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Ducati Panigale V4 S: a experiência da MotoGP nas ruas

Aquecido como nunca, o segmento das superesportivas está acelerado. Agora é a vez da italiana Ducati, com o lançamento mundial da nova Panigale V4 S, que promete a experiência mais próxima da MotoGP que um motociclista vai encontrar. Ela também representa um marco na história da Ducati por ser a primeira motocicleta produzida em série que traz um motor de 4 cilindros. E mais ainda, este motor Desmosedici Stradale é derivado da moto pilotada por Andrea Dovizioso nas pistas da MotoGP.

A Ducati Panigale V4 S é o que de mais próximo da MotoGP o consumidor pode ter hoje

A Ducati Panigale V4 S é o que de mais próximo da MotoGP o consumidor pode ter hoje

Segundo os executivos da Ducati, o desenvolvimento da Panigale V4 S seguiu os princípios que impulsionam os projetos das motos de competição da marca: integração total entre motor, chassi e piloto. Por isso surgiu um novo motor, menor que o da Panigale anterior (1299), mas que oferece mais potência e muito melhor funcionamento e desempenho. Com 1103 cm³ de capacidade, ele oferece 214 cv de potência, 12,6 kgf.m de torque numa moto com apenas 195 kg em ordem de marcha, o que resulta na ótima relação peso-potência de 1,1 cv/kg.

Outra grande novidade está na arquitetura em “V” a 90º ao invés do tradicional “L” (também a 90º) utilizado pela Ducati. Essa mudança possibilita um significativo ganho de equilíbrio e suavidade no seu funcionamento, sem perder a característica do som dos motores Ducati com comando de válvulas desmodrômico. Parte desse ganho também é atribuído ao virabrequim contra-rotativo (gira contrário ao sentido do movimento da moto), oferecendo ganho de estabilidade em frenagens e acelerações, além de aumentar a agilidade da moto para mudanças rápidas de direção.

Panigale V4 S: para pilotos experientes

Ainda sobre a integração entre chassi, motor e piloto, a montagem do motor em “V” trouxe ganho de espaço, possibilitando o uso de uma caixa de ar e radiador maiores, melhorando o sistema de arrefecimento da temperatura de trabalho do motor e a mistura dentro da câmara de combustão, fazendo um ajuste mais preciso na distribuição de peso da moto. O chassi também é leve e tem no motor parte de sua estrutura, melhorando a rigidez do conjunto.

Toda a experiência acumulada nas pistas da MotoGP a Ducati trouxe para a Panigale V4 S

Toda a experiência acumulada nas pistas da MotoGP a Ducati trouxe para a Panigale V4 S

Confira mais alguns equipamentos, funcionalidades e características da Ducati Panigale V4 S:

  • Câmbio de 6 marchas com Ducati Quick Shift (DQS) para cima e para baixo
  • Embreagem assistida e deslizante
  • Iluminação full LED, com DRL
  • Tanque de combustível “diamante”, favorece o encaixe do piloto em pilotagem esportiva
  • “Single-Seat” – assento único, mais espaço para o piloto se movimentar
  • Suspensão traseira monobraço com amortecedor Öhlins TTX 36
  • Suspensão dianteira com garfo invertido Öhlins NIX 30 de 43 mm de diâmetro totalmente ajustável
  • Rodas de três raios forjadas em liga de alumínio
  • Pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP (dianteira 120/70 ZR17  e traseira 200/60 ZR 17
  • Freio com pinças Brembo Stylema
  • ABS Cornering EVO, que utiliza a unidade de controle Bosch 9.1 MP
  • 6D IMU, unidade inercial de 6 eixos, detecta mudanças de posicionamento da moto
  • Controle de Tração Ducati EVO
  • Controle de Deslizamento Ducati (DSC)
  • Controle de Rodas Ducati EVO (DWC EVO)
  • Controle de Potência Ducati Power Launch (DPL)
  • Controle do Freio do Motor EVO (EBC EVO)
  • Suspensão Eletrônica Ducati EVO (DES EVO)
  • Três modos de pilotagem: Riding, Race e Street
  • Sistema permite múltiplas combinações para criar modos de pilotagem personalizados
  • Painel TFT colorido com diferentes layouts
  • Shiftlight para troca de marchas por cores: branco / laranja / vermelho (atenção, prepara, troca)
  • Ducati Multimedia System (DMS)
Vai encarar?

Vai encarar?

A Ducati Panigale V4 S terá apenas 50 unidades montadas no Brasil (na fábrica da Dafra, em Manaus- AM) e estará disponível ao preço de R$109.900, apenas na cor vermelha. Reserve a sua em uma das concessionárias Ducati no Brasil em São Paulo (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES) e, em breve, a 11ª concessionária da marca italiana em Florianópolis (SC).

Ficha Técnica Ducati Panigale V4 S

Motor 4 tempos, Desmosedici Stradale, 90°, V4, virabrequim contrarotativo, 4 válvulas por cilindro, comando desmodrômico, arrefecimento líquido
Deslocamento 1103 cm³
Diâmetro x curso: 81 mm x 53,5 mm
Taxa de compressão 14.9:1
Torque 12,6 kgf.m a 10000 rpm
Potência 214 cv a 13000 rpm
Alimentação Injeção eletrônica, dois injetores por cilindro, controle completo Ride-by-Wire, sistema de admissão com dutos de comprimento variável
Escapamento Lay-out 4-2-1-2 com duas sondas lambda e dois catalisadores
Caixa de marchas 6 velocidades com Ducati Quick Shift (DQS) up/down EVO
Transmissão primária 1,80: 1
Relações de transmissão 1ª=38/14 2ª=36/17 3ª=33/19 4ª=32/21 5ª=30/22 6ª=30/24
Transmissão final Pinhão de 16 dentes e corrente de 41 dentes
Embreagem Multidisco em banho de óleo, assistida e deslizante
Chassi Quadro dianteiro em liga de alumínio
Suspensão dianteira: Garfo invertido de 43 mm de diâmetro, Öhlins NIX30, totalmente ajustável eletronicamente (Öhlins Smart EC 2.0)
Roda dianteira: Forjada em alumínio Marchesini de 3 raios de 3,50″ x 17″
Pneu dianteiro: Pirelli Diablo Supercorsa SP 120/70 ZR17
Suspensão traseira Monobraço em alumínio com amortecedor Öhlins TTX 36, totalmente ajustável, controle eletrônico (Öhlins Smart EC 2.0)
Roda traseira Forjada em alumínio Marchesini com 3 braços 6,00″ x 17″
Pneu traseiro:  Pirelli Diablo Supercorsa SP 200/60 ZR17
Freio dianteiro Duplo disco semi-flutuantes de 330 mm, pinças Brembo Stylema® monobloco (M4.30) com 4 pistões radiais e ABS Bosch Cornering EVO
Freio traseiro Disco de 245 mm, pinça de 2 pistões com ABS Bosch Cornering EVO
Peso seco: 174 kg
Peso em ordem de marcha 195 kg
Altura do assento 830 mm
Distância entre eixos 1469 mm
Rake 24,5º
Trail 100 mm
Tanque de combustível 16 litros

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Sidney Levy

Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.