Publicidade

A LiveWire, hoje marca independente da Harley-Davidson, apresentou duas novas customizações da LiveWire One no Autopia 2099, marcando nova aposta da empresa. As SMCO e Earle Motors foram as responsáveis por aplicar suas tecnologias e apresentarem as primeiras motocicletas totalmente personalizadas.

Exibição da LiveWire One customizada pela SMCO com carroceria de carbono sem pintura

Harley-Davidson LiveWire by SMCO

A customização pela equipe da SMCO começou pela redução do peso com rodas de fibra de carbono da BST. Também removeram toda a carroceria original e utilizaram para criar a própria carenagem de fibra de carbono.

Detalhes da parte traseira de fibra de carbono

Publicidade

Não parou por aí. Com a intenção de melhorar o desempenho da Harley-Davidson elétrica na estrada, foram feitos um conjunto de pedais traseiros “para nos colocar em uma postura mais agressiva para corridas de estrada na moto” – segundo os engenheiros.

Pedais traseiros foram proejtados pela SMCO para uma postura mais agressiva

Nesse sentindo, a SMCO utilizou uma tecnologia nunca usada por eles ao recorrerem ao CAD juntamente com uma impressora 3D na projeção dos pedais traseiros. Outra novidade é que se houver interesse do público, as peças podem ser colocadas à venda em pequena série, porque toda carroceria em carbono usa os pontos de montagem de estoque.

Customizações da LiveWire One pela SMCO e Earle Motors

Publicidade

 

A LiveWire da Earle Motors

Os engenheiros da Earle encontraram obstáculos para iniciar a personalização das Harley-Davidson LiveWire. Primeiro pela falta de escapamento e depois pela parte eletrônica que se encontra embaixo do tanque e só funciona na posição original.

LiveWire One da Earle Motors teve as peças impressas em 3D

Anotados os empecilhos para conversão, é hora da solução para alinhar o primeiro projeto: consolidar o design e ajustar a ergonomia para completo conforto.

Publicidade

A customização começa com a substituição da maior parte da carroceria por peças desenvolvidas para o próprio projeto, afinal, foram criadas em uma impressora 3D. Vale frisar que o tanque se manteve intacto.

Earle Motors exibe seu projeto de customização da LiveWire One

Ainda houve remoção do para-choque traseiro e a iluminação sendo substituída por uma uma carcaça inferior para aumentar o potencial aerodinâmico, além da seção traseira ter sido substituída por aço soldado.

Uma fina camada de Synthetic Haze é lançada no para-lama, no tanque e na traseira. Conforme os especialistas, a escolha do degradê apresenta um desbotamento de cinza para azul desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial para ajudar os aviões a parecerem menos visíveis no céu, o que diminui o perfil de toda a moto.

A cor laranja remete os cabos de alta tensão da LiveWire

Abaixo da tampa do tanque, a Earle colocou uma peça “barbatana” apresentando a mesma forma da caixa da bateria no centro da moto. O espaço na versão original da moto era vazio.

Inspiração na Motard

Na traseira um novo assento estilo Mortard personalizado complementa o projeto, podendo aumentar a altura do assento em vários centímetros. Os engenheiros cobriram o banco com couro preto e instalaram um guidão cromado mais baixo que o padrão. De antemão, a escolha pelo cromado é para evitar o desgaste.

Guidão cromado e mais baixo que o padrão

A seção traseira foi moldada para ser um cobertor de ar para equilibrar o fluxo ao redor da caixa da bateria. A cor laranja tem intenção de chamar atenção e diminuir o perfil da moto, além de remeter os cabos de alta tensão da LiveWire.

Na personalização da iluminação, a equipe removeu o farol e a nacele, e introduziu três luzes LED.

Garfos com trocador de calor com aletas

A parte removida da moto incorpora tomadas de ar para resfriar componentes eletrônicos. Em seguida, substituindo a capacidade de resfriamento foi criado galerias ocas dentro das aletas, então duas pequenas mangueiras na moto levam esse líquido de arrefecimento para um trocador de calor com aletas localizado entre os garfos.

A combinação de cores em degradê

Personalização da Harley-Davidson elétrica: o toque final

O detalhe final de toda personalização feita pela Earle pode ser observado com uma logo com o número 23 para uma nova tampa de porta de carregamento, apresentando design de chifre de alce. A customizadora sempre usa o numera em suas criações.

A Earle Motors afirma que a inspiração para o projeto vem dos próprios alunos, que utilizam computadores refrigerados a líquido criados por eles mesmos.