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Para reforçar sua presença e seu comprometimento com mercados emergentes e e sua posição de liderança e de inovação na indústria de duas rodas, a Honda Motorcycle & Scooter India Pvt. Ltd. (HMSI) anunciou na semana passada (17/1/2012) na Índia o início de atividades de seu centro de desenvolvimento tecnológico de ponta. O departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Tecnologia (R&D) tem a missão de ajudar na realização dos sonhos dos indianos em termos de mobilidade.

Novo centro tecnológico da Honda na India

Novo centro tecnológico da Honda na India

Na ocasião da inauguração, Keita Muramatsu, CEO da HMSI, anunciou a estratégia da Honda para 2013 no país, que almeja uma rápida liderança no mercado. Yadvinder S. Guleria, vice-presidente comercial e de marketing falou a respeito da nova tecnologia Honda Eco introduzida nos três scooters automáticos (Activa, Aviator e Dio) que prometem a maior conveniência dos scooters com a economia das motocicletas.

Centro Tecnológico Honda: primeiro no mundo

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Tradicionalmente, os centros Honda de R&D operam como entidades distintas para todo desenvolvimento da marca. Neste caso, motocicletas, automóveis e produtos de força são desenvolvidos pela mesma entidade, quebrando esse paradigma que já era tradicional para a marca e que representa um novo passo para um novo formato de operações.

 

Equipamentos de última geração para desenvolvimento de novas tecnologias para motos

Equipamentos de última geração para desenvolvimento de novas tecnologias para motos

“A Honda encara a Índia como um mercado prioritário no mundo. Assim esse centro tecnológico combina o projeto, desenvolvimento, engenharia, compras e qualidade sob o mesmo teto, otimizando suas operações para o desenvolvimento de produtos de qualidade a um baixo custo”, falou Muramatsu.

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São 10 mil m² na província de Manesar, onde o novo centro tecnológico emprega 200 engenheiros da Honda Research & Development India (HRID) e associados da HMSI. Equipamentos como um túnel de vento para desenvolver seus produtos com boas características aerodinâmicas auxiliam nas técnicas para desenvolver produtos de duas rodas com alta eficiência no uso de combustível. Outros equipamentos também auxiliam como bancadas para testes em chassis, microscópio eletrônico, etc.

Mantendo o enfoque estratégico de  maximização da quilometragem por litro, a Honda lançou também a “Eco – Technology, que estão aplicadas em três modelos de scooters: Activa, Aviator e Dio. Essa nova tecnologia aumenta a economia em 11% chegando a atingir 60 km/l, segundo testes realizados pela Honda em condições normais de uso urbano.

Túnel de vento: para melhorar a eficiência aerodinâmica das motos

Túnel de vento: para melhorar a eficiência aerodinâmica das motos

A tecnologia se utiliza de três sistemas combinados para melhor eficiência da combustão, menor atrito e transmissão otimizada no motor de 110cc:

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  • Atrito reduzido com o deslocamento do virabrequim, diminuição das massas em movimento recíproco, anéis de baixa tensão e melhor vedação de óleo nos mancais;
  • Combustão melhorada com a utilização de velas de níquel e otimização do duto de admissão;
  • Otimização da relação das polias da transmissão e força de tração, mantendo a mesma potência com aumento da eficiência do uso do combustível.

“De abril a dezembro de 2012 a Honda na Índia cresceu 37% e o país vem se tornando um centro global de inovação tecnológica para a Honda”, finalizou Muramatsu.