Mercado Por Sidney Levy 29/10/2016 16:25 (há 8 anos).

O dia 26 de outubro de 1971 marca o início das operações comerciais da Honda no Brasil. Um prédio na região central de São Paulo, onde hoje está a chamada “Boca da Motocicleta”, recebeu as primeiras motocicletas da marca, todas importadas. Desde então, a Honda desbravou e participou decisivamente do desenvolvimento do nosso mercado.

Cury: Seguimos os passos de Soichiro Honda, com espírito inovador, determinação e muito trabalho

Traduzindo essa história em números, são 45 anos de atuação, mais de 23 milhões de produtos fabricados, entre motos, automóveis e produtos de força, 10 mil colaboradores ativos, 1500 pontos de venda, duas fábricas em operação, uma unidade produtiva em construção, três Centros Educacionais de Trânsito, dois Centros de Pesquisa & Desenvolvimento, dois Centros de Treinamento Pós-vendas e cinco Centros de Distribuição de Peças.

Essa história pode ser vista também pelo lado dos superlativos. A Honda CG em todas as suas versões de motorização, é o veículo automotor mais vendido do Brasil (mais de 11 milhões de unidades) e é a moto responsável por levar a Honda a deter para si 80% do mercado nacional de motocicletas. Quer mais? A Moto Honda da Amazônia é a maior fábrica de motos Honda do mundo (em área e em capacidade produtiva), o Consórcio Nacional Honda é o maior consórcio do Brasil e a rede de concessionárias da marca é a maior do território nacional.

Primeiro prédio em São Paulo onde a Honda se instalou em 1971

Gostar da marca ou dos produtos é apenas uma questão de escolha. Mas é inegável que a Honda chegou a isso pela sua enorme capacidade de realizar, com persistência e dedicação de diferentes gerações de colaboradores, fornecedores e concessionários. “Incorporamos o espírito desafiador e inovador de Soichiro Honda e trabalhamos em equipe para trilhar esse caminho de sucesso”, resume Alexandre Cury, diretor comercial da Honda. Veja a linha do tempo da Honda no Brasil.

1971 – Começa a funcionar a Honda Motor do Brasil Ltda, responsável pela importação e distribuição dos produtos Honda no País. No início apenas motocicletas, dois anos mais tarde também produtos de força.

1975 – O governo vetou a importação de motocicletas, o que fez com que a Honda antecipasse seu projeto de iniciar a produção nacional na Zona Franca de Manaus (AM).

1976 – É inaugurada a fábrica de motocicletas Honda em Manaus e nasce a primeira moto Honda “Made in Brazil” – a Honda CG 125.

1981 – Nasce o Consórcio Honda para facilitar o acesso da população às motocicletas da marca. A empresa se tornou a maior administradora de consórcio do mundo, com mais de 1,8 milhão de clientes ativos e mais de 13 milhões de cotas vendidas em todo o País.

A linha de montagem de motores, em Manaus, em 1980; Soichiro Honda, noutra ocasião, em Manaus

1987 – Início das atividades da Seguros Honda, precursora no mercado de motocicletas, que chegou com o grande desafio de criar e expandir a cultura de seguros para o segmento. Hoje a empresa já ultrapassou a marca de 1 milhão de apólices comercializadas no Brasil.

1992 – Chegavam ao País os primeiros automóveis importados da Honda.

A primeiro visita de Soichiro Honda ao Brasil, ainda na primeira sede, em São Paulo

1997 – É inaugurada a fábrica da Honda Automóveis do Brasil em Sumaré, interior de São Paulo. A empresa iniciou suas operações com a produção do Honda Civic.

1998 – Para contribuir com uma pilotagem mais segura para os motociclistas, a empresa inaugurou, em 1998, o 1º Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba.

2000 – O Banco Honda foi criado em julho de 2000 para oferecer suporte e condições competitivas às operações das concessionárias.

2006 – A Honda inaugura novas unidades em Recife (PE): Centro de Treinamento para a rede de concessionárias, o Centro de Distribuição de Peças e o segundo Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH).

A fábrica de Manaus na época da construção, em 1976, a fábrica de automóveis em Sumaré (SP) e hoje, a mesma fábrica de Manaus

2013 – Uma segunda fábrica de automóveis no Brasil começa a ser construída, em Itirapina, interior de São Paulo com capacidade produtiva de 120 mil unidades/ano.

Parque eólico no Rio Grande do Sul, gera energia equivalente ao consumo da fábrica de automóveis de Sumaré

2013 – Em Manaus, é inaugurada a terceira unidade do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) e o novo Centro de Desenvolvimento e Tecnologia (CDT) de motocicletas.

2014 – É inaugurado o parque eólico da Honda Energy do Brasil, em Xangri-Lá (RS).  O projeto é o primeiro do grupo Honda no mundo e do setor automotivo nacional.

2014 – É  inaugurado novo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de automóveis Honda, em Sumaré, interior de São Paulo.

2015 – É inaugurada a nova sede da Honda South America, em Sumaré, no mesmo complexo produtivo da Honda Automóveis do Brasil.

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos