Publicidade

A Fazer 250 é um dos maiores sucessos da Yamaha no Brasil, com ótimos números de vendas desde o lançamento da primeira edição, em 2005. Se no início chamava a atenção por inovações como a injeção eletrônica, hoje agrada por características como a durabilidade. Saiba mais sobre o modelo 2024 e veja se vale a pena comprar uma FZ 25 atualmente.

Motivos para comprar a Fazer 250

1 – Facilidade de manutenção Fazer 250

A Fazer 250 é um modelo que está em produção há quase 20 anos, então peças no mercado é o que não faltam. Contudo, a street já teve diversas versões e evoluções ao longo do tempo, desde facelifts discretos até um profunda modificação em 2018. Entretanto, todos os modelos são produtos bem conhecidos do mercado e oficinas. Fique tranquilo, você não passará aperto atrás de peças ou assistência.

Fazer 250

Modelo teve várias atualizações, e depois de grande atualização a Fazer ganhou também novo visual e farol de LED e Yamaha mudou o nome da Fazer 250 para FZ 25

2 – Robustez

Falando em oficinas, não é exagero dizer que o motor 250 cc Yamaha, de pistão em alumínio e camisa de cilindro em cerâmica, é quase indestrutível. Sim, há quem reclame do chassi, que passou a ter o motor fazendo parte da estrutura desde 2018. Contudo, quando se trata do conjunto de motorização, a street é considerada uma das motos mais duráveis do mercado.

Publicidade

3 – Fazer 250, uma moto econômica 

Desde 2018 a Fazer 250 recebeu ajuste da injeção e melhoria na admissão de ar, além de novo escapamento. As novidades beneficiaram o quesito consumo. Hoje, a FZ 25 faz médias acima dos 30 km por litro. Se o piloto for cuidadoso e a moto estiver em boas condições, essa marca pode beirar ou até passar os 35 km/litro em alguns usos. Números melhores que muitas 150 cc por aí.

fazer 250

Econômica e confiável, a FZ 25 costuma ser uma boa compra para quem quer subir para as 250 cc sem impactos no bolso

4 – Pós-venda

A Yamaha oferece 4 anos de garantia, a maior do mercado, para Fazer 250. Além disso, o modelo conta com programa de revisão Preço Fixo, assim quem investe numa 0km sabe quanto gastará nas revisões antes mesmo de comprar a moto. Ou seja, mais tranquilidade para quem planeja rodar de moto nova por aí.

Fazer 250

Nova Fazer 250, FZ25, chega com pós-venda diferenciado, com tempo grande de garantida e revisão com preço fixo

Publicidade

Veja também:

Motivos para deixar a Fazer 250

1 – Mesmo motor ontem, hoje e sempre

Como destacado, o motor da Fazer 250 é muito resistente e econômico, mas é o mesmo há quase 20 anos e sente o desgaste do tempo. Uma das críticas mais comuns é ao desempenho de seus modestos 21 cv, potência abaixo de todas as concorrentes diretas.

Além disso, o câmbio ainda é o mesmo de 5 velocidades, que afeta o conforto na estrada e viagens. Para comparação, a principal rival Honda CB 300F Twister tem conjunto mecânico estreado em 2022, com motor de 25,2 cv, câmbio de 6 velocidades e até embreagem assistida e deslizante.

Fazer 250

O motor da Fazer 250 é o mesmo desde sua chegada no mercado, há praticamente 20 anos. Assim, oferece ‘apenas’ 21 cv e o ultrapassado câmbio de 5 velocidades

Publicidade

2 – Falta de tecnologia

Mais uma vez a Fazer 250 mostra seus sinais de tempo. Assim, a Yamaha não oferece uma série de recursos já disponíveis em concorrentes diretas ou até motos menores – algumas da própria marca.

Assim, a FZ 25 não tem iluminação full-LED, embreagem assistida e deslizante ou tomada USB/12v. Além disso, o computador de bordo é limitado e o painel, além de visual simples, deixa de lado informações básicas como marcha engatada. No quesito tecnologia, o único ponto positivo é o sistema ABS nas duas rodas.

A tecnologia é um dos pontos fracos da Fazer 250. Modelo carece até de recursos vistos em motos menores da própria Yamaha, como a tomada 12V da Crosser 150

 

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]