esse site h  um bom tempo, mas este ‚ minha primeira mensagem. Quais as vantagens e desvantagens de se usar eixo cardÆ em motos ao invez de corrente? E ‚ possivel adaptar uma moto a corrente para usar cardÆ?
Leonardo – Feira de Santana, Ba
Claro L‚o, v  na ferramenta de busca do Google na p gina de abertura e digite eixo cardÆ e corrente.

Inje‡Æo
Tite, quero comprar uma titan 150, segundo seus informantes, devo esperar at‚ quando para pegar uma com inje‡Æo eletronica? e quando essa moto receber a inje‡Æo eletronica o pre‡o da motoca vai aumentar?
Lindomar – Rolim de Moura – RO
Fala primo, acho que s¢ em 2009 as 125/150 terÆo inje‡Æo eletr“nica.

Curso
Escolas de manuten‡Æo para motos. Que tenha disponibilidade de ministrar curso ou cursos em Plamas TO.
Valdecir – Palmas – TO
c.c.consult@hotmail.com
Quem tiver a disponibilidade entre em contato com o Valdecir.

Not¡cias
Tite, to aki na expectativa da Honda lan‡ar uma tornado 300cc, imagina se ela viesse com uns 28 a 30cv hein? mas estive refletindo um dia desses e acho dificil ela mudar antes de 2008, acho que s¢ muda quando vir com IE. Mais uma coisa, pq que as ultimas noticias mudam de cima para baixo toda hora?
Myller – Vila velha/es
Com exce‡Æo do editorial, que sempre aparece em primeiro, a ordem das outras not¡cias ‚ rand“mica.

Prepara‡Æo
estou querendo saber sobre t‚cnicas de aumento de potencia para motores de 125cc 150cc e 250cc. para prepararmos motos para participar de arrancadÆo que sÆo freqentes em nossa cidade. Sou chefe de oficina de concession ria Honda, fizemos algumas altera‡äes, mas estamos querendo dicas para melhoramento da potˆncia desses motores. Estou … disposi‡Æo para trocarmos id‚ias.
DIONES – MACAPµ – AP
Vc consegue essas informa‡äes com a pr¢pria Honda na divisÆo de competi‡äes. NÆo temos receitas desse tipo de “veneno”.

Comet 650
Outro dia vi uma Kasinski Comet 650R novinha. NÆo sou fÆ da Hyosung, mas ela me chamou a aten‡Æo. Claro que as 600cc japas sÆo show, mas caindo na real, nÆo precisa 120cv para curtir tocada esportiva, principalmente nas estradas brasileiras, e poucos donos aproveitam tudo o que elas tˆm pra oferecer. Palpite: a 650R entrega uma potˆncia utiliz vel/prazeirosa e boa resposta em baixas rota‡äes, ideal pra quem gosta de curvas e nÆo fica de olho no veloc¡metro. O que vocˆ nos diria sobre ela?
Filipe – SÆo Paulo, SP
NÆo posso dizer nada porque a empresa nÆo cede a moto pra teste. Mas coloquei um teste da Hyosung Comet 650 espanhol em nossa comunidade do Orkut.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos