Segurança Por motonline 07/01/2010 16:05 (há 16 anos).

Projetada para garantir partida imediata do motor e fazer funcionar todo o conjunto de dispositivos elétricos e eletrônicos do veículo, a bateria exige cuidados e precauções quando precisar ser substituída. O alerta é de Marcos Randazzo, engenheiro de aplicações da Heliar, que reforça a necessidade de o consumidor adotar alguns cuidados quando trocar a bateria, entre os quais, conferir as características do modelo oferecido.

Heliar é fornecedor de bateria ao mercado de motos do Brasil

“Como qualquer produto, as baterias disponíveis no mercado têm diferentes níveis de qualidade e de especificações técnicas que precisam ser avaliados antes da compra”, salienta Randazzo. E acrescenta que se a escolha for incorreta, poderá comprometer o funcionamento dos diferentes sistemas do veículo, principalmente no momento da partida.

De acordo com Randazzo, as baterias são desenvolvidas com base no desempenho que elas terão para fazer funcionar o motor e todo o conjunto de dispositivos elétricos e eletrônicos, mesmo quando o veículo estiver desligado. Por esse motivo, ao adquirir uma nova bateria o consumidor deve optar por um modelo que tenha a mesma capacidade de armazenagem de energia da original. Dessa forma, se a bateria instalada no veículo tem capacidade igual a 60 amperes/hora, deverá ser substituída por um produto com as mesmas especificações.

Outro cuidado importante é comparar o potencial de partida dos produtos disponíveis. Mesmo em baterias que apresentem capacidade de 60 amperes, o potencial de partida a frio (-18 graus) e a 25 graus indicado pelas siglas CCA ou CA, respectivamente, podem ser diferentes de marca para marca. É aconselhável que, em ambos os casos, o potencial seja igual ou superior ao impresso no modelo original. Se o veículo for equipado com muitos dispositivos eletroeletrônicos, como som, alarme, vidros elétricos, GPS, ar-condicionado e outros sistemas, é aconselhável recorrer à ajuda de profissionais especializados.

Randazzo explica que, com esse procedimento, o consumidor não enfrentará problemas futuros, especialmente com capacidade de armazenamento de energia, potencial de partida e durabilidade do produto. Outra recomendação é sobre a preocupação ambiental. Ao substituir uma bateria esgotada, o consumidor deve entregá-la à loja em que adquirir um novo produto para que seja encaminhada ao processo de reciclagem, mantido pela Heliar.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos