Mercado Por Fernando Santos 04/12/2023 14:23 (há 6 meses).

A Honda CBR 600RR voltou a acelerar o coração dos fãs de motos esportivas. O modelo deixou as lojas de inúmeros países em meados de 2017, mas voltará renovado ao mercado internacional em 2024, mantendo sua essência. Veja o que mudará na RR.

Nova geração da CBR 600RR

A CBR 600RR foi criada em 2003 inspirada na lendária RC 211V, que foi o primeiro protótipo da marca com motor de quatro tempos para a MotoGP. Desta forma, foi trazendo o conceito de supersportiva para as ruas, em forma de uma motocicleta média de 600cc, que a Honda lançou a CBR 600RR.

Motor e dados de potência lembram bastante a antiga geração, mas a nova CBR 600RR ganhou um banho de tecnologia

No entanto, com o passar do tempo, a icônica motocicleta ficou defasada e saiu de linha à medida que a indústria mudou seu foco para as nakeds e adventure. Contudo, na Ásia tem havido um ressurgimento das médias esportivas, o que levou ao relançamento da moto no Japão e na Tailândia, ainda em 2021.

E, agora, a esportiva da Honda regressa à Europa! A nova CBR 600RR 2024 apresenta eletrônica e aerodinâmica de ponta. A moto segue movida pelo motor de quatro cilindros em linha de 599 cc, que produz 120 cv às 14.250 rpm, mas agora equipada com uma embreagem assistida/deslizante e um quickshifter como item de série.

Painel TFT, modos de pilotagem, controle de tração em 9 níveis, antiwheelie, quickshifter e muito mais. A 600RR está moderna como nunca

Aliás, o novo pacote eletrônico é derivado da CBR 1000RR-R Fireblade e inclui controle Throttle By Wire, Controle de Tração (HSTC) de 9 níveis, Controle de Empinadas, Rear Lift Control e ABS atuante em curvas. Tudo monitorado pelo painel TFT.

O quadro da nova moto tem estrutura de alumínio de longarina dupla, braço oscilante de alumínio. Além disso, tem também garfo Big Piston USD de 41 mm e um monoamortecedor traseiro Unit Pro-Link, ambos da Showa.

Veja também:

Modelo vem ao Brasil? 

A nova Honda CBR 600RR de 2024 chega na Europa disponível nas cores Matt Ballistic Black Metallic e Grand Prix Red HRC TriColour (preto e vermelho). O preço ainda não foi divulgado. Pode vir ao Brasil?

CBR 600RR fez sucesso no Brasil, mas deixou as lojas por não atender às leis de emissões de poluentes

Bem, no passado a moto saiu de linha porque o motor de quatro cilindros não se encaixava nos padrões exigidos pela, então vigente, norma de emissões Euro4. Contudo, agora o modelo recebeu ajustes de sincronização das válvulas e um sistema de escape 4-2-1 – que contribuem para a homologação já no Euro5.

Entretanto, o Brasil já adotou a norma Promot5, ainda mais rigorosa! Ou seja, para a CBR 600RR vir ao mercado nacional ela precisaria de mais ajustes. Além disso, a Honda já tem uma representante no pequeno nicho de esportivas médias local, a CBR 650R. Assim, a vinda da novidade ainda é improvável – mas não impossível, claro.

Visual da CBR 600RR 2024 é totalmente inspirado na mais recente Fireblade da Honda

/

 

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. fernandosantos@motonline.com.br
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos