A Honda CBR 600RR voltou a acelerar o coração dos fãs de motos esportivas. O modelo deixou as lojas de inúmeros países em meados de 2017, mas voltará renovado ao mercado internacional em 2024, mantendo sua essência. Veja o que mudará na RR.
Nova geração da CBR 600RR
A CBR 600RR foi criada em 2003 inspirada na lendária RC 211V, que foi o primeiro protótipo da marca com motor de quatro tempos para a MotoGP. Desta forma, foi trazendo o conceito de supersportiva para as ruas, em forma de uma motocicleta média de 600cc, que a Honda lançou a CBR 600RR.
No entanto, com o passar do tempo, a icônica motocicleta ficou defasada e saiu de linha à medida que a indústria mudou seu foco para as nakeds e adventure. Contudo, na Ásia tem havido um ressurgimento das médias esportivas, o que levou ao relançamento da moto no Japão e na Tailândia, ainda em 2021.
E, agora, a esportiva da Honda regressa à Europa! A nova CBR 600RR 2024 apresenta eletrônica e aerodinâmica de ponta. A moto segue movida pelo motor de quatro cilindros em linha de 599 cc, que produz 120 cv às 14.250 rpm, mas agora equipada com uma embreagem assistida/deslizante e um quickshifter como item de série.
Aliás, o novo pacote eletrônico é derivado da CBR 1000RR-R Fireblade e inclui controle Throttle By Wire, Controle de Tração (HSTC) de 9 níveis, Controle de Empinadas, Rear Lift Control e ABS atuante em curvas. Tudo monitorado pelo painel TFT.
O quadro da nova moto tem estrutura de alumínio de longarina dupla, braço oscilante de alumínio. Além disso, tem também garfo Big Piston USD de 41 mm e um monoamortecedor traseiro Unit Pro-Link, ambos da Showa.
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Modelo vem ao Brasil?
A nova Honda CBR 600RR de 2024 chega na Europa disponível nas cores Matt Ballistic Black Metallic e Grand Prix Red HRC TriColour (preto e vermelho). O preço ainda não foi divulgado. Pode vir ao Brasil?
Bem, no passado a moto saiu de linha porque o motor de quatro cilindros não se encaixava nos padrões exigidos pela, então vigente, norma de emissões Euro4. Contudo, agora o modelo recebeu ajustes de sincronização das válvulas e um sistema de escape 4-2-1 – que contribuem para a homologação já no Euro5.
Entretanto, o Brasil já adotou a norma Promot5, ainda mais rigorosa! Ou seja, para a CBR 600RR vir ao mercado nacional ela precisaria de mais ajustes. Além disso, a Honda já tem uma representante no pequeno nicho de esportivas médias local, a CBR 650R. Assim, a vinda da novidade ainda é improvável – mas não impossível, claro.