Motovelocidade Por motonline 22/06/2015 08:05 (há 10 anos).

Mesmo com os treinos difíceis, Eric Granado alinhou para a 3ª etapa do Campeonato Europeu de Moto2 em Barcelona, seguro de que poderia obter um bom resultado. Partindo da sétima colocação no grid, Eric perdeu uma posição na primeira curva e passou as primeiras voltas buscando um ritmo melhor para avançar. Na quinta volta seus problemas com a embreagem começaram. Um mau funcionamento começou a comprometer seu desempenho e o bom desempenho da moto. Os problemas foram se agravando ao longo da prova e quase o deixaram de fora da corrida. Felizmente Eric ainda conseguiu completar na 8ª posição, o que considera uma vitória para as condições em que a sua moto terminou, como explica o próprio Granado.

Eric Granado, piloto Promoracing Mobil Super Moto: “Foi uma pena, larguei confiante de que poderia fazer uma boa corrida e mesmo perdendo uma posição na primeira curva, estava confortável sobre a moto. Sabia que teria que atacar logo para não deixar o pelotão da frente escapar, mas percebi que a moto não estava bem mais ou menos na quarta volta. Na quinta volta, a embreagem começou a apresentar problemas. Ela patinava nas retomadas, e os problemas foram aos poucos piorando. Com isso, além de perder nas acelerações, o giro do motor subia fora de hora, provocando um aquecimento exagerado do motor.

Com problemas na embreagem, Eric Granado é apenas 8º em Montmeló – foto: Agustin Ubiola

No final da prova, faltando umas cinco voltas, o quickshift deixou de funcionar também. Achei que não ia terminar. Acho que apesar de todos os problemas ainda saímos no lucro ao conseguir completar. Tentei resistir ao máximo no finzinho mas dois pilotos me passaram nas voltas finais. Consegui terminar a prova e marcar pontos, o que é sempre importante, mas ficamos com um gosto amargo na boca.

Depois da corrida, já nos boxes, fomos analisar a telemetria para entender melhor o que tinha acontecido. Na quarta volta a moto já tinha problemas e da quinta em diante, com a embreagem patinando, comecei a perder potência e velocidade. A temperatura da moto subiu e outros problemas apareceram, como o mau funcionamento do câmbio também. No total perdia 22km/h de velocidade na reta, além de não conseguir acelerar.

Foi um final de semana difícil, afinal, todos trabalharam muito para chegarmos aqui em condições de lutar pelo pódio e acabamos longe dele.

Hoje retorno ao Brasil e terei pela frente uma semana dura de trabalho, com treino de moto praticamente todo dia. No próximo final de semana eu e o Serginho iremos disputar a 3ª etapa do Brasileiro em Goiânia pela equipe GST Honda Mobil Super Moto na categoria GP 600”.

Resultado da prova em Montmeló, Espanha
1 – #57 – Edgar Pons Ramon – ESP – 30:35.030
2 – #10 – Luca Marini – ITA a 7s928
3 – #89 – Alan Techer – FRA a 11s179
4 – #44 – Steven Odendaal – ZAF a 11s193
5 – #72 – Tetsuta Nagashima – JPN a 26s976
8 – #51 – Eric Granado Santos – BRA a 34s465

Classificação do Campeonato após 3 etapas
1 – #57 – Pons Ramon, Edgar – SPA – 70 pontos
2 – #97 – Vierge Zafra, Xavi – SPA – 45
3 – #10 – Marini, Luca – ITA – 44
4 – #51 – Eric Granado – BRA – 37
5 – #89 – Techer, Alan – FRA – 37

Próximos compromissos de Eric Granado:
– 26 e 28/6 -3ª etapa do Brasileiro de Motovelocidade em Goiânia (GO)
– 05/7 – Europeu de Moto2, Circuito de Motorland em Aragon,  Espanha

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos