Publicidade

Mesmo sem a confirmação oficial da Honda, a substituição da atual XRE 300 por um novo modelo parece mais próxima a cada dia. Os rumores ganharam novo fôlego nesta semana, quando a trail passou a constar como ‘temporariamente indisponível’ no site da fabricante e teve sua distribuição interrompida. Será que agora vai?

 

Nova XRE 300 pode estar chegando

Questionada pela redação, a assessoria de imprensa afirmou que a aventureira está enfrentando um problema logístico, que levou à interrupção de seu fornecimento aos concessionários. E sem data para voltar. Porém, não citou a possibilidade da XRE 300 de fato sair de linha.

“Em decorrência de impactos não previstos em nossa cadeia de suprimentos, teremos uma interrupção no fornecimento da XRE 300 a partir de abril. Por enquanto, não há previsão de retorno”, informou.

Publicidade
xre 300 indisponivel

Note o ‘indisponível temporariamente’ no canto inferior esquerdo. A XRE teve seu fornecimento interrompido e não tem data para voltar. Será que agora sua substituta vem?

 

Uma nova Sahara

A informação alimentou a teoria de que o modelo será substituído por uma inédita XRE 300 Sahara. Anteriormente o assunto já havia recebido forças de outros inídicios de que o lançamento pode estar próximo, como o registro do nome, patentes do modelo e pequena queda na distribuição e emplacamentos da atual trail. E como deve ser a nova XRE?

teste-cb-300-f-twister-2023-5-800x420

Futura XRE deve herdar a base da nova CB 300F Twister, incluindo o motor e o câmbio de 6 marchas, com embreagem assistida e deslizante

Publicidade

Sem informações oficiais, os curiosos se alimentam de teorias. Provavelmente, a nova XRE 300 Sahara irá receber a base da atual CB 300F Twister, lançada no fim de 2022. Com ela, o motor de 24,7 cv e câmbio de 6 marchas, além da embreagem assistida e deslizante. Aliás, a CB Twister já emprestou seu projeto a uma aventureira e o resultado foi muito positivo para a Honda, originando a CRF 250F.

crf 250f

Com a CRF 250F, a Honda já usou a base da CB Twister numa aventureira e o resultado foi um grandioso sucesso. Essa receita pode ser repetida em breve

Além disso, a nova trail deve receber outros componentes da street, como tomada USB e painel LCD completo. O visual também deve ser próximo, refletindo a atual identidade visual da marca já impressa em modelos como CB 500F e CB 750 Hornet, no caso das naked, e da nova XL 750 Transalp, para as aventureiras. Porém, nada é oficial.

transalp e nova xre 300

Nada é oficial, mas a XRE 300 Sahara deve herdar a nova identidade visual da Honda, já vista em modelos como a XL 750 Transalp

Publicidade

Veja também:

 

Quando a Honda vai lançar a nova XRE 300

A nova XRE 300 Sahara ainda não tem data para chegar ao mercado. Aliás, o desenvolvimento do modelo sequer foi confirmado pela Honda. Entretanto, os indícios apontam para um lançamento breve, certamente no primeiro semestre de 2023. Caso eles estejam corretos, claro.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza