A nova gasolina E30 ao Brasil promete impactar o dia a dia dos motociclistas. Com uma composição de 30% de etanol e 70% de gasolina, esse novo combustível é uma iniciativa para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
Essa nova gasolina faz parte do projeto chamado Combustível do Futuro, visando a sustentabilidade e a descarbonização da matriz energética nacional. Apesar dessa louvável missão, a gasolina E30 pode afetar as nossas amadas motocicletas.
Gasolina E30 em motos
De acordo com os testes feitos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) com 13 motocicletas com tecnologias diferentes, três unidades apresentaram falhas durante a partida a frio com o a gasolina E32, mas não demonstrou maiores alterações no funcionamento geral delas.
Mesmo com esses problemas o Instituto alega que “as diferenças encontradas nos testes realizados não são empecilhos para a adoção do combustível E30”, já que a gasolina de teste tem ainda mais etanol. Além disso, a coordenadora do Núcleo de Homologação do IMT, Luana Camargos, afirma que as falhas não são decorrentes do novo combustível.
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Gasolina E30 e “Pontos de atenção”
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) também participou do grupo de testes feitos pelo IMT e em nota divulgada à imprensa diz que “avaliação dos resultados e ensaios indicaram pontos de atenção“, se referindo às falhas apresentadas.
A nova gasolina E30 foi aprovada pelo Ministério de Minas e Energia, que supervisiona os testes. Caso os resultados forem positivos, terá uma aumento de 27 para 30% de etanol na gasolina e será comercializada em todo território nacional.
A nova percentagem de etanol é mais ecológica. O biocombustível produz em média 25% menos monóxido de carbono e 35% menos óxido de nitrogênio. Apesar de seu lado sustentável a autonomia do veículo deve diminuir, pois na comparação dos dois combustíveis (puros), o etanol rende cerca de 30% a menos que a gasolina.