Você reparou que muitas motos esportivas e custom estão sendo cada vez mais comuns de ver nas ruas? Se você percebeu isso, saiba que está completamente correto. Segundo os relatórios da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o mercado dessas duas categorias foram os que mais cresceram de 2023 para 2024.

 

Honda CG 160 2025 como uma das melhores motos para delivery.
A Honda CG 160 é a moto mais vendida do Brasil, com 428.126 unidades

 

Motos esportivas e custom em alta

No comparativo anual, houve aumento de 18,61% no número total de motos vendidas, totalizando 1.875.903 motocicletas emplacadas em 2024. Em 2023, o total de vendas foi de 1.581.521 unidades. Dentro deste universo gigantesco, alguns nichos acabaram se destacando nas suas respectivas realidades. Saca só:

 

1 º lugar – esportivas

O segmento que mais cresceu em 2024 foi o das carenadas, com aumento de 114,7% em relação a 2023. Ou seja, o nicho mais que dobrou! No total foram 13.952 motos emplacadas. E este fenômeno tem nome e sobrenome: Yamaha R15.

esportivas e custom
A Yamaha R15 “carregou” a categoria nas costas

 

Em 2024, a R15 teve seu primeiro ano completo nas lojas. Assim, a pequena esportiva emplacou 6.721 unidades, quase metade das vendas do segmento. Pra ter uma ideia, a moto de apenas 150 cc (sozinha) vendeu mais do que o todo o ano de 2023 na categoria (6.498). Na alta cilindrada, a vitória continua sendo da intocável BMW S 1000 RR, com 1.283 unidades. Mas não se engane. Apesar do crescimento, as motos esportivas representam menos de 1% do total de emplacamentos do país.

 

Veja também:

 

2º lugar – motos custom

Com o segundo lugar no ranking de crescimento temos as motos custom, que tiveram surpreendentes 79,2% de aumento de 2023 para 2024. A grande responsável por essa “febre” de estradeiras é a indiana Royal Enfield, que colaborou com cerca de 15 mil unidades.

teste royal enfield hunter 350
A Royal Enfield Hunter 350 é a moto mais vendida da categoria custom

 

Ok, é bem verdade que vários dos modelos da RE não são exatamente ‘motos custom‘, estando muito mais perto das clássicas. É o caso da líder do segmento, a Hunter 350, que vendeu 5.686 motos. Porém, os dados oficiais da Fenabrave agrupam ‘custom’, ‘clássicas’, ‘cafe racers’ e semelhantes num mesmo nicho – que emplaou 24.132 motocicletas em 2024, contra 13.474 unidades no ano anterior.

 

3º lugar – naked

Mesmo com número de vendas em 2024 maior do que as esportivas e custom juntas, as motos naked tiveram crescimento de 49,9%. No total do ano passado foram 37.524 motos do estilo emplacadas, contra 25.016 no ano anterior.

cropped-rodando-dominar-400-2-1.jpg
A Bajaj Dominar 400 é a segunda naked mais vendida com 6863 unidades

A motocicleta líder de vendas na categoria nos dois anos é a amada Yamaha MT03, que registrou aumento de 37,3%. Porém, a chegada da indiana Bajaj Dominar 400 no ano passado ganha destaque por ter sido lançada em 2024 e já ocupar o segundo lugar no acumulado do ano.

 

Outras categorias

Saindo do pódio, as outras categorias também mostram um desempenho positivo. Sem as esportivas e custom, na sequência das nakeds o crescimento ficou na seguinte ordem: scooter (24%), trail (19,3%), touring (14%), city (11,3%) e por fim as maxtrail tiveram o menor resultado, crescendo apenas 3,3%. Apesar do ‘tropeço’, as grandes aventureiras ainda estão a frente das trouing, sport e custom no volume total de vendas, com 27.207 registros em 2024.

cb 500x vermelha
O segmento da CB 500X tem 27.207 unidades vendidas em 2024

Apesar do desempenho tão impressionante, as motos esportivas e custom ainda representam pouco no mercado brasileiro. Em um ano, elas vendem menos que as street num único mês – na verdade, representam pouco mais da metade do volume mensal das pequenas urbanas. Assim, o Brasil segue dominado, respectivamente, pelas categorias street, trail, cub e scooter.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio