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Pensando em atender a demanda de consumidores por veículos elétricos, foi lançada a mais nova empresa de tecnologia, Gachaco. A companhia é fruto da união de Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki, principais montadoras do Japão, que querem padronizar as baterias das próximas motos elétricas. Confira todos os detalhes na matéria!

Gachaco e o Big Four japonês

Além das fabricantes, a parceria também conta com a Eneos, empresa de petróleo e energia. As operações estão previstas para iniciar já neste mês de abril. O papel da nova companhia será fornecer baterias substituíveis ​​padronizadas para veículos elétricos de duas rodas, por meio do serviço de compartilhamento de baterias. 

De acordo com o projeto, várias cidades japonesas contarão com instalações para trocas de baterias

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Esta abordagem segue o Consórcio de Baterias Trocáveis ​​para Motocicletas e Veículos Elétricos Leves, formado pela Honda, Yamaha, KTM e Piaggio na Europa para formular um padrão de bateria aplicável ao transporte de duas rodas. Já a iniciativa da Eneos será construir as plataformas  de baterias substituíveis.

As estações de troca de baterias serão construídas em áreas centrais das cidades, onde o fluxo de veículos elétricos é maior. O projeto será iniciado em Tóquio antes de se espalhar para outras cidades do Japão.

Mercado de elétricas ainda mais promissor

Além do serviço para motos elétricas, a Gachaco também promoverá o uso de baterias compartilháveis ​​para outros segmentos, como baterias de armazenamento instaladas em instalações comerciais e residências particulares.

As baterias gastas que atingirem o fim da vida útil serão coletadas e revisadas pela Eneos para reutilização em serviços secundários antes de serem recicladas.  

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Outros países também podem aderir a ideia de estações para troca de baterias

Esta iniciativa da Gachaco parece seguir um modelo similar de substituição de baterias estabelecido pela Gogoro, em Taiwan. Por lá, a empresa construiu uma plataforma com mais de 10.000 GoStations em mais de 2.300 locais, com 450.000 usuários realizando 340.000 trocas diárias de bateria.

Dado o interesse cada vez maior em motos elétricos na Europa, é praticamente certo que veremos a Gachaco expandir-se para outros mercados além do Japão. Quem sabe num futuro próximo esta super novidade não pinte aqui no Brasil? Vamos aguardar!

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Paulo Renato
Formado em Comunicação Social pela UFS. Redator e torcedor do Bahia.