MotoGP Por Guilherme Augusto 22/05/2024 07:36 (há 3 semanas).

A MotoGP está prestes para acelerar mais uma vez! Neste final de semana, 25 e 26 de maio, acontece a sexta prova da temporada, com o GP da Catalunha, na Espanha. E um novo nome promete seguir desafiando favoritos e multicampeões. Você já conhece Jorge Martin?

 

Jorge Martin brilha na MotoGP 2024

A temporada 2024 da MotoGP iniciou rodeada de expectativas. Todos queriam ver o desempenho do multicampeão Marc Márquez com uma moto rápida após anos sem uma companheira competitiva. E como o bicampeão Francesco Bagnaia, com a melhor moto do grid, resistiria às investidas do oito vezes campeão Mundial. Porém, o nome de maior destaque até aqui é Jorge Martin.

Martin teve um final de semana perfeito na França. Venceu a Sprint no sábado, faturou a corrida no domingo e abriu 38 pontos na liderança do campeonato

Com apenas 5 corridas disputadas, o espanhol somou nada menos de 129 pontos. Desta forma, abriu 38 pontos de vantagem sobre o atual campeão Bagnaia. E o detalhe: numa equipe privada, a Prima Pramac Racing, sem o suporte (e orçamento) de um time oficial de fábrica.

Os números são explicados pelo ótimo desempenho. Martinator é conhecido por ser rápido nas corridas sprint (disputas em sábados) há algum tempo, mas não conseguia ser consistente nas longas provas de domingo. Agora, isso mudou.

O oito vezes campeão Mundial Marc Márquez, junto do atual bicampeão Francesco Bagnaia, tentando alcançar Martin no GP da França. Não deu

Assim, venceu 3 das 5 sprint disputadas – e obteve P3 nas duas restantes. E também chegou ao posto mais alto do pódio nas corridas principais duas vezes. Venceu o GP de Portugal e, na semana passada, o GP da França. Nas outras provas, também não fez feio: foi P3 no Catar e P4 nos Estados Unidos, recebendo a bandeirada na frente de Francesco Bagnaia.

 

Quem é Jorge Martin

Martin nasceu em Madrid, na Espanha, e tem 26 anos. Estreou no Mundial de Motovelocidade aos 16, após passar pela Red Bull Rockies Cup e Mundial Junior de Moto3. Deste modo, está em carreira internacional desde os 14 anos.

Na Moto3 da MotoGP, foi colega de equipe de – adivinhe só – Bagnaia, na equipe MAPFRE Team Mahindra. Concluiu suas duas primeiras temporadas sem grandes resultados – exceto o segundo lugar na República Checa, em 2016. Mas no ano seguinte, o jogo virou. Jorge concluiu a etapa 2017 em quarto lugar, com 196 pontos. Foram 9 pódios, incluindo uma vitória e dois segundos lugares. Além disso, foi pole 9 vezes.

Martin estreou em competições internacionais aos 14, entrou para a Moto3 aos 16 e faturou seu primeiro título aos 18

Em 2018, o título. Foi uma temporada e tanto, onde Martin obteve 7 vitórias e mais 3 pódios em 19 corridas. Chegou antes da P5 em todas as provas que completou. Concluiu o ano com 260 pontos, 48 de vantagem sobre o segundo colocado, Fabio Di Giannantonio.

O troféu carimbou seu passaporte para a Moto2, onde estreou em 2019 e obteve ‘apenas’ dois pódios. Em 2020, ainda pela equipe Ajo Motorsport, faturou 2 vitórias e mais três pódios, encerrando o ano na quinta posição. O suficiente para receber um convite para chegar à MotoGP, onde estreou em 2021, já defendendo as cores da Pramac Racing. Foi uma temporada conturbada, prejudicada por acidentes, lesões e procedimentos médicos.

 

Futuro campeão da MotoGP 2024?

É cedo para falar em favoritismo ao título da MotoGP 2024, muito cedo. Há 15 etapas pela frente, com 15 corridas e 15 sprint. E, também, com 675 pontos disputa. Porém, o nome de Martin já desperta interesse – e preocupação para alguns pilotos.

Mesmo sem concluir a última prova na temporada passada, o espanhol concluiu o calendário a apenas 39 pontos de distância de Francesco Bagnaia. E está muito mais ‘quente’ agora. Se em 2023 somou ‘apenas’ 80 pontos nas 4 primeiras provas, saltou para 129 no ano vigente. Já Bagnaia estagnou no período. Na verdade, até reduziu – 3 pontos. Se conseguir manter consistência ao longo das próximas provas, pode faturar seu primeiro título na categoria principal.

Veja também:

 

Próxima corrida da MotoGP

O Mundial retorna à pista neste final de semana, 25 e 26 de maio! O GP da Catalunha acontece num dos mais elogiados circuitos da atualidade, considerado uma ‘pista completa’ por suas curvas travadas, rápidas e longa reta de 1.047 metros.

As provas terão transmissão do canal de televisão ESPN 4 e também pelo streaming Star+. Veja o cronograma resumido:

• Sábado:

– 07h15: Corrida 1 MotoE
– 10h: Sprint Race MotoGP
– 11h10: Corrida 2 Motoe

• Domingo:

– 06h: Corrida Moto3
– 07h15: Corrida Moto2
– 09h: Corrida MotoGP

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos