Publicidade

A Ducati DesertX foi lançada oficialmente no mercado brasileiro na última semana. O modelo big trail chega inspirado na linguagem de design das antigas motos do rali Paris-Dakar, adota mecânica já conhecida da marca e adota pacote eletrônico exclusivo. Veja o que ela tem a oferecer por aqui, onde custa R$ 97.990 em versão única.

Ducati DesertX

A novíssima Ducati DesertX nasceu com seu visual inspirado nas antigas Cagiva Lucky Explorer, do início dos anos 1990. Desta forma, a moto é visualmente composta por 3 macroelementos: um único volume central, o banco e o para-brisa que integra o farol duplo.

ducati desertx em lançamento no brasil

CEO da Ducati do Brasil, Daniel Paixão, apresentou nova big trail – Foto: Ricardo Kadota/Motonline

Essa nova big trail “raiz” é movida pelo motor Testastretta de 937 cm³, com refrigeração líquida. Basicamente, a mesma usina que equipa a Multistrada V2 S. Na Desert esse motor entrega 110 cv de potência a 9.250 rpm e 9,4 kgf.m de torque máximo em 6.500 rpm.

Publicidade

A DesertX tem suspensões de longo curso, com componentes assinados pela Kayaba. Fazem parte o garfo invertido de 46 mm de diâmetro e 230 mm de curso, e monoamortecedor na traseira com braço oscilante em alumínio e curso de 220 mm. As rodas de 21″ e 18″ calçam pneus Pirelli Scorpion Rally STR (90/90 e 150/70).

ducati desertx no brasil

DesertX aposta no visual retrô, motor já conhecido e ciclística inédita

Com forte vocação ao off-road, a moto tem distância de 250 mm em relação ao solo. No entanto, o banco tem 875 mm de altura, número que pode ser reduzido com o opcional do assento rebaixado. O tanque tem capacidade para 21 litros e peso seco declarado de 202 kg.

 

Publicidade

Eletrônica

Além do painel TFT de 5 polegadas, a DesertX possui 6 modos de pilotagem, sendo 2 dedicados ao off road. Também conta com iluminação full LED, controle de tração, controle de wheelie, controle de freio motor, ABS cornering, Quickshifter Up & Down e cruise control. O sistema Ducati Multimedia System é oferecido como opcional.

 

painel da ducati desertx

Painel (TFT, de 5″) é vertical, remetendo às planilhas de navegação das motos de rali

Veja também:

Publicidade

Acessórios opcionais e preço

A DesertX conta com uma ampla gama de acessórios dedicados ao uso off-road ou touring. Para o fora de estrada está disponível o banco rally, que combina os assentos do piloto e do passageiro.

Além disso, também existem protetores de mão reforçados, grades de proteção para farol e radiador, ainda um protetor de motor reforçado e barras de proteção tubulares. Já para viagens, estão disponíveis malas laterais e baús de alumínio, cavalete central, punhos aquecidos e luzes LED adicionais.

Ducati-DesertX-800x420 (1)

DesertX se apresenta como uma “herdeira” das antigas motos Cagiva do rali Dakar

Outro destaque é o tanque traseiro de 8 litros também chega como acessório e aumenta a autonomia da moto em mais de 150 quilômetros. A transferência de combustível do tanque traseiro para o dianteiro é sugerida ao condutor através da tela TFT quando o tanque dianteiro atinge um nível de combustível suficientemente baixo. Tudo ativado através dos controles do guidão.

A lista de opcionais segue com silenciador de titânio Termignoni homologado e o escapamento de corrida, também produzido pela Termignoni, que reduz o peso e promete uma melhora no desempenho da moto graças ao mapeamento dedicado. Tudo isto vendido à parte.

 

Preço da DesertX

O principal lançamento da Ducati para o Brasil em 2023 já está disponível nas concessionárias. O preço sugerido da DesertX é R$ 97.990, sem frete ou seguro, e ela está disponível em versão única e com apenas uma opção de cor, o belo Star White Silk.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]