Publicidade

Mais de 40 milhões de motocicletas em todo o mundo! Essa foi a quantia que as 10 maiores marcas de motos colocaram nas ruas em 2022. Entre esses fabricantes estão nomes bem conhecidos dos brasileiros, como Honda e Yamaha. No entanto, também existem grandes surpresas. Afinal, quais são as maiores fabricantes de motos da atualidade?

As maiores marcas de motos do mundo

A lista tem algumas surpresas e também nomes conhecidos. A Honda segue sendo, de muito longe, a maior empresa de duas rodas do planeta. Além disso, é acompanhada por outras duas japonesas neste top10, Yamaha e Suzuki.

honda é a maior entre as marcas de motos do mundo

Presente em todos os nichos do mercado, a Honda segue sendo a maior marca de motos do mundo. Seus números são esmagadores, mais de 3x superiores ao da segunda colocada

 

Publicidade

Nota-se também a forte presença de marcas indianas, que ocupam três posições com Hero, Bajaj e TVS. Quem fecha a fila são as chinesas, com as companhias Yadea, Haojue, Loncin e Lifan sendo a primeira focada exclusivamente em motos elétricas.

Ou seja, apesar da tradição e relevância de marcas como Harley-Davidson, Ducati, BMW, KTM, Triumph e tantas outras, não há nenhuma americana ou europeia na lista. Sequer grandes grupos ou conglomerados, como a Piaggio, atingiram o volume necessário para estar entre as dez maiores.

Marcas de motos que mais venderam em 2022
Marca Motos produzidas País de origem
1 Honda 17,5 milhões Japão
2 Hero 5,4 milhões Índia
3 Yadea 5 milhões China
4 Yamaha 4,5 milhões Japão
5 Bajaj 3 milhões Índia
6 TVS 2,8 milhões Índia
7 Suzuki 1,8 milhão Japão
8 Haojue 1,8 milhão China
9 Loncin 1,7 milhão China
10 Lifan 1,6 milhão China

 

As maiores são japonesas, chinesas e indianas

Do 10º ao 8º lugar estão a Haojue, Loncin e Lifan, com números entre 1,6 e 1,8 milhões de unidades em 2022, focadas em produtos de volume. Além disso, fornecem componentes para outras marcas – como a Loncin, que fabrica os motores das BMW F 750 e F 850.

Publicidade
haojue entre as grandes marcas de motos

A Haojue ainda está dando seus primeiros passos no Brasil, mas é uma das maiores fabricantes de motos em nível mundial

Já a Suzuki, 7ª colocada, oferece modelos pequenos e também produtos de alta cilindrada – como as GSX-8S e V-Strom 800 DE, confirmadas para chegar no Brasil também. Vale lembrar que em 2021, ela fabricou pouco mais de de 1,2 milhão de motocicletas, número que saltou para 1,8 milhão em 2022. Ou seja, cresceu significativamente.

suzuki e as maiores marcas de motos do mundo

Com sucessos na baixa cilindrada, Suzuki também é famosa por ícones como a série GSX e Hayabusa. Além disso, parece ter acertado em lançamentos recentes, como a V-Strom 800

A fabricante indiana TVS Motor está em 6º lugar, por uma margem de 2,8 milhões de motos em 2022. Além disso, a TVS é a empresa controladora da britânica Norton e constrói a série de modelos G 310 da BMW. No Brasil, oferece a Apache RTR 200 via parceria com a Dafra e também as pequenas Sport 110, com a Mottu.

Publicidade

 

Em 5º lugar está a concorrente direta da TVS, Bajaj, que marcou 3 milhões de unidades. Vale dizer que os indianos da Bajaj estão a todo vapor! Tem participação de mais de 40% na austríaca KTM, parceria com a Triumph e planejam uma fábrica própria no Brasil.

Recém-chegada no Brasil, Bajaj está entre as marcas de motos que mais venderam no mundo

 

Em 4º lugar entre as maiores marcas de motos mundiais está a Yamaha, com 4,5 milhões de unidades. A propósito, essa posição é quase uma “tradição” da poderosa empresa japonesa.

yamaha e as maiores marcas de motos do mundo

Yamaha segue firme no top5, como uma das maiores marcas de motos do mundo

Veja também:

Top 3 maiores marcas de motos do mundo

Houve uma movimentação entre as três marcas de motos que mais vendem no mundo! Apesar do grupo chinês Yadea ter vendido 500 mil motos a mais que a Yamaha, perdeu a 2 ª posição no ranking mundial.

Yadea

A Yadea tem números fantásticos. Consegue figurar no top3 entre as maiores fabricantes mesmo focando apenas em produtos elétricos

Mas isso não reduz a grandeza da Yadea. Ainda mais porque estamos falando de uma marca que foca exclusivamente em produtos elétricos, com foco em scooters e motocicletas pequenas. Ou seja, ela é, de muito longe, a maior fabricante de motos elétricas do planeta.

A marca de motos indiana Hero ocupa o segundo lugar entre os maiores fabricantes de motocicletas. Com 5,4 milhões de unidades, a empresa defende o título de “maior fabricante indiana” e ganha espaço com scooters, motos street, trail, pequenas esportivas e até elétricas.

hero é uma das maiores marcas de motos do mundo

Pouco lembrada no Brasil, a Hero tem números pra lá de respeitáveis. Com motos de diferentes segmentos, incluindo elétricas e a combustão, a marca fabricou mais de 5,4 milhões de unidades em 2022

Número 1 há vários anos, a japonesa Honda segue no topo na lista das maiores marcas de motos do mundo. E com uma margem gigantesca. A empresa vendeu impressionantes 17,5 milhões de veículos de duas rodas em todo o mundo em 2022. Isso significa que uma em cada três motos vendidas no mundo é Honda.

 

Honda CB 300

Honda segue como a marca de motos que mais vende no mundo

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]