Motos Elétricas Por Fernando Santos 26/01/2023 15:00 (há 1 ano).

A Honda transformou um de seus maiores clássicos em uma moto elétrica! Isso mesmo, buscando atingir o público de jovens consumidores da Geração Z, na China, a velha Dax foi renovada e não bebe mais gasolina. Confira mais sobre essa novidade.

Honda com nova moto elétrica

A clássica DAX é uma mini moto que fez muito sucesso nos anos 1970 ao lado da Monkey. O modelo já foi disponibilizado em versões de 50, 70 e 90 cilindradas, e ano passado retornou à linha de produção como uma 125cc – 22 anos depois de sair do catálogo!

Honda transformou clássica Dax em moto elétrica!

Pois bem, agora a Honda transformou essa clássica em uma moto elétrica, criando a Dax e. O modelo foi lançado em um evento online realizado em Xangai, em 10 de janeiro. E, segundo a marca, chega como uma aposta para atrair o público jovem.

Na China, as motocicletas elétricas são classificadas em três categorias: EB (Bicicleta Elétrica) com velocidade máxima de 25 km/h ou menos, EM (Moped Elétrica) com velocidade máxima entre 26 km/h e 50 km/h e EV (Veículo Elétrico) com velocidade máxima igual ou superior a 51 km/h. A Dax e se enquadra na categoria EB.

A DAX é uma das motos mais clássicas da Honda. Fez parte da febre das mini motos nos anos 1970 e permaneceu em muitos mercados por décadas. Ano passado recebeu uma nova geração, a gasolina, com motor de 125cc

Falando em especificações, o motor elétrico embutido no cubo da roda traseira pode rodar até uma velocidade máxima de 25 km/hora. O modelo também só pode ser usado por uma pessoa, com assento único com 70 cm de altura. Já a bateria tem autonomia para uma distância média de 10 km, pesando 8,9 kg.

Bateria promete autonomia suficiente para as tarefas do dia a dia, mas nada de querer cruzar a cidade

A Honda Dax e também conta com chave de cartão, que usa a tecnologia NFC (Near-Field Communication) e compatibilidade com Bluetooth para smartphone. Além do vermelho, a Dax elétrica também está disponível nas cores verde oliva, branco e preto.

Modelo conta com chave de cartão com tecnologia NFC

Veja também:

Novos modelo elétricos Honda vem aí

O evento online da Honda ainda mostrou o lançamento de outros dois modelos elétricos, da classe EB. As novidades são a Cub e junto da ZOOMER e, ambas também produtos destinados aos consumidores da Geração Z, na Ásia.

As linhas da clássica Super Cub também são vistas agora em modelo elétrico

Lembrando que esses três modelos – lançados do outro lado do mundo – também são os precursores de uma nova meta da Honda. A marca japonesa deseja introduzir um total de mais de 10 motocicletas elétricas globalmente até 2025.

ZOOMER e também é outra aposta destinada aos consumidores da Geração Z

No entanto, ainda não há planos de lançar esses modelos no Japão ou nas Américas. Embora as três novidades EB façam parte dos planos da marca, de introduzir um total de 5 modelos EM e EB compactos e acessíveis até 2024, na Ásia e Europa.

 

E a moto elétrica da Honda no Brasil?

Maior fabricante de motos do mundo, a Honda ainda está mostrando seus primeiros produtos no campo das motos elétricas. Por enquanto são apenas veículos muito simples e limitados, com desempenho inferior ao de motos de 50cc a combustão.

No exterior, a Honda já tem projetos de motos elétricas e híbridas (como a PCX), mas nenhum deles possui data para chegar ao Brasil

Além disso, há grandes mercados que ainda não receberam nenhuma moto elétrica Honda. É o caso do Brasil, onde a marca vende mais de um milhão de motos por ano, com mais de 75% de participação. A japonesa ainda não apresentou projetos eletrificados ou híbridos por aqui e não deu estimativas claras de quando os primeiros chegarão ao nosso país.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. fernandosantos@motonline.com.br
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos