Publicidade

A Honda é a maior fabricante de motos do mundo e possui um lineup imenso, com motos de 50cc a 1800cc, de ciclomotores a réplicas da MotoGP. Além de diversos produtos pensados globalmente, possui outros que são vendidos apenas em determinados mercados, para atender às preferências e legislações locais.

 

Honda tira motos de linha no Japão

Além disso, existem alguns xodós que ela guarda para si, deixando à venda apenas em sua terra natal. E é do Japão que surgiu a notícia que modelos praticamente exclusivos de lá serão aposentados. Belos modelos, aliás.

uma das mais lindas honda motos

A Honda está tirando alguns modelos das lojas de sua terra natal, o Japão. São modelos que, infelizmente, jamais virão ao Brasil – como esta VFR 800F

Publicidade

Ao todo, seis modelos serão extintos do mercado japonês. A maioria deles já esteve disponível também em outros locais, mas foi aposentada principalmente por não se encaixarem nas legislações de emissões mais recentes. Mesmo motivo que decretou seu fim na terra do sol nascente.

Veja também:

 

Honda CB 400 Super Four

Abrimos a lista de ‘motos incríveis que a Honda tirou de linha no Japão’ com um clássico. Quem nunca recebeu imagens da CB 400 Super Four em grupos de WhatsApp e redes sociais apontando uma suposta vinda ao Brasil que atire a primeira pedra. Mas a ânsia dos brasileiros de ver o modelo por aqui é compreensível.

Publicidade
honda motos - cb 400 2022

Você certamente já viu esta foto acompanhada da suposta informação que a nova CB 400 Super Four viria ao Brasil, certo? Modelo é inspirado na grande CB 1300 e está prestes a ser aposentado

 

A ‘pequena’ CB é uma purista. É praticamente uma releitura moderna das clássicas Honda Four dos anos 1970 e 80, equipadas com motores tetracilíndricos que mais parecem sinfonias. Para aumentar o saudosismo, traseira longa, banco único, detalhes cromados, luzes halógenas e painel com ponteiros.

 

Publicidade

Assim, aqui há um motor de 399 cm³, 16 válvulas e arrefecimento a líquido, que gera 54 cv de potência e 4,2 kgf.m de torque máximos, a 11.000 rpm e 7.500 rpm. O câmbio é de 6 velocidades. Apesar do motor ‘girador’ e da suspensão traseira com reservatório de gás, a CB 400 é uma moto simples, mas linda.

 

O simpático Benly 110

Ok, este scooter pode não evocar os mesmos sentimentos saudosistas da CB 400 Super Four ou acelerar acima dos 11 mil rpm, mas tem seu charme. O modelo foi lançado em 2015 e alia design típico dos pequenos veículos da Honda no país à praticidade.

hondas motos e scooter - benly 110

Simpático e funcional, o Benly é muito querido pela marca em território japonês

Isto porque o Benly 110 é (ou era, no caso) um pequeno scooter voltado ao trabalho. Como se não bastasse o enorme bagageiro traseiro que substitui o assento (ao melhor estilo CG Cargo), ele podia sair de fábrica com uma série de adaptações para facilitar a vida dos entregadores. Um cestinho frontal e protetores de mão também são oferecidos.

scooter honda benly 110

Modelo é voltado ao uso profissional, numa estratégia similar ao que a Honda tem com a CG Cargo por aqui. E este bagageiro traseiro, que comporta até 60 kg, hein?!

O modelo é tão querido pelos japoneses que ganhou até uma versão elétrica, além de variação com 50cc. Talvez o amor se justifique pela economia, afinal pro lá o Benly custa 30% que outros scooter pequenos (como o PCX) e promete fazer até 65 km com um litro, graças ao pequeno motor de 107 cm³, 7,8 cv e 0,86 kgf.m de torque.

Modelo tem versões de 50cc e 110cc, equipadas de diferentes formas ao uso profissional. Tem até elétrico

 

Honda motos aposenta a bela VFR 800F

Roda traseira com monobraço, carenagem integral, luzes em LED, semiguidões e um grande painel com contagiros analógico. A VFR 800F é uma moto linda e com uma história interessante, afinal descende da VRF 750F, criada nos anos 1980 para representar a Honda nas pistas.

motos honda esportivas potentes

Dedique alguns segundos do seu dia para admirar a beleza da VFR 800F, uma moto sport touring da Honda que jamais virá ao Brasil

É por isso que tem um motor podersoso. Trata-se de um V4, configuração incomum nas esportivas de rua, de 782 cm³, arrefecimento a líquido e 16 vávulas. Assim, entrega 105 cv de potência e 7,6 kgf.m de torque máximos, acelerando na casa dos 10 mil rpm. O câmbio tem 6 velocidades e a velocidade máxima é estimada em 240 km/h.

A ficha técnica desta moto Honda segue com chassi em alumínio, suspensões ajustáveis e freios com ABS. Como é uma sport touring, ainda tem manoplas aquecidas, tomada 12V e banco com regulagem de altura. Quem preferir, ainda pode levar para casa opcionais como quick shift e capa traseira para criar um monoposto.

 

Motos que a Honda tirou de linha no Brasil em 2022

Além da CB 400 Super Four, Benly 110 e VFR 800F, as outras motos Honda aposentadas no Japão são as VFR 800X (sua variação crossover), CB 400 Bol D’or (variação com carenagem) e Gold Wing, apenas na versão sem o baú traseiro rígido. O fator que mais pesou na decisão são as novas regras de emissões do mercado japonês.

sh 150 entre as motos honda que saíram de linha em 2022

Mesmo bem equipado, o SH 150i nunca viu suas vendas no mercado brasileiro decolarem. Por isso a Honda aproveitou a aposentadoria de seu irmão de 300cc para apostentá-lo também. E foi assim que a marca tirou dois modelos de linha no Brasil em 2022

No Brasil também tivemos algumas baixas da marca em 2022. Por aqui, a Honda tirou de linha a família SH, composta pelos SH 150i e SH 300. Segundo a empresa, foi tudo estratégico. O 300 deixou as lojas para abrir espaço ao Forza 350, que deve ser lançado em breve. Já o irmão menor saiu de cena para que a companhia pudesse focar esforços em seus outros scooter pequenos, Elite 125 e PCX 150.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza