Publicidade

Reconhecidas pelo conforto e desempenho, as irmãs aventureira CB 500X e naked CB 500F deixam na dúvida alguns fãs da Honda: afinal, qual é a melhor compra? Para saber qual escolher é preciso entender que os modelos compartilham muitos itens, mas têm propostas diferentes. Saiba com qual você mais se identifica.

Honda CB 500X ou 500F? 

As Honda CB 500X e CB 500F estão presentes no Brasil desde 2014. De lá para cá, as motos receberam atualizações no visual, equipamentos e ciclística. O motor também recebeu novidades, mas manteve sua base: 2 cilindros em linha, DOHC, de 471 cc. Atualmente, produz 50,2 cv de potência e 4,54 kgf.m de torque a 8.500 rpm e 7.000 rpm. Força mais que suficiente para se divertir em estradas ou viagens.

 

CB 500x e 500 f

CB 500F e 500X compartilham motor, chassi, câmbio, eletrônica. Porém, experiência ao guidão e proposta de uso são completamente diferentes. Você quer esportividade ou versatilidade?

Publicidade

Ambas as motos também compartilham o chassi de aço do tipo Diamond Frame. Além disso, na ciclística as motos têm suspensão dianteira invertida Showa de 41 mm de diâmetro do tipo SFF-BP USD e suspensão traseira Pro-Link, com cinco níveis de regulagem na carga da mola. Outro item atualmente compartilhado entre elas é a embreagem assistida e deslizante, acompanhada do câmbio de 6 marchas. Além disso, ambas contam com iluminação full-LED e painel digital do tipo blackout.

Ambas as CB 500 tem iluminação full-LED e painel digital

Veja também:

Qual comprar?

Mais do que estilo, CB 500X e CB 500F têm conjuntos com propostas diferentes. De 2014 foram recebendo atualizações e, a cada uma delas, sendo mais eficientes com seus próprios usos. Em comum, o fato de serem confortáveis, resistentes e econômicas. É fácil encontrar proprietários falando em médias próximas dos 30 km por litro em velocidade de cruzeiro.

Publicidade

A naked 500F é voltada ao uso na cidade e estradas, apelando para sua vocação esportiva. Assim, tem rodas 17″ e assento ‘a apenas’ 789 mm do solo. O guidão baixo também ajuda a reforçar a sensação de esportividade. Apesar disso, é bastante confortável. Ao todo, pesa 174 kg.

Mais esportiva, CB 500F tem dianteira baixa e minimalista, além de banco bipartido na traseira

Já a CB 500X é voltada para aventuras e turismo. Sua roda dianteira de 19″ melhora seu desempenho em estradas de terra, que pode alcançar resultados surpreendentes com pneus adequados. As suspensões também têm cursos maiores: 133 mm na dianteira e 135 atrás, ante 108 mm e 119 mm da 500F. Além disso, a calibragem dos conjuntos é diferentes a fim de atender suas propostas específicas.

Com isso, a 500X também é mais alta, com assento a 834 mm do solo. E mais pesada, marcando 184 kg na balança. Ela ainda tem alguns itens exclusivos, como para-brisa integrado à carenagem frontal, generosas aletas laterais e banco único em dois níveis.

Publicidade

 

500X tem maior curso de suspensão, altura do banco e peso, além de preço mais alto que a naked…

Preço: quanto custa a CB 500X e a 500F?

E aí, vai de aventureira ou naked? Uma 500F 0km custa, em média, R$ 46.170 nas lojas. Já a CB 500X é negociada por aproximadamente R$ 49.470. Os primeiros modelos eram mais simples, sem suspensão invertida e talvez até ABS, mas são naturalmente mais acessíveis. Uma 500F modelo 2014 custa R$ 22.500, enquanto uma X do mesmo calendário sai por R$ 28.430. Os preços são da tabela Fipe.

cb 500x 2014

Primeira geração da CB 500X tem preço atrativo, mas ainda não oferecia roda 19″, suspensão invertida e painel completo blackout. Já o visual era inspirado na NC 700X da época

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]