Cartas Por motonline 20/03/2009 11:18 (há 16 anos).

Foto: Bitenca

Olá, gostaria de saber se para trocar o eixo do câmbio da xt 600 ano 97, é necessário abrir todo o motor, pois na verdade o que acontece é que as estrias estão sem dar ajuste. Como o eixo é seccionado eu imaginei que haveria a possibilidade de abrir apenas a lateral esquerda, é possível? Desde já muito obrigado. Hidelberto, 46, Rio de Janeiro, RJ

R: Hidelberto, Realmente o eixo é bipartido, mas para se trocá-lo deve se desmontar o motor todo, porque na verdade a tampa do alternador não cobre essa peça e as duas partes tem que ser colocadas por dentro das carcaças que dividem o cárter. Aproveite para trocar todos os retentores, refaça o perfil dos engates das engrenagens do câmbio, verifique válvulas, folga do pistão etc. Um trabalhão. Boa sorte.

Olá, Pretendo adquirir uma crf 230, mas nunca tive uma moto 0km 100% para uso off-road. Gostaria de ter inforfmações sobre amaciamento da crf. tenho observadomuitas crfs fumando precocemente,acredito que seja pq os donos forçam muito com o motor novo. Eu tinha uma tornado “de rua” que para amaciar levaram 5000kms(segundo o manual) e numa moto de rua isso foi um saco, imagino numa de trilha ter que fazer esse amaciamento.Me disseram que segundo o manual da crf o amaciamento é 25km, mas acho muito pouco. Muita gente diz que os motores atuais não precisam de amaciamento, mas não é isso q diz no manual da moto e submetem a mesma a esforço excessivo.

Foto: Bitenca

R: Pois é Paulo. Siga as instruções do manual do proprietário para maior durabilidade do motor. As motos de uso fora das estradas sofrem muito com a poeira. Fique longe dos mecânicos que dizem que o filtro de ar deve ser usado a seco ou com pouco óleo. Isso é golpe! (veja carta de outro motonliner sobre o golpe do filtro de ar). Deve-se dar toda atenção à vedação da espuma com graxa e idealmente utilizar óleo especial para filtro de ar de moto. No caso de não encontrar pode-se usar SAE 90 para câmbio de automóveis. Troque a graxa do link da suspensão por uma de melhor qualidade (azul de lítio) e não se preocupe em deixar excessos. Onde há graxa a sujeira não entra. Coloque essa graxa também nos rolamentos das rodas.
Invariavelmente, moto de trilha fumando respirou poeira. O desgaste natural em condições normais é bastante reduzido, como uma moto de rua, guardadas as devidas proporções. Abraços e boa sorte.

Estou querendo comprar uma XTZ 250… fui na Conc. Yamaha e fiquei na dúvida entre a 250X e a Trail… adorei o estilo e grafismo da X, só que tem um porém, odeio aquela roda aro 17 na dianteira…. Pergunta posso colocar a roda aro 21 do Modelo TRAIL no modelo “X” sem maiores danos aos outros itens? César, 27, São Bernardo do Campo, SP.

R: César, provavelmente essa troca é possível mas verifique com sua concessionária outras questões como garantia etc. Proponha que eles façam essa substituição.
Boa sorte

Caros André/Bittenca, parabéns pelo excelente trabalho. Sou leitor assiduo de vocês, acesso todos os dias e adoro as matérias, editoriais e esta seção de Cartas dos Leitores. Tenho duas dúvidas tecnicas: 1- eu tinha uma VBLADE 250 que ao ser desligada emitia um “clank” vindo do motor, como se algo travasse la dentro, hoje tenho uma Boulevard M800 que, ocasionalmente, acontece o mesmo, isto é normal ? o que é este barulho ? 2 – Tenho percebido na Boulevard um barulho muito sutil como se o pistão estivesse com excesso de atrito contra a camisa, isto pode ocorrer ? Agradeço.

R: Luis, esse clank é comum. Está previsto no funcionamento da moto, ele ocorre porque a placa de partida e o motor de arranque vira junto com o motor quando ele eventualmente faz um movimento ao contrário, voltando de uma compressão que não explodiu, uma vez que a ignição está desligada. Seria um contragolpe se esta estivesse ligada, mas no caso não oferece problema algum além da má impressão com o barulho.
Quanto ao excesso de atrito do pistão, se isso ocorrer você estará com ele colado no cilindro em pouco tempo, só em casos extremos de falta de lubrificação e excesso de calor isso pode ocorrer, um problema sério e até perigoso porque o motor trava estancando a roda traseira e pode provocar um tombo feio. Espero que você nunca experimente isso até porque hoje é raro, era mais comum em motores dois tempos, que apresentava problema de lubrificação no dispositivo automático de injeção de óleo no motor. Abraços

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos