A Hero MotoCorp está prestes a dar um novo passo e entrar de vez no mercado de motocicletas de média cilindrada. Durante o último Salão de Milão (EICMA), a gigante indiana apresentou o esboço de uma nova moto trail de 400cc, batizada de XPulse 421. O lançamento desse modelo está previsto já para o segundo semestre de 2025, e pode ser uma forte concorrente da nova Royal Enfield Himalayan 450.
Uma nova moto trail de 400 cc
A Hero MotoCorp, uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo, está se preparando para expandir sua linha de produtos para além das motos de baixa cilindrada. Com um histórico focado em modelos acessíveis e de pequeno porte, a empresa agora se movimenta para competir no segmento de média cilindrada. Dessa vez em especial, a mira é o crescente mercado de motos adventure.
Segundo informações da imprensa europeia, a Hero registrou o desenho de um novo modelo de 400cc, que já deverá ser pelo menos apresentando em 2025. Essa iniciativa representa um passo significativo para a fabricante indiana, que busca consolidar sua presença em mercados globais, especialmente na Europa.
O primeiro vislumbre desse novo projeto surgiu durante o EICMA 2024, quando a Hero apresentou os primeiros esboços da XPulse 421. Agora, com o registro oficial de seu design, fica evidente que a empresa está avançando com o desenvolvimento do modelo, que se posicionará como uma concorrente direta da Royal Enfield Himalayan 450.
Veja Também:
- Antes de vir ao Brasil, Hero lança versão ‘Dakar’ de sua famosa trail
- Prestes a vir ao Brasil, TVS Motor apresenta triciclo elétrico em parceria com a Hyundai
XPulse 421: O que esperar?
A XPulse 421 promete ser um modelo robusto “todo terreno”. A moto será equipada com um motor monocilíndrico DOHC de 421cc, refrigerado a líquido. Esse motor será completamente novo, nada a ver com o atual motor 440cc, que equipa o modelo Mavrick e a Harley-Davidson X440, onde a Hero é parceira da marca americana na Índia. Isso confere um avanço significativo em relação aos motores atuais da Hero.
Com uma potência estimada em cerca de 40 cv, o monocilíndrico DOHC da XPulse 421 deverá ser competitivo frente ao Sherpa, motor refrigerado a líquido presente na Royal Enfield Himalayan 450. A inspiração vem do seu modelo Dakar 450, que conquistou um segundo lugar histórico em 2024. Muito do visual e configuração de componentes da (futura) nova trail vêm do modelo de rali.
As informações preliminares do registro da Hero, mostram a trail com chassi tubular de aço e o braço oscilante em alumínio indicam que a XPulse 421 terá uma estrutura leve e resistente. O garfo invertido na dianteira reforça a proposta aventureira da moto, proporcionando melhor absorção de impacto em terrenos acidentados.
Com a XPulse 421, a Hero MotoCorp tem potencial para consolidar sua presença em um segmento mais robusto e sofisticado do mercado global de motocicletas. Se o modelo cumprir as expectativas em termos de desempenho e custo-benefício, a Hero pode garantir uma posição relevante entre as melhores opções de trail de 400cc.
E nós do Brasil continuamos da expectativa da chegada da Hero. Ao que tudo indica, seus modelos têm tudo para fazer sucesso no mercado brasileiro.