Publicidade

Com essa postagem o Motonline inicia uma série de matérias sobre as mais fantásticas estradas existentes no mundo. O diferencial do que já existe na web é que aqui citaremos também a história e os motivos de sua construção, acompanhado de sua localização geográfica. A primeira a ser mostrada é, talvez, uma das mais fantásticas do mundo:

LYSERBOTN ROAD

A geografia no Norte da Noruega é bastante peculiar pela existência de grande quantidade de fiordes, que são golfos profundos e estreitos, de extensa penetração terra adentro, encontrados principalmente nos países escandinavos, banhados pelo Mar do Norte e Mar da Noruega.

Um desses fiordes é o Fiorde Lysebotn que adentra ao território norueguês por 40 km, onde em seu ponto mais profundo existe um povoado que leva o mesmo nome do fiorde, local de construção da usina hidroelétrica de Tjodan, inaugurada em 1984.

Publicidade
Lyserbotn Road com o Fiorde de mesmo nome

Lyserbotn Road com o Fiorde de mesmo nome

As obras da usinas exigiram a construção de uma estrada para o envio dos materiais necessários à mesma e o escoamento das pedras geradas pela grande escavação. Então, no período de 1953 – 1964 a estrada foi construida ligando o alto da montanha até o nível do mar, o que representa um desnível de 950 metros.

Até então o acesso ao vilarejo de Lyserbotn só era possível através da navegação pelas águas do fiorde, o que encarecia demais o custo de vida local. A construção da estrada de 30 km serra abaixo criou um acesso fácil ao lugar, que foi rapidamente descoberto pelos turistas que visitam aquele paraíso, em números que chegam a 100.000 por ano, lembrando que pela proximidade com a calota polar Ártica, durante grande parte do ano a estrada fica coberta de neve, o que interrompe o tráfego nos meses de dezembro a abril.

Além da inúmeras curvas, o ponto alto do passeio é a travessia do Túnel Lyse, que a exemplo da estrada é recheado de curvas internas. Se você ainda não teve a oportunidade de ir lá pessoalmente, desça virtualmente a serra de moto neste vídeo – são 8 minutos que valem a pena pois contempla inclusive a travessia do túnel Lyse.

Publicidade
Localização geográfica

Localização geográfica

* * * * *

Bem próximo ao ponto mais alto dessa estrada fica o caminho para o Púlpito de Rocha (preikestolen), uma rocha que se projeta 600 metros acima do nível de outro fiorde. Para conhecer essa maravilha da natureza:  clique aqui

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.