Mais uma notícia da tradicional Harley-Davidson. Nesta semana, a montadora confirmou o fim da produção da família Sportster para o Brasil. Dessa forma, a informação circula ao mesmo tempo em que a empresa se viu obrigada a reajustar os preços de seu lineup – que chegou a ter atualizações acima dos R$ 20 mil em alguns modelos.
- Harley eleva preços em até R$ 20 mil com alta do dólar; veja tabela
- Softail: relembre as (importantes) atualizações da família em 2018
- Ajude instituições com a ação Arte Sobre Tanques, da Harley
Aliás, a flutuação da taxa de câmbio (com o dólar ultrapassando a casa dos R$ 5) foi um dos principais fatores responsáveis pelo fim da linha no nosso país. Assim, suas motos seguirão nas concessionárias apenas como modelo 2020, enquanto durarem os estoques, sem receber novidades a partir do próximo ano.
Sportster são o primeiro degrau na Harley
Atualmente, a família Sporster é representada por apenas dois modelos, as Iron 883 e Iron 1200. Com preços partindo dos R$ 49.590 e R$ 54.590, respectivamente, elas são as motocicletas mais acessíveis da marca no Brasil.
Portanto, as Iron vinham cumprindo o papel de facilitar o acesso ao universo da marca. Assim, as duas estavam entre os três modelos mais vendidos da marca. Em 2019, foram emplacadas 820 Fat Bob, 745 Iron 883 e 546 Iron 1200.
Diferente das Softail, que receberam diversas atualizações em 2018, a linha Sportster da Harley ainda é equipada com o motor Evolution. Assim, produz 6,93 kgf.m de torque máximo na 883 e 9,79 kgf.m na 1200.
Harley pós-Sporter
Naturalmente, pôr fim à produção das Sportster causará impacto nos negócios da marca. Afinal, a família representou 1.291 dos 6.083 emplacamentos da Harley em 2019 – ou 21% do total de novas motos da marca na rua.
Além disso, a estratégia denominada Rewire substituiu a More Roads To Harley-Davidson ainda em 2020. Assim, o novo posicionamento aposta no conservadorismo para encarar os novos tempos difíceis ao invés de levar a Harley para mercados até então inexplorados, como o das bigtrail ou das naked.
Portanto, a marca deverá apostar em modelos já conhecidos e responsáveis por bons números de vendas, como as Fat Boy e Fat Bob. Na família Softail, que será a mais acessível da marca assim que as últimas Sporster forem vendidas, os preços partem dos R$ 76.100 da Fat Bob e chegam aos R$ 92.875 da Fat Boy 114 em cor custom.