Publicidade

O Honda Goldwing do Rodrigo está com folga nos parafusos que prendem um dos discos de freio da roda dianteiro. E agora, o que fazer? Acompanhe!

Estou com uma Goldwing 2013 com 15 mil km rodados. Ela tem dois discos de freio na roda dianteira. O disco esquerdo apresentou folga nos parafusos e necessita ser trocado. A oficina só quer trocar o esquerdo e falou que o direito não precisa. Isto é um procedimento correto? Não seria o caso de trocar os dois discos para não gerar frenagem desigual de um lado em relação ao outro? Como leigo no assunto, acho estranho, já que os dois discos atuam na mesma roda.

Veja a resposta do Bitenca.

Olá Rodrigo!

Publicidade

Se o outro disco não tem folga, não é necessária a troca. Os 15 mil km não chegam a fazer diferença significativa na espessura do disco. Essa espessura diminui com o desgaste e seria o único fator relevante a ser levado em conta para a troca dos dois discos no seu caso. Se todas as outras peças estiverem dentro das especificações, não há problema algum. A troca das pastilhas pode ser recomendada apenas se houve um desgaste muito desigual.