Aventurismo Por Mário Sérgio Figueredo 15/04/2013 10:58 (há 12 anos).

Atlantic Road Norway, maravilha da engenharia no litoral norueguês

Observando-se o desenho geográfico da costa marítima da Noruega, vê-se uma infinidade de entrâncias do mar terra adentro e grande concentração de ilhas habitadas, o que torna a construção de acessos terrestres naquele ponto do país um quebra-cabeças que exige muita audácia dos arquitetos na busca das melhores soluções, para “enganar” a natureza e criar verdadeiras obras de arte arquitetônicas.

Visão noturna da ponte mais alta da Atlantic Road

Sequência de pontes "pulando" de ilha em ilha

Uma dessas obras incríveis é a Atlântic Road, um trecho de 8 quilômetros de extensão que interliga os dois principais centros populacionais nos fiordes ocidentais da Noruega, constituída de ziguezagues em pontes baixas que se projetam sobre o mar, ligando as ilhas entre as cidades de Molde e Kristiansund. Esse trecho é simultaneamente espetacular em dias calmos, mas assustador com aspectos dramáticos quando ocorrem tempestades e as ondas alcançam a parte superior das pontes. Ao contrário do que se esperaria, as pessoas não a evitam em dias de tempestade. Pelo contrário, escolhem viajar com tempo ruim apenas para presenciar com segurança a fúria da natureza açoitando a “intromissão” humana naquele ponto majestoso da natureza. Durante a construção da estrada foram registrados 12 furacões naquela área. A Atlantic Road começou a ser construída em 1983 e foi aberta ao tráfego em 1989.

Ao invés de assustar, as constantes tempestades atraem milhões de turistas

Pela sua magnitude e o maravilhoso litoral por onde passa, a Atlantic Road foi escolhida em 2005 como a “Construção Norueguesa do Século”. Ao longo da estrada existem quatro pontos de observação que são considerados atrações turísticas, recebendo grande concentração de pessoas para ver a passagem de baleias, comuns na região, e também reúne uma legião de pescadores que ocupam aquelas projeções mar adentro como áreas para lazer.

Além da estrada, a pesca é um dos grandes atrativos turísticos

A estrada é impressionante pois “pula” de ilha em ilha através de sete pontes. A ponte mais alta, Storseisundet Bridge, tem uma curva dramática e bonita e quase traz uma perspectiva artística na técnica utilizada para sua construção.

Pela grandiosidade e beleza da região, há todo tipo de infraestrutura turística visando dar ao visitante opções das mais variadas atividades, desde a simples navegação ou vôos para conhecer os vários fiordes, pesca em várias modalidades e até esportes mais radicais como mergulho em águas geladas.

Ao invés de assustar, as constantes tempestades atraem milhões de turistas

Localização geográfica:

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos