Novidades Por Guilherme Augusto 14/07/2016 13:58 (há 9 anos).

Passado o “veranico”, que amenizou o frio do inverno principalmente no sul e sudeste do Brasil, a estação está de volta com todo o seu glamour, estilo, requinte e… frio. Neste cenário, a Harley-Davidson apresentou sua linha de roupas e vestuário MotorClothes®, que já está disponível em todas as lojas e concessionárias espalhadas pelo Brasil. A linha é composta por camisetas, suéteres, jaquetas de diversos tipos de couro e de algodão, e ainda itens diversificados que vestem a casa, como copos, canecas, cantis, kit vinho, abridores de garrafas e relógios de parede. Há, também, coleções criadas especialmente para as mulheres, que contam com acessórios como bolsas, braceletes, colares, brincos, anéis, além de camisetas e jaquetas exclusivas.

Segundo a marca, a linha MotorClothes® é totalmente inspirada na filosofia de vida H-D, onde o cliente passa a fazer parte do estilo de vida e de liberdade da marca norte-americana, visando agregar mais personalidade aos motociclistas brasileiros. Neste espírito, os produtos prezam pelo conforto, design e pilotagem, pois são desenvolvidas para a pilotagem.

Funcionamento da linha Triple Vent System, que promove até 50% mais de ventilação em relação a outros modelos da Harley

Alguns destes produtos pertencem a linha Triple Vent System, criada com foco nas motos Harley com carenagem e para-brisa, pois assegura que o ar flua vigorosamente através da jaqueta do piloto e do passageiro. A linha fornece uma área 50% maior de ventilação do que as jaquetas Harley-Davidson tradicionais, fazendo uso, por exemplo, da ventilação que se estende pela parte interna do braço, maximizando o fluxo de ar quando em alta velocidade e permitindo respiração quando em baixa velocidade. Além disto, a marca conta com roupas esportivas, peças funcionais e acessórios. Há, por exemplo, as linhas exclusivas Pink Label e Black Label, com design despojado para os públicos feminino e masculino.

Fãs e entusiastas têm diversas opções para comporem seus looks, como camisas, calças, coletes, cintos, relógios, bonés, gorros, capuzes, carteiras, chaveiros, meias, malas e mochilas. Para decoração e uso residencial, os itens disponíveis são relógios de parede, placas e quadros decorativos, porta-retratos, abridores de garrafas, kit de vinhos, copos e canecas.

Conheça alguns dos produtos

História e cronologia da linha MotorClothes, da Harley

A primeira vestimenta conhecida apareceu no catálogo de acessórios da HDMC (Harley-Davidson Motor Company) em 1912, porém, cinco anos antes já eram comercializados óculos de proteção, casacos à prova d’água, casacos de linho e botas. Este foi o início da história da marca na venda de roupas e acessórios.

Em 1927, uma jaqueta de couro fez a primeira aparição como item de vestuário da marca, que também passou a comercializar um casaco de couro de três quartos de comprimento para ocasiões de frio intenso. Mais tarde, no ano de 1947, a Harley começou a vender o que se tornou a clássica jaqueta de couro preta, com cintura fina, mangas longas, tachas decorativas. Em 1958 os primeiros capacetes são adicionados à linha da marca.

Ao longo das décadas de 1960 e 1970, foram projetados e introduzidos outros aperfeiçoamentos, como entradas de ar e zíperes à prova de vento para diferentes condições climáticas. Mas outros recursos como “Bolsos-D” foram praticamente interrompidos com o design clássico da jaqueta.

Coletes pretos de couro foram parte do vestuário dos motociclistas em meados da década de 1960, o que levou a Harley a criar a sua própria coleção em 1973. Em 1980 a linha de roupas foi expandida para incluir peças de couro com apelo mais fashion. Seis anos mais tarde, mais de dois milhões de camisetas com a logo da Harley foram vendidas sob licença. Neste mesmo ano, um programa de assistência aos concessionários para reforma dos locais foi instituído com o intuito de tornar mais atrativo o local onde as roupas e acessórios ficavam em exposição.

A marca Harley-Davidson MotorClothes® surgiu em 1989, quando foi criada e a coleção foi expandida para incluir jaquetas de couro masculinas, femininas e infantis, roupas esporte casuais e pequenos artigos de couro. Em 1991 registrou-se a venda de mais de três milhões de MotorClothes®. A marca americana recebeu o prêmio do Conselho de Designers de Moda por trazer o estilo do motociclista para o mercado do dia a dia. O jeans azul foi introduzido em 1994, quando as vendas anuais cresceram 33% em comparação a 1993, com mais de sete milhões de peças vendidas. Nesta época, a H-D passou a vender 70 mil motocicletas por ano.

O ano de 1995 foi um marco para a HDMC, pois a linha de MotorClothes® foi disponibilizada em 600 concessionárias Harley-Davidson nos EUA. Em 2000, iniciou-se um esforço concentrado para desenvolver uma linha que refletisse as preferências culturais e de estilos internacionais, até que em 2009 a linha Dark Custom™ de motocicletas foi lançada com uma gama de roupas Black Label. Há seis anos, em 2010, aconteceu o lançamento da linha Pink Label – a primeira coleção de roupas exclusivas para mulheres. Parte do valor das vendas é revertido em prol de instituições que realizam pesquisas de combate ao câncer de mama. E, em 2012, a Harley celebrou 100 anos de suas roupas.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza
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