Lançamentos Por Guilherme Augusto 23/07/2020 18:24 (há 4 anos).

O scooter Forza 300 virá ao Brasil e, portanto, sua chegada ao país é apenas uma questão de ‘quando’ e não de ‘e se’. Assim, a informação foi confirmada pela fabricante ao afirmar que ‘a Forza faz parte dos planos da Honda’, ao Motonline, nesta semana.

Além disso, o novo scooter deve vir acompanhado do pequeno ADV 150, irmão aventureiro do sucesso PCX. Os dois modelos foram expostos pela Honda no Salão Duas Rodas 2019 com o objetivo de mensurar como o consumidor brasileiro reagia aos produtos. Pelo visto, o retorno foi positivo.

Honda Forza 300 é conhecido na Europa desde 2018 e já deveria ser nosso também, aliás

 

Novo scooter Honda: quando

Porém, por mais estruturado que o planejamento da marca pudesse ser ele não teria como prever uma pandemia. Desse modo, o coronavírus forçou a Honda a adotar um novo caminho, adiando para um futuro breve (e com datas ainda a confirmar) o lançamento do novo Forza no Brasil.

Modelo em exposição durante o Salão Duas Rodas 2019

Dessa forma, a Honda afirmou que “o mercado de duas rodas passará por uma nova reestruturação que visa inicialmente a retomada do mercado interno e a sustentabilidade da produção local. Neste momento, ainda é cedo para falarmos em novos modelos. O atual momento requer replanejamento, afim de se retomar a procura no mercado interno”, atráves de sua assessoria.

ADV 150 também está nos planos para o Brasil. Porém, chegada do ‘irmão aventureiro do PCX’ foi adiada em virtude do coronavírus

Forza 300 ou Forza 350, qual virá ao Brasil?

Recentemente, o assunto teve uma atualização – literalmente. Isso porque a Honda apresentou o novo Forza 350, na Tailândia, nesta semana. Então, isso fez surgir a dúvida de qual scooter virá ao Brasil, se o Forza 300 ou o 350, atualizado.

Forza 350 recebeu, basicamente, atualizações no motor

Sobre isso a resposta da Honda não foi taxativa, mas nós cremos que o Brasil terá o 350 rodando por suas ruas e avenidas – mas que fique claro que é uma interpretação e não informação oficial. Até porque com o novo cenário a fabricante terá mais tempo para ajustar o projeto ao nosso mercado. Veremos.

Forza 350 foi apresentado nesta semana, na Tailândia. Assim, ainda não se sabe qual versão virá ao Brasil

Sobre o Forza 300

Portanto, lançado no início de 2018 na Europa, o Honda Forza 300 chegou com design arrojado e bem equipado, diga-se de passagem. Desta forma, o scooter trouxe itens como controle de tração e para-brisa eletronicamente ajustável.

Além disso, outro destaque é o painel. Com mostradores analógicos e uma tela digital ao centro, ele possui computador de bordo, com funções como consumo instantâneo e autonomia. Ainda, fazem parte do pacote os faróis de LED e a Smart Key – que permite dar a partida sem precisar tirar a chave do bolso.

Completo, painel une mostradores digitais e analógicos

Já a praticidade é favorecida por tomada 12v e pelo amplo compartimento sob o assento, capaz de levar dois capacetes integrais com folga. Ainda, há aro de 14 polegadas na traseira, com pneu 140/70, e de 15 polegadas na frente, calçando pneu 120/70.

Mesmo motor do SH 300i

Assim, as semelhanças do Forza 300 com o SH300i nacional não param no Smart Key, afinal ambos utilizam basicamente o mesmo conjunto mecânico. Deste modo, os modelos adotam o motor monocilíndrico de 279 cm³, que gera 25 cv a 7.000 rpm, equipado com câmbio CVT.

Apesar da base mecânica e itens de série, Honda SH 300i nunca foi um sucesso de vendas no Brasil

Entretanto, existe uma pequena diferença no torque (provavelmente fruto da questão de ajuste à gasolina que contém etanol no Brasil), fazendo com que o Forza 300 renda 2,72 kgfm a 5.750 rpm, enquanto o SH 300i oferece 2,70 kgfm a 5.000 rpm.

O que muda no Forza 350

Pelo pouco já divulgado pela divisão tailandesa da Honda, as atualizações do Forza se concentraram basicamente no motor. Assim, o propulsor foi desenvolvido para atender às normas do Euro5 e preserva a mesma arquitetura do antecessor, mas com tamanho ampliado 330 cm³.

Segundo a Honda local, consumo do Forza 350 é de aproximadamente 31 km/litro

Os números de potência não foram informados, nem como naturais alterações nos dados sobre torque. Entretanto, claro, é aguardado um pequeno crescimento nos dois indicadores. Já sobre consumo, a companhia afirmou que ele percorre, em média 31 km/litro.

Honda Forza 300 ou Yamaha XMax

No Brasil, o Forza 300 irá encarar um segmento em crescimento e que se destaca por apresentar boas opções ao consumidor. Vale lembrar que a Yamaha também está de olho nele, tanto que lançou por aqui o XMAX 250, no início deste ano.

De olho no crescimento dos scooter, Yamaha trouxe ao Brasil o XMAX 250. Apesar de sofrer críticas por não apresentar o modelo de 300 cilindradas, está liderando o segmento

De fato, este é um nicho bastante interessante, formado por motociclistas que buscam um veículo para o trânsito urbano e desejam unir todas as comodidades de um scooter (como câmbio automático e uma infinidade de porta-trecos) com potência acima da encontra nos modelos menores, de 125 ou até 160 cilindradas.

Líder de vendas em 2019, Dafra Citycom é o atual segundo colocado. Além disso, em 2020 ele recebeu a variação HD 300, com mesma base mecânica e visual exclusivo

 

Desse modo, o XMax tomou a liderança no segmento, emplacando 551 unidades no primeiro semestre desse atípico ano. O Dafra Citycom, líder de 2019 com 1.232 motos, segue o Yamaha de perto, vendendo 504 unidades nesse semestre. O SH 300i aparece em terceiro lugar, com 238 novas motos nas ruas. Agora, só falta o Forza.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos