Fizemos um test-ride da CB Twister 2019 com o objetivo de avaliar exatamente a novidade dos freios combinado (CBS). Nas duas versões (ABS e CBS) o sistema de freios se mostrou excepcional, com funcionamento preciso e muito seguro. Claro que na versão básica com CBS é necessário algum cuidado para não travar a roda traseira, mas o sistema se mostra muito eficiente e fica evidente a vantagem em relação à moto que não possui nenhum sistema de assistência aos freios.
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Destaca-se na CB Twister 2019 o comportamento ciclístico da moto, resultado do chassi tipo diamante, onde o motor faz parte da estrutura. Essa característica baixou o peso do chassi e deu mais estabilidade ao conjunto, que oferece uma agradável sensação de que tudo está corretamente encaixado na moto de maneira a proporcionar a posição natural ao piloto, o que reforça o conforto e a segurança na pilotagem. Na prática a moto está sempre “na mão” mesmo em situação de emergência, como é o caso do uso dos freios no limite.
Parece a irmã maior
A CB Twister tem ainda a semelhança (proposital) com suas irmãs maiores equipadas com motores de 500 e 650 cm³. O pneu traseiro de 140 mm (largura) procura remeter à imagem das motos maiores que tem pneus maiores ainda (160 mm na CB 500 e 180 mm na CB 650) e junto com o design novo, dependendo do ângulo que se olha fica a dúvida num primeiro momento sobre qual moto é essa. Outro detalhe que a diferencia é o câmbio de seis velocidades. No entanto, esta sexta marcha funciona como uma espécie de overdrive cuja função é baixar a rotação em velocidades mais altas para economizar combustível.
Durante nosso test-ride o computador de bordo do painel indicou 31,7 km/litro num circuito misto que incluiu estrada, cidade e várias passagens para testar os freios. Vale lembrar que no tanque de combustível, cuja capacidade é de 16,5 litros, tinha gasolina comum. Essa marca não chega a ser um estrondoso sucesso, mas é bem melhor do que era, por exemplo, a marca de 24 km/litro da finada CB 300. Como parâmetro comparativo, no nosso teste com a Fazer 250 a média de consumo com gasolina ficou em 34 km/litro.
A Twister continua sendo uma receita bem resolvida para uso urbano e encara tranquilamente qualquer tipo de estrada e rodovia. Mesmo maus caminhos sem pavimento ela encara com confiança e sem decepcionar, apesar de não ser exatamente o seu ambiente ideal, que é a cidade. Aliás, destaca-se na Honda CB Twister a boa posição do guidão e das pedaleiras que, em conjunto com as suspensões, propiciam nível de conforto acima da média na categoria. Outros itens que merecem aplausos são a lanterna traseira e os piscas, que agora são em LED. A Honda fica devendo o farol em LED, que a concorrente já tem.
O motor é o mesmo, de um cilindro, SOHC, 4 tempos, 249,5 cm³ de capacidade e arrefecido a ar. Movido a gasolina ou etanol em qualquer proporção e comandado pelo sistema de injeção eletrônica PGM-FI, ele gera 22,4 cv a 7.500 rpm com gasolina e 22,6 cv a 7500 rpm com etanol. Já o torque é de 2,24 kgf.m a 6.000 rpm na gasolina e 2,28 kgf.m a 6.000 rpm no etanol, o que não deixa qualquer margem a reclamação do seu desempenho urbano, com boas arrancadas e força sempre presente em qualquer situação, seja urbana ou em estradas.
O painel da Twister foi melhorado e agora é do tipo “blackout” totalmente digital, com o fundo escuro que facilita a leitura mesmo durante o dia. Completo, ele agora traz também as funções de consumo instantâneo e consumo médio, além de velocímetro com hodômetro total e parcial, conta-giros, relógio, marcado do nível de combustível no tanque e todas as luzes-espia padrão. Mas falta ainda neste moderno painel o indicador de marcha engatada, além do conta-giros em barras que é de difícil leitura, o que já poderia ter uma solução melhor.
Para saber mais sobre a Honda CB Twister:
Ficha técnica Honda CB Twister |
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Motor | Um cilindro, 4 tempos, arrefecido a ar, SOHC |
Capacidade cúbica | 249,5 cm³ |
Diâmetro x curso | 71,0 mm x 63,0 mm |
Relação de compressão | 9,6:1 |
Potência máxima | 22,4 cv (gasolina) / 22,6 cv (Etanol) a 7500 rpm |
Torque máximo | 2,24 kgf.m (gasolina) / 2,28 kgf.m (Etanol) a 6000 rpm |
Alimentação | Injeção eletrônica PGM-FI |
Transmissão | 6 velocidades |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Transmissão final | Por corrente (coroa 40 x pinhão 13) |
Chassi | Diamond Frame, com motor fazendo parte da estrutura |
Suspensão dianteira | Garfo Telescópico / curso de 130 mm |
Suspensão traseira | Amortecedor único central / curso 108 mm |
Freio dianteiro | Disco c/ 276 mm de diâmetro c/ CBS ou ABS |
Freio traseiro | Disco c/ 220 mm de diâmetro c/ ABS ou CBS |
Pneu dianteiro | 110 / 70 – 17 |
Pneu traseiro | 140 / 70 – 17 |
Comprimento | 2.065 mm |
Largura | 753 mm |
Altura | 1.072 mm |
Peso seco | 137 kg |
Altura do assento | 784 mm |
Distância entre eixos | 1.386 mm |
Vão livre do solo | 192 mm |
Capacidade do tanque | 16,5 litros |
Capacidade do cárter | 1,8 litro |
Bateria | 12 V – 5 Ah |
Ignição | Eletrônica |
Preço Público Sugerido C/CBS | R$ 14.636 (2020) |
Preço Público Sugerido C/ABS | R$ 15.644 (2020) |
Cores disponíveis | laranja e vermelho (ABS) / branco, prata e vermelho (CBS) |
Garantia / Assistência | 3 anos de garantia c/ óleo grátis em sete revisões |