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As novas big trail BMW foram apresentadas na Europa. Totalmente renovada para 2024, a gama tem a chegada das novas F 900 GS e F 900 GS Adventure, enquanto o nome F 800 GS retorna ao catálogo, mas com conjunto inédito e ocupando a posição de modelo de entrada. Confira.

Nova família de big trail BMW

Enquanto a nova R1300 GS não é lançada, a BMW apresentou as aventureiras de ‘média cilindrada’, já como modelo 2024. Ou seja, F 750GS e F 850GS saem de linha para a chegada dos lançamentos.

Novas F900 GS e F900 GS Adventure

Entre as novidades da série F 900 está a suspensão Showa e a redução de peso em relação as atuais F 850, juntamente com maior potência e torque. Aliás, o motor é mesmo entre as F 900 GS, F 900 GS Adventure e F 800. Trata-se de um gêmeo paralelo com refrigeração líquida.

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A potência dessa usina nas F900 GS e F900 GS Adventure é de 105 cv a 8.500 rpm e 9.3 kgf.m a 6.750 rpm. Enquanto isso, a F800 GS obtém 87 cv a 6.750 rpm com um torque máximo de 9.1 kgf.m a 6.750 rpm. Em resumo, todas as três aventureiras ganharam um aumento de 10 cv em relação aos modelos anteriores.

Modelo F800GS retornou como a moto de entrada da gama

Além disso, todas as três motocicletas GS da série F chegam com ABS Pro, Dynamic Traction Control e dois modos de pilotagem (Road e Rain) como equipamento padrão. Outra novidade para as 900 é o farol LED remodelado. Todas as três motos vêm com iluminação full-LED.

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Peso, suspensão e mais

A BMW F900 GS teve uma redução de peso de 14 kg, graças em parte ao novo depósito de combustível. Desta forma, a moto tem peso total de 219 kg com 14,5 litros de combustível no tanque. Por outro lado, a F900 GS Adventure tem peso de 246 kg com 23 litros de combustível no reservatório.

Enquanto isso, a F800 GS tem peso, totalmente abastecida com 15 litros de combustível, de 227 kg. As F900 GS e F900 GS Adventure tem os referidos garfos dianteiros invertidos totalmente ajustáveis da Showa, proporcionando 230 mm de curso na frente. Na traseira está o monoamortecedor com ajuste na pré-carga e amortecimento de recuperação com 215 mm de curso da suspensão.

Big trail F900GS Adventure se apresenta como a top de linha da gama

Já a F800 GS vem com garfos telescópicos não ajustáveis e monoamortecedor com pré-carga ajustável. O tamanho das rodas também difere entre as motos. As F900 tem o par de rodas raiadas de 21 polegadas na frente e 17 polegadas na traseira, calçadas com pneus 90/90 e 150/70.  A F800 GS tem rodas de liga, com pneus 110/80-19 dianteiro e 150/70-17 traseiro. 

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Quanto custam as novas big trail BMW série F

A nova F 900 GS ganhou as cores preto, amarelo e tricolor e parte dos 13.750 euros (mais de R$ 73 mil em conversão direta). A F 900 GS Adventure só estará disponível nas cores preto e branco, por 14.750 euros (R$ 78.600). Já a F 800 GS tem as opções branco, azul e preto, partindo dos 10.950 euros (R$ 58.300). Ainda não há confirmação de quando os modelos virão ao Brasil.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]