Novidades Por Fernando Santos 13/05/2024 07:19 (há 2 semanas).

Uma marca de motos de luxo, exclusiva de elétricas, entrou com um pedido de falência. E, curiosamente, esta já é a segunda vez que o fato acontece na história da empresa. Confira o que está acontecendo.

Marca de motos de luxo decreta falência 

A marca de motos britânica Arc Motorcycles apresentou recentemente o seu modelo Vector, uma máquina que alguns definiram como a motocicleta mais moderna do mundo. Estamos falando de um modelo com preço de cerca de 100 mil euros – aproximadamente R$ 550 mil em conversão direta.

Ao que parece, não é tarefa fácil vender uma moto de 100 mil euros, mesmo para uma marca de motos de luxo…

Entretanto, como você já deve ter imaginado, não é tarefa fácil vender um modelo de motocicleta dessas, mesmo que seu nicho de mercado seja de ricaços ao redor do mundo. Falando sobre isso em entrevista, Mark Truman, fundador e dono da Arc Motorcycles, deu mais detalhes do problema.

Segundo, Truman quando se vendem poucas unidades de produtos personalizados, muito caros, bastam algumas pessoas cancelarem a compra para deixar a empresa numa posição difícil. E parece que foi isso que aconteceu agora…

Ainda de acordo com Truman, tudo ia muito bem, mas os problemas de distribuição nos EUA afetaram os rendimentos da marca de motos e os obrigaram a procurar por um novo investimento, que parece que não veio.

Não confunda a britânica “Arc” com a “Arch” de propriedade de Keanu Reeves e que vai bem financeiramente nos EUA

Veja também:

Falência decretada pela segunda vez

Conforme descrito pelo fundador e dono da Arc Motorcycles, foi feito todo o possível para evitar uma situação mais complicada na empresa. Segundo Truman, até ao último dia ele e sua esposa tiraram o próprio dinheiro dos seus bolsos para cobrir as despesas.

Arc Motorcycles ainda não vendeu uma dúzia de motocicletas em toda sua historia

Contudo, o desfecho culminou com o pedido de falência, pela segunda vez. Agora, só o tempo dirá se a Arc vai retornar mais uma vez ou será o fim da marca de motos de luxo.

A “Arc V Ltd” existe desde 2020, embora a história do projeto tenha começado ainda em 2017 com a “Arc Vehicle Ltd”, que decretou falência em setembro de 2019. Não tem sido uma jornada fácil para a empresa do Reino Unido, que entregou até hoje apenas 11 unidades a clientes. Ou seja, nunca atingiu volume para uma situação financeira tranquila.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. fernandosantos@motonline.com.br
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos