A Honda apresentou a inédita XRE 300 Sahara. O modelo foi exibido hoje, 31 de outubro, dando fim a uma longa expectativa que se estendeu por meses, alimentada por rumores, informações vazadas e especulações. Mesmo com detalhes a serem revelados, já sabemos muito sobre a novidade. Veja como é a nova trail.
Lançamento oficial Honda XRE 300 Sahara
O lançamento ocorreu num evento para concessionários, mas detalhes técnicos ainda não foram revelados. Uma apresentação minuciosa deve ocorrer em novembro, segundo a fabricante.
Por enquanto, a Honda se limitou a informar que a XRE 300 Sahara é um ‘um novo modelo para o segmento trail que mescla um nome de grande sucesso do passado a relevantes inovações técnicas e de design’. Além disso, ressaltou o sucesso da antiga XRE 300, líder de vendas desde seu lançamento em 2009.
Falando em outros nomes, a fabricante destacou que a nova Sahara é ‘genuína herdeira de modelos que, desde o início dos anos 1980, ocuparam um lugar muito importante no lineup da marca no Brasil, tais como a XL 250R, XLX 350R, a NX 350 Sahara – da qual resgata o nome – e, mais recentemente, a XRE 300″.
1. Mesmo motor da CB 300F Twister
Como dito, não há informações técnicas oficiais até aqui. Porém, as imagens revelam, entre outros detalhes, que a nova Sahara adota diversos componentes já vistos nas CB 300F Twister e CRF 250F.
Na street, o motor de 293 cc gera 24,7 cv e 2,67 kgf.m de potência e torque máximos. O câmbio é de 6 velocidades. A XRE atual produz 25,6 cv e 2,67 kgf.m, com 5 marchas.
2. Ciclística
O chassi parece diretamente baseado na CRF 250F – inclusive, com o protetor abaixo do motor. Já a balança traseira em alumínio e os discos de freio parecem mantidos da XRE atual. Inclusive, os discos ventilados aparentam ter os mesmos 256 mm e 220 mm, certamente com ABS.
Contrariando quem esperava uma moto ‘mais onroad’, como a antiga NX 350 Sahara, a nova XRE 300 têm rodas maiores. Ou seja, mantém os aros 21″ e 18″ conhecidos na XRE desde 2009. Porém, os pneus agora passam a ser Metzler Karoo Street.
As suspensões, com garfo telescópico na frente e monoamortecimento na traseira, também lembram a ‘antiga’ XRE. Ou seja, devem ter os mesmos 245 mm de curso na dianteira e 225 atrás.
3. Visual conservador na Sahara 300
Havia muitas possibilidades para o design de uma nova XRE 300 Sahara. Ela poderia herdar o visual volumoso e sóbrio da nova Transalp 750 ou até as agressivas linhas e farol duplo da Africa Twin, destacando sua vocação off-road. Quem sabe, ainda, optar por algo inédito e disruptivo, como a própria XRE mostrou lá em 2009 quando tomou o lugar da ‘trail tradicional’ XR 250 Tornado.
Mas o caminho escolhido foi mais conservador. Provavelmente por entender que a XRE 300 é um sucesso e que a Sahara é uma continuação (não substituição), a Honda preferiu manter as linhas já conhecidas. Assim, visualmente a moto inédita se lembra muito com a antiga XRE, desde o conceito básico até detalhes como o paralama dianteiro. As diferenças mais notáveis estão na ausência do bico e adoção de um pequeno para-brisa.
4. Itens de série
Agora, itens de série e tecnologia. Como ainda não revelou detalhes, a Honda não confirmou o que fará parte do pacote da nova Sahara 300. Mas já é possível fazer algumas previsões.
É visto que o modelo terá iluminação full-LED e freios com sistema ABS. Além disso, oferece embreagem assistida e deslizante, assim como a CB 300F. Da street, também herdou tomada USB e painel digital, mas com design próprio.
Tecnologias como controle de tração, ABS comutável, conectividade e painel TFT, entretanto, dificilmente devem ser vistas aqui. Afinal, ainda não se popularizaram nem mesmo em modelos maiores da marca, como a linha 500.
Veja também:
- Honda fala sobre pausa na produção da XRE 300
- XRE elétrica? Veja chinesa ‘inspirada’ na Honda
- Impressão positiva: teste ride com CB 300F Twister
5. Estratégia: lançamento e preço XRE 300 Sahara
Por fim, a estratégia de lançamento. Ao que parece, a Honda adotou a mesma de quando lançou a CB 300F Twister, em 2022.
Na ocasião, a fabricante apresentou o modelo em novembro, com promessa de revelar o preço apenas no mês seguinte (o que acabaria sendo adiado para janeiro). Agora parece ser a vez da nova XRE, que será lançada em novembro e, possivelmente, terá seu preço divulgado apenas mais tarde.
Ou seja, é cedo demais para antecipar valores. Atualmente, a XRE 300 tem preço sugerido de R$ 25.000 na versão de entrada e R$ 25.600 nas Rally e Adventure. Porém, nas lojas é encontrada por aproximadamente R$ 29.367 e R$ 30.185, respectivamente, segundo a Tabela Fipe.