O anúncio de um novo recall para CB 300R pela Honda, pode gerar expectativas, principalmente para aqueles que lembram dos problemas enfrentados com a CB 300R e a XRE 300 no início da década passada. No entanto, o chamado divulgado pela Honda refere-se a um modelo vendido exclusivamente no mercado indiano e não envolve o defeito crônico que tanto impactou os consumidores no Brasil.
Honda divulga recall para CB 300R
A Honda está divulgando um recall para CB 300R, mas não é para aquela tão falada CB 300 que conhecemos por aqui há algum tempo atrás. O recall acontece para CB 300R que é uma “irmã” menor dos modelos que temos aqui da CB 1000R e CB 650R. Aquela tipo “neo sports café”, e também não é no Brasil e sim na Índia.
O recall para a CB 300R e por tabela, também para a XRE 300 (modelos compartilhavam o mesmo motor), que muita gente passou a vida aguardando, não aconteceu e ao que tudo indica, não vai acontecer. O problema de trinca de cabeçote que afetou tantos consumidores, segundo a Honda Brasil, sempre foi uma “consequência de mau uso”.
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Histórico de problemas com cabeçote no Brasil
Os modelos CB 300R e XRE 300 fabricados no Brasil enfrentaram um problema recorrente de trincas no cabeçote, especialmente entre os anos de 2010 e 2012. A falha, segundo relatos de usuários e especialistas, se relacionava a um projeto com fragilidade estrutural na região entre a sede da válvula e a rosca da vela, o que gerava superaquecimento, vazamento de óleo e, em alguns casos, danos mais graves ao motor.
A Honda, por sua vez, sempre defendeu a tese de que tais falhas seriam consequência de mau uso ou manutenção inadequada. Mesmo com uma produção expressiva — mais de 370 mil unidades da CB 300R fabricadas entre 2009 e 2015 em Manaus —, não houve nenhum recall oficial relacionado ao problema do cabeçote.
Muitos consumidores questionam a ausência de uma medida corretiva por parte da montadora, visto que há registros de ocorrências semelhantes mesmo em motos bem cuidadas e com manutenção em dia. A situação levou inclusive a discussões em fóruns especializados e ações judiciais em algumas regiões do país.
Com o tempo, a Honda acabou reformulando sua linha de média cilindrada. A CB 300R foi descontinuada em 1016 e deu lugar à CB 250 Twister, que chegou com visual mais moderno e nova motorização. Posteriormente, a linha foi novamente atualizada com o lançamento da CB 300F Twister, modelo atual que apresenta um conjunto mecânico renovado e, até o momento, sem registro dos antigos problemas de cabeçote.
Na XRE 300, os relatos de trincas no cabeçote tornaram-se menos frequentes a partir de 2016, com mudanças estruturais no motor. Isso indica que a montadora pode ter feito ajustes silenciosos ao longo dos anos, sem necessariamente admitir falhas nos projetos anteriores.
Atualmente pela Tabela Fipe, uma Honda CB 300R de 2010, tem o preço médio de R$ 9.695,00. Alguém se arrisca?
Recall para CB 300R indiana
O motor da CB 300R indiana é um monocilíndrico de 286 cm³, mas o recall anunciado pela Honda local não envolve nenhum componente mecânico. O problema da “neo sports cafe” identificado está no farol, que pode apresentar falhas de funcionamento, comprometendo a segurança do condutor.
Ainda que o defeito não seja grave, a Honda Índia optou por realizar o recall para CB 300 como forma de garantir a confiabilidade da marca e prevenir acidentes. A substituição do farol será feita sem custos para os proprietários.