Competições Por motonline 24/09/2010 14:05 (há 15 anos).

O Velopark, localizando na Grande Porto Alegre, irá receber, no dia 17 de outubro, a 11ª etapa do SBK Series. A etapa será a principal atração do Biketoberfest, evento que será realizado no autódromo e promete reunir atrações motociclísticas para todos os gostos. A prova entra para repor a etapa de 19 de setembro, que foi cancelada por causa dos preparativos para receber a Fórmula 1.

A prova será válida somente pelo SBK Series e não contará pontos nem para o Pirelli SBK e nem para o TNT SBK. Com a realização da etapa, a organização preserva o número de provas previsto no início (13) e dá mais uma mostra da seriedade da competição.

“No início do ano divulgamos 13 etapas e mais 2 prováveis e sabemos que diversos pilotos e equipes assumiram compromissos e captaram recursos para este número de provas. Com o cancelamento da etapa paulista, tivemos muito trabalho para conseguir arrumar outra data no calendário mas, felizmente, conseguimos manter o que tinha sido inicialmente proposto”, declarou Aline Duda, gerente de eventos da Brandworks.

A prova foi viabilizada através de uma parceria do Velopark com a Máxima Racing Oils e com a Motoschool, que irão dar nome à etapa, que terá cinco categorias: SBK Pro, SBK Pro AM, SBK Master, SBK Pro Estreante e Copa Ninja 250cc.

“Com o cancelamento da última prova em SP, a Kawasaki junto com a organização do SuperBike Series empregou todos seus esforços para não deixarmos de realizar a ultima etapa, cumprindo assim a programação. A oportunidade de levarmos a prova para o Velopark veio totalmente a calhar pois o local tem uma pista e infra-estrutura excelentes”, comentou Ricardo Suzuki, da Kawasaki.

Bate-bola com Aline Duda, gerente de eventos da Brandworks, empresa organizadora do SBK Series

1 – Como surgiu a oportunidade de realizar uma etapa do SBK Series em Porto Alegre?
R: Desde que tivemos o primeiro contato com a organização da Biketoberfest, nós percebemos que tínhamos que colocar nosso evento dentro da festa. Eles estão realmente trabalhando para, em um futuro próximo, se tornarem um evento grandioso e é muito importante para nós fazer parte do evento deles. É a união da maior competição do país com uma festa que, rapidamente, estará entre as maiores do país

2 – Porque a prova será válida pelo SBK Series, mas não contará pontos nem para o TNT SBK nem para o Pirelli SBK?
R: Era impossível fazer a etapa valer para o TNT, porque são corridas específicas, com calendário definido e junto com a GT Brasil. Por isso era totalmente inviável.

No início, pensamos em fazer a prova contando pontos para o Pirelli, mas uma série de impedimentos fizeram com que isso acontecesse. O Pirelli tinha o compromisso de ser sempre em São Paulo. Alem de uma serie de outros aspectos.

Conseguimos as datas no autódromo de Interlagos como se o evento fosse regional e, se tirássemos o evento da cidade, ele passaria a ser nacional e teríamos que pagar uma diferença de cerca de R$ 45 mil por cada etapa que realizamos em SP. Isso inviabilizaria totalmente a realização da prova e acredito que, o mais importante, é fazer a prova para que possamos cumprir o calendário e todos os pilotos honrem o compromisso que assumiram com seus patrocinadores.

3 – Corria o risco de o SBK Series 2010 ser realizado em apenas 12 etapas?
R: Sim, sem dúvida. Depois que tivemos o cancelamento da etapa em São Paulo de última hora, chegamos a temer por isso. Mas depois de ter muito contato com o mercado, empresas, pilotos e patrocinadores percebemos que essa etapa a menos traria muitos transtornos para todos os envolvidos na competição.

Tomamos uma decisão que visa o benefício da categoria e da grande maioria dos pilotos. No final, acabamos conseguindo uma prova sensacional, que será dentro de um grande evento, com uma estrutura incrível e que irá trazer grande retorno de mídia e manter o padrão que os pilotos do SBK já estão acostumados.

4 – Você acha que esta decisão irá agradar a todos os pilotos?
R: Infelizmente, nenhuma decisão agrada a todos. Ponderamos muito, falamos com muita gente, colhemos muitas opiniões, refletimos vários aspectos. Precisamos ter uma visão neutra, e não pessoal. Além disso, temos que ter também uma grande visão de futuro.

Quando tomamos esta decisão estamos pensando neste ano e também nos próximos, para que possamos fazer o SBK Series um evento ainda maior nos próximos anos. Tenho certeza que, ao entrarmos no Biketoberfest, teremos um grande e importante parceiro para todas as próximas temporadas.

5 – O Biketoberfest foi criado recentemente e o SBK Series foi chamado para fazer parte da programação do evento nos últimos meses. Podemos dizer que esta etapa estava fora do previsto?
R: De forma nenhuma. Em dezembro de 2009, quando fizemos a apresentação do SBK Series, dissemos que o SBK Series teria cinco etapas em São Paulo mais duas etapas fora e as oito provas do TNT.

No site, desde o início colocamos as duas etapas que seriam fora e sempre deixamos claro que ela não chamaria Pirelli, pois Interlagos não permitia. Por isso, desde o início deixamos no site uma prova chamada Máxima SuperBike. A intenção era deixar claro que seria uma prova válida pelo SBK Series, que não faria parte nem do Pirelli nem do TNT.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos