Publicidade

A Honda CG domina o mercado brasileiro. Como se não bastasse ser a moto mais vendida durante praticamente todos os meses dos últimos 45 anos e somar cerca de 14 milhões de unidades produzidas, hoje ela é o veículo mais comercializado do país. Mesmo considerando todas as motos, carros e veículos pesados à venda por aqui ninguém emplaca como a CG.

honda cg 125 do pelé

Ninguém entende de CG como o Brasil, entende? E por isso a Honda pulverizou o clássico nacional mundo afora

 

Honda CG: 6 países aonde já foi exportada

O que talvez você não saiba é que a ‘City General’ brasileira, fabricada na grande planta da Honda em Manaus (AM), também é um produto de exportação. Ao longo dos anos, a empresa ofereceu sua street em diversos países, ocupando praticamente todo o continente da Sul-Americano, Caribe e até Europa, cruzando o Oceano Atlântico. Veja 6 países em que ela já esteve nas concessionárias.

Publicidade

 

1 – França

A CG 125 surgiu em 1976, logo que a Honda inaugurou sua fábrica brasileira. Em pouco tempo se tornou um sucesso de vendas e recebeu atualizações (veja as principais). Cerca de 20 anos depois a marca decidiu enviá-la à Europa. E foi assim que a Honda CG de quarta geração, a primeira a adotar o nome Titan, percorreu cidades e estradas na França e Portugal.

Sim, esta é uma Honda CG 125 personalizada em solo francês. Hoje modelo tem ar de moto clássica por lá

 

Publicidade

2 – Honda CG na Inglaterra

A Inglaterra é um dos países com maior tradição na produção de motocicletas. Marcas icônicas surgiram por lá, como Triumph, Royal Enfield, Norton, Brough Superior e BSA, que acaba de voltar à ativa. A CG 125 chegou ao país na mesma época em que desembarcou na França, no fim dos anos 1990, com a primeira geração da Titan.

moto honda cg 125 titan de primeira geração

A primeira geração da Titan foi uma das responsáveis por levar o legado da City General mais longe. Para a Europa, inclusive

 

3 – Guiana

A Guiana é um país pouco famoso da América do Sul, seja pela economia pequena ou pela população modesta, abaixo dos 800 mil habitantes. Na fronteira com Roraima e o Pará, a operação logística exigiu esforços por rios e estradas, a fim de cruzar territórios. Mas que a CG chegou às lojas do país, chegou.

Publicidade
honda cg em outros países - tornado

A CG não foi a única moto ‘nossa’ a rodar por lá. A Tornado segue firme e forte à venda nas lojas da Guiana

Veja também:

 

4 – Jamaica

Falando em esforço logístico, a Honda também exportou a CG produzida em Manaus para a Jamaica. O país insular é banhado pelo mar do Caribe e está a mais de 600 km da área continental da América Central. Na terra de Bob Marley e berço de diferentes estilos musicais, a pequena street de 125 cilindradas abriu caminho para outras motos que conhecemos bem, como a Bros. Aliás, a CG também foi vendida no ‘vizinho’ Haiti.

 

5 – Honduras / Guatemala / El salvador

Como as aulas de Geografia do ensino fundamental nos mostraram, Honduras, Guatemala e El Salvador são três pequenos países da América Central. E por lá a CG brasileira também já desfilou. Aliás, na Guatemala ainda há uma ‘legendaria CGL 125’, com direito a visual clássico, remetendo aos anos 1980. E a XRE 190 também segue sendo vendida por lá.

Sim, parece uma releitura clássica de gosto questionável da boa e velha CG 125 dos anos 1980. Mas é a CGL 125, modelo vendido atualmente na Guatemala

 

6 – Honda CG na Argentina

Vizinha do Brasil mas a com sua capital a 3.500 km de Manaus, a Argentina possui uma profunda relação com as motos produzidas em solo verde e amarelo. É nosso maior importador, absorvendo quase 50% das motos brasileiras destinadas ao mercado externo.

Eis a Honda CG 150 Titan… argentina. Tem uma curiosa mistura de componentes encontrados em diferentes gerações da moto brasileiras

Assim, também recebe motos Honda direto da capital amazonense, pois sua fábrica local monta apenas alguns modelos. Por lá a CG 150 Titan segue no catálogo, numa curiosa combinação de elementos e cores que difere de todas as CG (Titan, Fan, Start, Cargo) à venda no Brasil. As CRF 230F, Elite, Biz 125, CB Twister e até XR 250 Tornado também são encontradas por no país vizinho.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza