Aos amantes das motos custom, a família Dyna Harley-Davison por décadas representou liberdade, rebeldia, atitude. E foi pensando em atender estes motociclistas que a marca decidiu relançar no Brasil (e em todo o mundo) a Low Rider S, mais recente novidade em seu line-up, que, no melhor estilo californiano dos anos 1980, busca reviver todos os valores das extintas motos da família.
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Recentemente tivemos a oportunidade de rodar na novidade e também em outros modelos que a montadora preparou para 2020, como as touring com seus até então inéditos recursos eletrônicos. Antes de prosseguir e contar minha inédita experimentação em uma moto Harley-Davidson, vale lembrar aos interessados que a Low Rider S está à venda na rede de concessionários de todo o Brasil pelo preço sugerido de R$ 73.600.
Harley Low Rider S
Ela integra a família Softail e deixa claro que está entre as mais agressivas das irmãs, junto da FXDR. Movida pelo motor Milwaukee-Eight 114, oferece respostas instantâneas nas baixas rotações e um ronco encorpado à medida em que os giros sobem, ao melhor estilo H-D. O propulsor de dois cilindros em “V” possui 1.868 cm³(114 polegadas cúbicas, daí o nome), com 102 mm de diâmetro e 114 mm de curso em cada cilindro, o que determina seu torque avantajado. A alimentação é por injeção eletrônica e o conjunto produz 16,1 kgf.m de torque a 3.000 rpm.
Sua esportividade é reforçada pelos acabamentos em preto fosco e por itens exclusivos dela, como os relógios (painel e conta-giros) montados sobre o tanque de combustível – enquanto há uma pequena carenagem atrás do farol, onde geralmente está o painel de instrumentos. Seu chassi também se diferencia por esconder a suspensão traseira monoamortecida sob o assento, passando a impressão externa de se tratar de um modelo ‘rabo duro’, característica clássica da marca.
Para ganhar em agilidade, o modelo teve seu ângulo de inclinação da suspensão dianteira reduzido – de 30º, padrão das Softail, para 28º. A mudança é simples e pontual, mas aliada ao guidão fat bar com 1 polegada de diâmetro e comandos elevados (montado sobre suportes de 10 cm sobre a mesa), oferece uma experiência de pilotagem única, que sacrifica o conforto, mas aumenta a esportividade.
Low Rider S: tecnologia e preços
Apesar de não dispor do pacote eletrônico da linha Touring, o Reflex Defensive Rider System (RDRS), a Low Rider S 2020 oferece alguns recursos neste campo. Há, por exemplo, suspensão dianteira invertida, dois discos de freio na frente, chassi em alumínio fundido, freios ABS e um computador de bordo simples, informando sobre marcha engatada, relógio, hodômetro total e parcial e tacômetro, tudo disposto em dois mostradores redondos. Talvez pelo espírito despojado e disposição para ser customizada, coubesse melhor aí um simples e pequeno mostrador sobre a mesa.
A nova Low Rider S já está disponível nas lojas nas cores preta e cinza e os preços sugeridos são, respectivamente, R$ 73.600 e R$ 74.200. Sim, os preços variam com a cor da moto e não com qualquer equipamento a mais que ela tenha. Os valores posicionam o modelo logo abaixo das Sport Glide e FXDR, que partem dos R$ 75.600 e R$ 79.900, configurando o rol de motos mais esportivas da família Softail. Para quem tem disponibilidade e quer encarnar o espírito das motos customizadas do passado, a Low Rider S é a opção.
Ficha Técnica – Harley Davidson Low Rider S (FXLRS) |
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Motor | Milwaukee-Eight 114, 4 tempos, dois cilindros em “V”, 8 válvulas, arrefecimento a ar e óleo |
Capacidade | 1868 cm³ |
Diâmetro e curso | 102 mm x 114,3 mm |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Torque máximo | 16,4 kgf.m a 3000 rpm |
Combustível | Gasolina |
Alimentação | Injeção Eletrônica Multiponto Sequencial |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Câmbio | 6 velocidades |
Transmissão | Por correia |
Chassi | Tubular tipo berço duplo |
Rake | 28º |
Trail | 145 mm |
Inclinação (D/E) | 30,1º / 30,1º |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico invertido, sem ajuste – curso de 130 mm |
Suspensão traseira | Amortecedor com ajuste na pré-carga da mola, curso de 112 mm |
Freio dianteiro | Duplo disco de 300 mm com ABS |
Freio traseiro | Disco simples de 292 mm com ABS |
Pneu e roda dianteira | Michelin Scorcher “31” – 110/90B19 M/C 62H |
Pneu e roda traseira | Michelin Scorcher “31” -180/70B16 M/C 77H |
Comprimento | 2355 mm |
Largura | 850 mm |
Distância entre eixos | 1615 mm |
Altura livre do solo | 120 mm |
Altura do assento | 690 mm |
Tanque de combustível | 19 litros |
Peso em ordem de marcha | 308 kg |
Capacidade de carga | 218 kg |
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