As icônicas mini motos da Honda, Monkey e Dax linha 2025, receberam atualizações para atender às normas ambientais da Euro5+ e seguirão no mercado europeu

As icônicas mini motos da Honda, Monkey e Dax linha 2025, receberam atualizações para atender às normas ambientais da Euro5+ e seguirão no mercado europeu. Com um motor renovado e novas opções de cores, os modelos mantêm o charme clássico, com recursos modernos. Será que teria espaço para elas no Brasil?

Mini motos Monkey e Dax linha 2025

A Honda Europeia anunciou que os modelos Monkey e Dax linha 2025, juntamente com a Super Cub 125 (base da nossa Biz), receberam atualizações para cumprir as normas Euro5+ de emissão de poluentes. Com isso, a marca confirmou a permanência dessas mini motos, agora com os devidos ajustes no motor. Basicamente o motor que equipa os 3 modelos ganhou um catalisador totalmente reformulado, justamente para dar conta da Euro5+. A Dax ST125 ganhou inclusive um sensor extra. Os preços dos modelos ainda não foram revelados.

Mini motos Monkey e Dax linha 2025
Mini motos Monkey e Dax linha 2025

 

O motor é um monocilíndrico de 124 cm³, arrefecido a ar, com câmbio de cinco marchas. A potência estimada é de 9,3 cv a 7000 rpm, com torque máximo de 1,09 kgfm a 5500 rpm. A velocidade máxima pode chegar a 91 km/h e consumo de 66,6 km/l, de acordo testes feitos pelo WMTC – World Motorcycle Test Cycle, entidade oficial de aferição da Honda Motor Europe.

Dax ST125 – 2025

A Dax ST125 retornou ao mercado europeu em 2023 e, para 2025, continua fiel ao design original dos anos 60. O quadro em “T”, o guidão elevado e as rodas de 12 polegadas mantêm o espírito vintage da moto.

Dax ST125 - 2025
Dax ST125 – 2025

Entre as principais mudanças, destaca-se um catalisador aprimorado, uma ECU reprogramada e um sensor OBD2-2 adicional, garantindo conformidade com a Euro5+. A iluminação Full LED, o painel LCD digital, entrada USB e punhos aquecidos são destaques tecnológicos. Disponível nas cores Preto Pérola Shining, Cinza Pérola Cadet e Azul Pérola Glittering, o modelo reforça a combinação de estilo clássico e modernidade. Os freios são a disco com ABS de duplo canal.

Monkey 2025

A Monkey 2025 também recebeu ajustes no motor para atender às exigências ambientais, mas sem perder a identidade. Conhecida por seu visual compacto e retrô, a “moto de bolso” ganhou novas opções de cores: Prata Metalizado Sheen com Preto Pérola Shining, Vermelho Millenium com Branco Pérola Himalayas e Amarelo Turmeric com Prata Metalizado Knight.

Monkey 2025
Monkey 2025: ABS de duplo canal, painel digital e punhos aquecidos.

O modelo também conta com painel digital LCD, iluminação Full LED e sistema de freios ABS em ambas as rodas. No passado, a Monkey chegou a ganhar edições especiais, como a versão temática de “Star Wars” exclusiva para o mercado asiático.

A Monkey "Star Wars" foi lançada somente no mercado asiático
A Monkey “Star Wars” foi lançada somente no mercado asiático

Super Cub 125 – 2025

Já a Super Cub 125, que compartilha o mesmo motor das mini motos, também recebeu uma nova opção de cor: Pearl Bosphorus Blue com Pearl Sugarcane Beige, acompanhada de um assento vermelho. O modelo também traz recursos como punhos aquecidos, iluminação Full LED, Smart Key e ABS na roda dianteira.

Super Cub 125 - 2025
Super Cub 125 – 2025

E o Brasil? Há espaço para as mini motos por aqui?

Nos anos 70, a Honda ST70, conhecida como “Setentinha”, foi importada para o Brasil e conquistou uma base fiel de admiradores. Basicamente da mesma família Dax ST125. A respeito da Monkey não tivemos informações, mas caso tenha chegado alguma, a forma foi a mesma: importação.

Honda Dax ST70 - "Setentinha" no Brasil
Honda Dax ST70 – “Setentinha” no Brasil

As mini motos seguem com um fã clube grande no Brasil, mas apesar disso, a Honda não tem absolutamente nenhuma previsão de lançamento em nosso mercado.

Com a homologação de acordo com as emissões da Europa, em teoria, elas poderiam ser comercializadas também por aqui. Você gostaria de ver as mini motos no Brasil?

Postado por
Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio