Segurança Por motonline 17/02/2009 12:20 (há 17 anos).

Medida visa reduzir números de acidentes e de mortes; colocação de radares faz parte da campanha “Velocidade mata, respeite a vida!”

O município de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, passará a contar com fiscalização eletrônica de trânsito. Os radares, em fase de instalação nas principais vias públicas da cidade, têm por objetivo garantir a segurança da população com o controle do limite de velocidade de veículos e o respeito à sinalização viária (semáforos e faixas de pedestres). Com isso, pretende-se diminuir a ocorrência de acidentes e de vítimas fatais causados pelo tráfego urbano.

O monitoramento faz parte das ações de prevenção a acidentes e de educação no trânsito, promovidas pela Prefeitura de Guarulhos desde 2001. O sistema eletrônico, que integra a campanha “Velocidade mata, respeite a vida!”, contará com dez lombadas eletrônicas, que visam garantir limite de velocidade adequado em locais que oferecem perigo a motoristas e pedestres, como áreas de travessia próximas a escolas e hospitais. Haverá 25 barreiras eletrônicas (“pardais”), voltadas à fiscalização, 24 horas por dia, da velocidade em ruas ou rodovias, e 30 equipamentos para controlar o avanço de sinal (“caetanos”), que servem para monitorar a obediência de motoristas aos semáforos e às faixas de pedestres. Completa o sistema um radar móvel, que auxilia na fiscaliza&ccedi l;ão de velocidade e na verificação de veículos que estejam trafegando em situação irregular.

Inicialmente, entrarão em operação, a partir do dia 6/3, 30 radares. Segundo a Secretaria de Transportes e Trânsito, serão instalados nove aparelhos por mês. A previsão é que até junho o sistema eletrônico esteja completo, com a colocação de 66 equipamentos. A localização dos radares segue critérios técnicos de avaliação de trânsito na cidade. “Estão sendo priorizadas as vias públicas que apresentam maior volume de tráfego e onde são mais frequentes as ocorrências de acidentes”, afirma o secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO – A campanha “Velocidade mata, respeite a vida!” conta com a distribuição de material educativo, contendo dicas de prevenção de acidentes e respeito à sinalização de trânsito, além de informações sobre os pontos de radares, infrações, pontuação e valores de multas. A relação dos locais de fiscalização eletrônica estará sendo divulgada também por meio de outdoors, faixas, banners e anúncios no transporte coletivo.

Levantamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aponta que nos locais em que há equipamentos de monitoramento de tráfego, o número de acidentes diminui em cerca de 30% e o de mortes, em 60%. A colocação de lombadas eletrônicas, por exemplo, chega a zerar a ocorrência de vítimas fatais. Estudo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) indica que a cada 15 minutos uma pessoa falece, no país, devido a acidentes de trânsito. Segundo o Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo, foram registradas, em 2008, 219 mortes no trânsito em Guarulhos, que tem uma frota de cerca de 500 mil veículos.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos