Publicidade

A Honda apresentou a inédita XRE 300 Sahara. O modelo foi exibido hoje, 31 de outubro, dando fim a uma longa expectativa que se estendeu por meses, alimentada por rumores, informações vazadas e especulações. Mesmo com detalhes a serem revelados, já sabemos muito sobre a novidade. Veja como é a nova trail.

 

Lançamento oficial Honda XRE 300 Sahara

O lançamento ocorreu num evento para concessionários, mas detalhes técnicos ainda não foram revelados. Uma apresentação minuciosa deve ocorrer em novembro, segundo a fabricante.

como é a nova xre 300 sahara

Eis as primeira imagem oficial da nova XRE 300 Sahara – ao lado da antiga NX 350, de quem herdou o nome

Publicidade

Por enquanto, a Honda se limitou a informar que a XRE 300 Sahara é um ‘um novo modelo para o segmento trail que mescla um nome de grande sucesso do passado a relevantes inovações técnicas e de design’. Além disso, ressaltou o sucesso da antiga XRE 300, líder de vendas desde seu lançamento em 2009.

Falando em outros nomes, a fabricante destacou que a nova Sahara é ‘genuína herdeira de modelos que, desde o início dos anos 1980, ocuparam um lugar muito importante no lineup da marca no Brasil, tais como a XL 250R, XLX 350R, a NX 350 Sahara – da qual resgata o nome – e, mais recentemente, a XRE 300″.

visual da nova sahara parece antiga xre 300

Jogo dos 7 erros? O visual da Sahara é conservador, mantendo inúmeras linhas e formatos da ‘antiga’ XRE. A maior mudança está na ausência do bico dianteiro

 

Publicidade

1. Mesmo motor da CB 300F Twister 

Como dito, não há informações técnicas oficiais até aqui. Porém, as imagens revelam, entre outros detalhes, que a nova Sahara adota diversos componentes já vistos nas CB 300F Twister e CRF 250F.

Na street, o motor de 293 cc gera 24,7 cv e 2,67 kgf.m de potência e torque máximos. O câmbio é de 6 velocidades. A XRE atual produz 25,6 cv e 2,67 kgf.m, com 5 marchas.

Motor com arrefecimento a ar e radiador de óleo parece herdado da CB 300F. Na Twister, gera 24,7 cv e 2,67 kgf.m de potência e torque

2. Ciclística

O chassi parece diretamente baseado na CRF 250F – inclusive, com o protetor abaixo do motor. Já a balança traseira em alumínio e os discos de freio parecem mantidos da XRE atual. Inclusive, os discos ventilados aparentam ter os mesmos 256 mm e 220 mm, certamente com ABS.

Publicidade

Da CRF 250F, entre outras coisas, a nova Sahara parece ter recebido a base para o chassi

Contrariando quem esperava uma moto ‘mais onroad’, como a antiga NX 350 Sahara, a nova XRE 300 têm rodas maiores. Ou seja, mantém os aros 21″ e 18″ conhecidos na XRE desde 2009. Porém, os pneus agora passam a ser Metzler Karoo Street.

As suspensões, com garfo telescópico na frente e monoamortecimento na traseira, também lembram a ‘antiga’ XRE. Ou seja, devem ter os mesmos 245 mm de curso na dianteira e 225 atrás.

 

3. Visual conservador na Sahara 300

Havia muitas possibilidades para o design de uma nova XRE 300 Sahara. Ela poderia herdar o visual volumoso e sóbrio da nova Transalp 750 ou até as agressivas linhas e farol duplo da Africa Twin, destacando sua vocação off-road. Quem sabe, ainda, optar por algo inédito e disruptivo, como a própria XRE mostrou lá em 2009 quando tomou o lugar da ‘trail tradicional’ XR 250 Tornado.

honda-xl750-transalp-2023-estatica

Muitos acreditaram que o visual da nova Sahara seria inspirado em motos maiores da marca, como Transalp 750 ou Africa Twin 1100

Mas o caminho escolhido foi mais conservador. Provavelmente por entender que a XRE 300 é um sucesso e que a Sahara é uma continuação (não substituição), a Honda preferiu manter as linhas já conhecidas. Assim, visualmente a moto inédita se lembra muito com a antiga XRE, desde o conceito básico até detalhes como o paralama dianteiro. As diferenças mais notáveis estão na ausência do bico e adoção de um pequeno para-brisa.

 

4. Itens de série 

Agora, itens de série e tecnologia. Como ainda não revelou detalhes, a Honda não confirmou o que fará parte do pacote da nova Sahara 300. Mas já é possível fazer algumas previsões.

honda-cb-300-f-twister-4-768x492

Da CB 300F a Sahara 300 deve receber o motor, a embreagem assistida, tomada USB e outros itens. Assim como a irmã, não deve ter controle de tração ou conectividade

É visto que o modelo terá iluminação full-LED e freios com sistema ABS. Além disso, oferece embreagem assistida e deslizante, assim como a CB 300F. Da street, também herdou tomada USB e painel digital, mas com design próprio.

Tecnologias como controle de tração, ABS comutável, conectividade e painel TFT, entretanto, dificilmente devem ser vistas aqui. Afinal, ainda não se popularizaram nem mesmo em modelos maiores da marca, como a linha 500.

Veja também:

 

5. Estratégia: lançamento e preço XRE 300 Sahara

Por fim, a estratégia de lançamento. Ao que parece, a Honda adotou a mesma de quando lançou a CB 300F Twister, em 2022.

preço da nova sahara 300 xre

Honda ainda não revelou o preço da nova XRE 300 Sahara. Modelo ‘antigo’ custa, em média, de R$ 29 mi a R$ 30 mil nas lojas

Na ocasião, a fabricante apresentou o modelo em novembro, com promessa de revelar o preço apenas no mês seguinte (o que acabaria sendo adiado para janeiro). Agora parece ser a vez da nova XRE, que será lançada em novembro e, possivelmente, terá seu preço divulgado apenas mais tarde.

Ou seja, é cedo demais para antecipar valores. Atualmente, a XRE 300 tem preço sugerido de R$ 25.000 na versão de entrada e R$ 25.600 nas Rally e Adventure. Porém, nas lojas é encontrada por aproximadamente R$ 29.367 e R$ 30.185, respectivamente, segundo a Tabela Fipe.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.moto>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza