Publicidade

A BMW Motorrad aproveitou o EICMA 2016, o Salão de Milão, para apresentar as novas BMW R nineT e BMW R NineT Urban G/S. A primeira é uma autêntica roadster enquanto a outra mescla ingredientes do enduro, e em comum elas têm o visual característico e impactante. Além disto, dividem o motor boxer arrefecido a água e óleo com 1.170 cilindradas de capacidade cúbica, que gera potência máxima de 110 cv.

Radoster e enduro lado a lado

Radoster e enduro lado a lado

Como elas não têm a mesma popularidade de outras motos da marca, como a S 1000RR ou a R 1200 GS, cabe aqui uma pequena apresentação. A BMW lançou o modelo R nineT em 2013 com o conceito de uma roadster moderna baseada em uma motocicleta de estilo clássico. Além disto, a marca afirma que o quadro modular proporciona ampla capacidade para modificar a aparência e as características da moto de acordo com as preferências individuais, por exemplo, adicionando diferentes tipos de assento a partir da gama de acessórios BMW Motorrad. A R nineT Urban G/S, por sua vez, baseia-se nos genes da primeira BMW R 80 G/S, dos anos 1980, de estilo enduro e com motor boxer. O nome é Urban e a proposta é off-road, sim, também achei isto estranho.

Novidades da BMW R nineT

O modelo não ganhou uma nova geração revolucionária, mas recebeu melhorias discretas que trazem grande ganho ao conduzir e rodar com a motocicleta. A suspensão dianteira conta com garfo telescópico invertido, que agora é  totalmente ajustável, e também recebeu aperfeiçoamentos em sua geometria de suspensão. Já a R nineT Urban G/S é equipada com um garfo telescópico convencional na frente, enquanto o BMW Paralever é aplicado em conjunto com um suporte de mola central na parte traseira, como na R nineT. Além disto, ambas contam com pinças de freio de 4 pistões e discos de aço de 320 milímetros, assistidos por ABS. Para aprimorar a estabilidade do eixo traseiro existe a opção do Controle de Tração (ASC) disponível de fábrica.

Publicidade
BMW R nineT e BMW R nineT Urban G/S chegam com mudanças sutis, como novas cores, painéis de instrumentos e ajustes de suspensão

BMW R nineT e BMW R nineT Urban G/S chegam com mudanças sutis, como novas cores, painéis de instrumentos e ajustes de suspensão

No tocante a elementos visuais, além do novo painel de instrumentos, cabe destacar as novas cores da BMW R nineT. Agora a moto passará a ser disponibilizada nas cores Blackstorm metálica (combinada com prata e contrastes metálicos), Blackstorm metálico/Vintage (o tanque de combustível de alumínio vem pintado na cor prata metálico Blackstorm e traz o número inicial “21”, em amarelo) e Blueplanet metálico/alumínio (presente no tanque de combustível e no assento, a tonalidade é finalizada com detalhes dourados. A cor Blueplanet metálico também se encontra no para-lamas dianteiro).

R nineT Urban G/S reproduz com exatidão o estilo clássico de enduro da marca, passando a impressão de que a moto é uma BMW R 80 G/S dos anos 1980 que viajou no tempo, ganhando elementos visuais e engenharia modernos. Seu tanque de combustível e o para-lamas dianteiro elevado são finalizados na cor sólida Lightwhite, com farol correspondente cujo estilo é voltado inteiramente para o estilo BMW G/S. Além disto, apresenta tanque de combustível decorado em dois tons de azul e um assento para dois ocupantes em vermelho brilhante. Seu conjunto de instrumentos consiste em um velocímetro circular analógico, luzes indicadoras e uma tela LCD de duas linhas.

Separador_motos

Publicidade

Fonte: Comunicação Corporativa BMW Group Brasil

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza