Publicidade

Talvez você já deva ter visto aquela camiseta nova do seu time favorito nas redes sociais. A novidade muitas vezes ainda nem chegou na loja, ou mesmo nem está disponível aqui no país, mas já está tem uma “réplica da original” ali no centro da cidade… Bem, parece o caso deste ADV 350 feito na China.

Veja também:

Dayang ADV 350

Dayang 350 tem silhuetas muito semelhantes ao modelo japonês…

Honda ADV 350 chinês

Enquanto a Honda lançava oficialmente nesta semana o tão esperado ADV 350, na Europa, do outro lado do globo uma fabricante já tinha o produto semelhante e prontinho. Ainda em março, a fabricante Dayang apresentava o Vorei ADV 350 (versões Standard e Deluxe) durante uma cerimônia de lançamento de novos produtos para 2021, em Guangzhou. Lembrando ainda que a gama chinesa já tem o ADV 150!

Publicidade

Quanto ao scooter… Sim, o modelo tem visual e mesmo o nome com descrição que remetem ao da marca japonesa. E quanto ao motor? Enquanto o ADV da Honda é movido pelo mesmo propulsor do Forza 350 com 29,2 cv e 3.2 kgf.m, o Dayang conta com uma unidade monocilíndrica de 333 cc com refrigeração líquida, com 29,5 cv e 3,6 kgf.m. Vejamos mais detalhes.

Dayang ADV 350

Ai está o Dayang ADV 350!

Com esse conjunto, a fabricante chinesa promete velocidade máxima de 138 km/h. Com o tanque de combustível de 17,4 litros é possível rodar até 500 km. Claro, segundo a autonomia prometida de mais de 30 km/l. É mais que os 29,4 km/l do Forza com seu reservatório de apenas 11,7 litros! Mas o Vorei é pesado, com 208 kg, frente aos 184 kg em ordem de marcha do scooter da Honda. Talvez por que o Dayang vem recheado de itens?

O modelo tem garfo telescópico e dois amortecedores traseiros, carregados a gás. Já o sistema de freio tem disco dianteiro de 276 mm e traseiro de 240 mm, com ABS de canal duplo Bosch. O Vorei ADV 350 possui roda dianteira de 14 polegadas e a traseira de 13 polegadas e pneus de uso misto, uma verdadeira aventureira.

Publicidade
Dayang ADV 350

Dayang chega com bom pacote de itens de série

Recheado de itens de série!

O Dayang Vorei ADV 350 tem uma lista de recursos de fazer inveja a qualquer modelo disponível no mercado. Há luzes de LED e de rodagem diurna DRL. No entanto, os chineses deram um passo à frente com feixes de luzes que realizam curva, variando conforme o ângulo do guidão.

O display do painel é grande, de 7 polegadas e recebe atualizações OTA (Over The Air), geo-fencing, histórico de condução e diagnósticos também. Ainda não terminou, a Dayang adicionou câmeras na parte frontal e traseira, com a tela de TFT servindo como um visor (único opcional da versão de luxo).

tela de TFT

Tela de TFT exibe uma gama de telas em seu display

Publicidade

Entre os mimos estão vários itens. Existe botão central – que permite acessar o tanque de combustível, travar e destravar o scooter. Além da conexão de smartphone, chave automática smart key e sistema que desliga a ignição quando o descanso lateral está apoiado no chão – para evitar acidentes. Não vamos esquecer do velho acendedor de cigarros.

Talvez seu carro nem tenha mais acendedor de cigarros, mas este scooter tem!

Preço do ADV 350

Na China o Dayang Vorei ADV 350 chega na versão padrão por 27.990 Renminbi (pouco mais de R$ 24 mil em conversão direta). O modelo Deluxe é vendido com um acréscimo de R$ 2 mil. Preços que dificilmente o Honda ADV 350 vai bater quando forem anunciados seus valores. Pouco improvável também vai ser ver os dois no Brasil, seja porque o scooter japonês não tem previsão de lançamento no país, ou porque a fabricante chinesa não tenha operações por aqui. Uma pena.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]