Lançamentos Por motonline 28/11/2012 06:09 (há 12 anos).

Fan 150 na convenção dos revendedores Honda em Salvador

Responda rápido: Há quanto tempo a Honda CG (não importa qual versão) é a moto mais vendida no mercado brasileiro? É fácil responder? Sendo bem conservador, até porque números individualizados por marca e modelo só começaram a ser mostrados em 1986, pode-se falar em 32 anos pelo menos.

Este fenômeno mercadológico chamado Honda CG foi lançado em 1976. Nos três primeiros anos de sua existência, a produção e a venda da indústria brasileira, que se limitava à Yamaha e Honda, foram praticamente dobrando ano a ano. Dá pra desconfiar por quê? Veja os números na tabela

A CG vitaminou a indústria e o mercado brasileiro de motos

Essa moto que continua aí em produção – e que produção – foi responsável por inserir no mercado milhões de novos motociclistas. Aí você vai dizer: “Mas eu não comecei com uma CG!” Você não, mas então considere-se exceção, um ponto fora da reta, como gostam de dizer hoje em dia os analistas do mercado. Porque essa moto e suas variações representa cerca de 60% do volume de vendas de todas as motos vendidas no Brasil desde sempre! Então se você nunca teve uma, você pertence à minoria dos motociclistas.

Seria quase uma heresia querer testar uma CG. Testar o quê? Essa moto é submetida aos mais rigorosos testes diariamente, em todas as partes do Brasil e pelos mais diferentes tipos de pilotos. E continua respondendo adequadamente e atendendo às expectativas de sua legião de compradores. Neste 36 anos de mercado, esta moto já atendeu oficialmente pelos nomes de CG, Turuna, ML, Today, Cargo, Job, Titan, e agora Fan.

A CG é um paradigma a ser quebrado. Tentativas não faltaram. Alguns seguem tentando, mas a maioria simplesmente copia a receita, dá uma melhoradinha aqui e ali e segue em frente. O resultado é que as marcas que quiserem ter volume no mercado brasileiro de motocicletas, tem que ter a sua “cg”. Virou referência.

Novas cores do sucesso de vendas

Mas isso não aconteceu por acaso. Apesar de todos os atributos da moto já largamente conhecidos pelos consumidores, a Honda segue investindo no produto. Um bom exemplo é a promoção que a Honda está fazendo com a CG 150 Fan. A tradicional Fan 125 recebeu o motor da Titan 150 e passou a conquistar novos consumidores. E  há também aqueles que não se conformam com a linha futurista da Titan e preferem o farol redondo e tradicional, que dá aquela cara de “motocicleta retrô”

Ou seja, para quem olha de fora, não percebe as sutilezas do segmento “CG”, caracterizado pela robustez e economia, mas que tem muitas diferenças para quem compra. Motor 125 ou 150, flex ou só gasolina, farol redondo ou mais modernizado, partida elétrica ou a pedal, freio a disco ou a tambor, pintura sólida ou perolizada, grafismos diferenciados, rodas de liga ou raiadas, escapamento esportivo….. e por aí vai.

Ainda não se convenceu de ter uma CG? Veja bem…. Para esse ano, ela recebeu novas cores e uma mais retrô, especial para remeter às imagens das motos mais antigas. Tem o preto especial que vem com detalhes em vermelho. Não sei se é preciso falar do preço, mas já que estamos aqui, lá vai: R$ 6.510,00 na versão ESi e R$ 6.820,00 na versão ESDi.

 

Se você tem uma Honda CG (qualquer versão), opine sobre ela!
Acesse agora mesmo: Guia de Motos – Motonline

Ficha técnica

 

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos