Durante os dois dias do Teste Oficial de MotoGP em Valência a Bridgestone estreou a especificação definitiva dos pneus de 2012, fornecendo todas as equipas ao longo de todo o ensaio.
O Teste foi realizado com quase todas as motos da nova era das 1000cc em pista, incluindo as das Claiming Rule Team (CRT) da BQR Inmotec, BQR FTR, TeamLaglisse e Grellini Team. Todos os pilotos rodaram apenas com os pneus de 2012, o que fez com que o teste fosse a estreia absoluta das borrachas Bridgestone da próxima temporada depois de um ano de desenvolvimento.
A nova família de pneus foi desenvolvido com os objectivos de obtenção de características de pilotagem mais fáceis melhorando a prestação de aquecimento e de maior amplitude térmica de funcionamento, e as respostas dos pilotos foram positivas.
Este foi um teste importante não apenas do ponto do vista dos pneus, mas também por se ter tratado da primeira vez que os pilotos do próximo ano estiveram todos juntos em pista com a motos de 1000cc.
Tohru Ubukata – Director Geral, Departamento de Desenvolvimento de Pneus de Competição Bridgestone:
“Este Teste foi a primeira oportunidade de darmos a todos os pilotos a nossa especificação de pneus de 2012, o que era muito importante para nós. Todo os pilotos rodaram com os pneus de 2012 em ambos os dias de testes da nova era das 1000cc, incluindo as novas motos CRT.”
“Os pneus que fornecemos são os que vão ser utilizados na próxima época, mas este Teste foi o primeiro oficial para as motos de 1000cc, pelo que esta é a primeira fase de aprendizagem destas novas motos e não vamos descansar à sombra dos nossos feitos. Vamos continuar a aprender as suas características em cada teste e continuar o desenvolvimento dos pneus até e durante a próxima temporada.”
“Começámos o desenvolvimento desta nova família de pneus mais ou menos por esta altura no ano passado e usámos todas as oportunidade de testes durante esta temporada para continuarmos com o programa de desenvolvimento e acredito que o que temos será visto como um passo em frente no que toca às principais preocupações apontadas este ano.”
“O nosso objectivo com estes novos pneus é tornar mais fáceis as suas características de aderência, melhorar a prestação de aquecimento e aumentar a amplitude térmica de funcionamento. Os dados coligidos nos últimos dois dias deixam-me satisfeito no toca à concretização destas metas e as respostas dos pilotos foram positivas, o que me deixa confiante na prestação dos pneus no próximo ano. Também estou contente com as respostas positivas das equipas CRT em relação ao nosso novo pneu e prestação de aquecimento.”
“Gostava de agradecer a todas as equipas e pilotos pelo apoio que nos deram nestes dois últimos dias e pelo importante papel que desempenharam no desenvolvimento destes pneus durante este ano, pelo tempo que dedicaram em pista e pelas suas respostas e comentários.”